Conmebol coloca árbitro de vídeo na fase de grupos da Libertadores da América

Compartilhe com os amigos

VAR só era usado a partir das oitavas de final até 2022; Conmebol decidiu antecipar uso da tecnologia


Enquanto o Flamengo está focado no Mundial de Clubes, a Conmebol organiza o início da Libertadores da América. A entidade definiu que a fase de grupos do torneio passará a ter árbitro de vídeo, ou seja, VAR. Até 2022, a tecnologia era utilizada somente a partir das oitavas de final.

Assim como a Libertadores, a Copa Sul-Americana também contará com o árbitro de vídeo na fase de grupos. A decisão foi tomada em outubro de 2022 e protocolada em 2023. Isso porque, a preliminar da Liberta – três etapas eliminatórias – terá início na próxima semana.


Nestas três etapas da preliminar – disputadas antes da fase de grupos -, não haverá VAR. Ainda não há data exata para que o Flamengo estreie na competição, porém, deve ser na semana do dia 5 de abril, que é quando inicia-se, de fato, a Libertadores da América para todos os times classificados.

O sorteio da fase de grupos está marcado para 22 de março. A finalíssima da Libertadores de 2023 acontecerá em 11 de novembro, ainda sem local definido. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca convencer a Conmebol de colocar as decisões continentais deste ano – Copa Sul-Americana também – no Brasil. A entidade ainda estuda o que fazer.

Enquanto isso, o Flamengo se prepara para ir ao Marrocos, país que sedia o Mundial de Clubes. A delegação rubro-negra embarca nesta quinta-feira (02), pois estreia no dia 7 de fevereiro na competição intercontinental. O adversário do Mengão sairá do confronto entre Wydad Casablanca (MAR) e Al-Hilal (SAU), que se enfrentam às 11h30 (horário de Brasília) de sábado (04).

Compartilhe com os amigos

Veja também