Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Procuradoria do STJD arquiva processo do Flamengo contra árbitros da Supercopa do Brasil

Nathalia Coelho
Nathalia Coelho
Publicação: 27/02/2023
3 Comentários
Atualização: 27/02/2023
Compartilhar
Foto: Cesar Greco/ Palmeiras

Flamengo havia pedido afastamento de Wilton Pereira Sampaio e Rodrigo D’Alonso Ferreira


Após a derrota na Supercopa do Brasil, para o Palmeiras, o Flamengo enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo o afastamento dos árbitros responsáveis por apitarem a decisão do torneio, Wilton Pereira Sampaio e Rodrigo D’Alonso Ferreira. Nesta segunda-feira (27), no entanto, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou o arquivamento da ‘Notícia de Infração’ impetrada pelo Fla.

De acordo com o próprio STJD, no despacho, a Procuradoria destacou que os “erros grosseiros” alegados pelo Flamengo não configuram infração disciplinar prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Desse modo, o pedido do clube não será levado adiante.

VEJA O TRECHO DO DESPACHO DA PROCURADORIA DO STJD:

“A equipe noticiante deseja com a apresentação da NID, que os árbitros noticiados sejam denunciados pela infração ao art. 259 do CBJD, por terem, supostamente, cometido dois “erros” na interpretação e consequente aplicação da regra.

Inicialmente, importante trazer a Regra n.º 5 do Futebol, regra esta que é fundamental para interpretação de todo o Livro de Regras, quando trata da autoridade e decisões do árbitro:

 “O árbitro tomará suas decisões segundo seu critério e de acordo com as Regras do Jogo e o “espírito do jogo”. As decisões terão por base a própria opinião do árbitro, que tem o poder  discricionário para tomar medidas adequadas no âmbito das  Regras do Jogo.

As decisões do árbitro sobre os fatos relacionados com o jogo, incluindo seu resultado ou a validação ou não de um gol, são finais. As decisões do árbitro e de todos os outros membros  da equipe de arbitragem devem sempre ser respeitadas. (g.n.)

Portanto, tem-se como lei principiológica, já que textualmente inserida no Livro de Regras do Futebol, devendo assim, servir como princípio fundamental na interpretação e aplicação das Regras do Futebol, devendo submeter-se a todas as regras especiais, que o árbitro é a única autoridade para fazer cumprir as Regras do Jogo, sendo que as suas decisões, com base na sua própria opinião, sempre dentro do seu poder discricionário e dentro dos limites impostos pelas Regras do Jogo.

Quanto a suposta infração a Regra 12º, que trata sobre as expulsões, a própria regra é cristalina ao afirmar que “entre as infrações que podem ser punidas com Expulsão-CV, embora não se limitem a essas, se incluem: atrasar o reinício do jogo da equipe adversária” – g.n. –, ou seja, o ato de atrasar o reinício do jogo da equipe adversária poderá, dependendo da opinião do árbitro, ser uma infração punível com o cartão vermelho.

Neste mesmo sentido, a CA-CBF defendeu que “A interpretação dada pelo árbitro está ancorada nas regras 5 e 12 do futebol, e deve ser compreendida e respeitada como sendo adequada para situação narrada”.

Portanto, seja por não se verificar qualquer erro do noticiado na aplicação da Regra do Jogo, seja pelo fato de que o árbitro atuou dentro dos limites principiológicos que a regra o autoriza, não se verifica qualquer infração praticada pelo árbitro Wilton.

Quanto ao suposto segundo “erro crasso da arbitragem”, de que o atleta Mayke estaria em clara posição de impedimento, assim como teria invadido “o espaço do goleiro para fazer o contato deliberado com ele”, também não merece prosperar.

Novamente trata-se de um lance interpretativo e que como já exposto acima, a Regra do Jogo autorizou ao árbitro e todos os membros da equipe de arbitragem de aplicarem as regras segundo as suas próprias opiniões.

Importante destacar, quanto a este lance específico, a informação prestada pela CA-CBF, inclusive citando os áudios do VAR:

“A jogada citada carrega um alto grau de subjetividade e dificuldade, necessitando interpretação de quem observa e decide, além de avançada compreensão do jogo e do espírito das regras.

No áudio disponibilizado no site da CBF, durante todo o tempo de análise do lance, e de  forma unânime, os árbitros entenderam que não ocorreu claramente uma interferência no goleiro da equipe solicitante que o impossibilitasse de tocar na bola.

Esta decisão unânime e interpretativa, está em total consonância com as regras do jogo (Regra 11), e deve ser compreendida e respeitada.” (g.n.)”

Portanto, quanto aos alegados “erros grosseiros” dos árbitros sustentado pela equipe Noticiante do Flamengo/RJ, não ensejam qualquer infração disciplinar prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, pois não restaram configurados os supostos erros.

Ainda assim, caso se entendesse pela ocorrência dos supostos erros, estes seriam configurados como sendo erros de fato, erros estes que também não configuram infração ao CBJD”, explicou a Procuradoria da Justiça Desportiva”.


Vale lembrar que, ao avaliar o desempenho de Wilton Pereira Sampaio na partida contra o Palmeiras e os recorrentes erros do árbitro, os dirigentes do Flamengo decidiram abrir processo no STJD pedindo afastamento do juiz por cerca de 120 dias. O vice-presidente geral e jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, alegou que a iniciativa não partiu por insatisfação no resultado da Supercopa, mas sim devido à “falta de técnica” de Wilton em aplicar a regra.

O lance que impulsionou a polêmica foi a validação do quarto gol do Palmeiras, no duelo contra o Flamengo, pela Supercopa do Brasil. Na ocasião, o lateral da equipe paulista, Mayke, estava em posição de impedimento e, por isso, o gol de Gabriel Menino deveria ter sido considerado irregular. Além disso, os dirigentes alegaram que houve erro da arbitragem em não expulsar Abel Ferreira, que atrapalhou Arrascaeta na cobrança de um lateral no primeiro tempo.

Apesar de todas as alegações do Flamengo, o STJD decidiu por arquivar o ‘processo’. Após a derrota fora das quatro linhas, o Mais Querido volta as atenções à disputa da Recopa Sul-Americana. Nesta terça-feira (28), o Rubro-Negro recebe o Independiente del Valle (EQU), no Maracanã, pelo jogo de volta do torneio continental. O duelo será disputado a partir das 21h30 (horário de Brasília) e, para sair com o título, o Fla precisa vencer o embate por dois ou mais gols de diferença.

Assuntos:arbitragem supercopacoluna do flaColuna do FlamengoflaFlamengoflanoticiasMengãomengonotícias FlaNotícias Flamengonoticias mengãonovidades flanovidades flamengonovidades mengãonovidades mengoRUBRO-NEGROstjdsupercopa do brasilúltimas Flaúltimas flamengoúltimas Mengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Nathalia Coelho
Editora Assistente
Seguir
Nathalia Coelho é uma jornalista carioca, que atua na área esportiva há mais de 10 anos. Trabalhou no Flamengo como social media, antes de ingressar no Coluna do Fla. Formada em Comunicação Social - Jornalismo no IBMR/RJ desde 2018, ocupa o cargo de editora-assistente na redação do Coluna do Fla. Acumula também experiência em cobertura de jogos do Flamengo em futebol, basquete e vôlei.
3 Comentários
  • Wanderley Sales disse:
    27/02/2023 às 21:41

    O clube de regatas Flamengo NUNCA MAIS deverá entrar em campo com esse cidadão, Wilton Pereira Sampaio tendo qualquer papel na arbitragem… Fraquíssimo ou mal intencionado, pouco importa, o resultado é o mesmo, PREJUÍZO para nós!#SRN?⚫️?

    Reply
  • John Smith disse:
    28/02/2023 às 00:11

    Resumindo: a roubalheira continua!

    Reply
  • RENAN ALVES BOMFIM disse:
    28/02/2023 às 01:21

    Logo então não deverá ter punições a arbitragem, caso não seja comprovado o roubo. E logo o poder de campo deve ficar no campo com o Arbitro, então o STJD nunca mais deveria denunciar um jogador sem que o Arbitro tenha colocado em sumula. STJD que adora denunciar o Gabi por pura perseguição.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Reforço do Cruzeiro, Zé Lucas explica ‘não’ ao Flamengo

1 13

Flamengo acusa rivais de descumprimento de fair play financeiro e propõe sugestões

25 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Léo Pereira marca 1º gol do Flamengo em jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

10
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Presidente do Peñarol quebra silêncio sobre interesse em De La Cruz, do Flamengo: “Ele quer vir”

18 23

Aqui não, Europa! Flamengo soma R$ 116 milhões em propostas recusadas no último mês

26 3
Brasileirão

Com Carrascal e De La Cruz, Flamengo divulga lista de relacionados para jogo contra o Internacional, pelo Brasileirão

33 3

A invencibilidade do Flamengo nos últimos jogos contra o Internacional no Brasileirão

11 4
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque por lesão para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

32 6

Novidade na Libertadores: Flamengo usará patch inédito nas camisas a partir das oitavas

12 2
Comentários Recentes
  1. Lucas I. Jonas em Flamengo recusa proposta do Besiktas por Léo Pereira

    Tem é q contratar outro pela esquerda e q sirva como lateral, o Diogo Leite tá livre no mercado, Boto,…

  2. Leandro Martins em Flamengo enfrenta o Internacional em busca de melhorar aproveitamento como visitante no Brasileirão 2026

    Temos um dos melhores elencos do campeonato. Falta tecnico pra botar o time pra frente. Falta Diretor de futebol.pra tomar…

  3. Leandro Martins em Flamengo ganha reforço que estava fora há mais de 2 meses para enfrentar o Internacional no Brasileirão

    Ta na hora. Ou melhor, já passou da hora do Jardim dar um padrão de jogo.pra esse time. O prometido…

  4. Wilson Soares em Marcos Braz rebate que De La Cruz seja um erro de contratação do Flamengo

    Uma das piores contratações da história.

  5. Reinaldo em Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Internacional pelo Brasileirão

    Faltou o horário do jogo.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo