
Foto: Reprodução / Flamengo
A FIFA divulgou, nesta terça-feira (14), o novo formato do Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição terá 32 equipes. Para muitos torcedores, acabou a chance de um time sul-americano ser campeão, por conta do ‘inchaço’ de europeus no torneio. Para outros, é a oportunidade de ganhar um ‘super’ campeonato, batendo gigantes do ‘Velho Continente’. E do leitor do Coluna do Fla, qual a opinião? Vote!
[ays_poll id=31]
Para a América do Sul, serão seis vagas. A Confederação Sul-Americana de Futebol e a FIFA, no entanto, ainda não definiram os critérios de classificação. O Flamengo, campeão da Libertadores da América 2022, vive a expectativa de já ter a vaga confirmada, pois levantou o principal troféu continental três anos antes do novo modelo intercontinental.
As outras vagas são distribuídas da seguinte forma: 12 representantes da Europa, quatro das Américas Central e do Norte, quatro da Ásia, quatro da África, um da Oceania e também uma para o time anfitrião. No modelo realizado em fevereiro deste ano, com participação do Flamengo, participaram apenas sete clubes.
O novo formato, que já vinha sendo discutido há mais de um ano, foi oficializado pela FIFA em comunicado divulgado no início da tarde. Segundo o documento, “a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos”. A primeira edição do Mundial de Clubes no novo formato ocorrerá entre junho e julho de 2025. A ideia é tornar a competição similar à Copa do Mundo, disputada por seleções a cada quatro anos.
Apesar da novidade, o modelo atual do Mundial de Clubes irá acontecer em 2023 e 2024. A próxima edição será realizada na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro. O Flamengo espera participar da competição, para isso precisa vencer o tetracampeonato da Copa Libertadores da América este ano.
Vlahovic tem apenas 26 anos e deixou a Juventus (ITA) de graça A temporada europeia…
Carlos Leite, que também representa Gerson, abriu o jogo sobre os bastidores Titular do Flamengo…
Vinicius Souza está atualmente no Wolfsburg (ALE) O Palmeiras segue ativo no mercado de transferências…
Flamengo e Botafogo travaram uma batalha nos bastidores por Luiz Henrique O Botafogo vive grave…
Qual ex-Flamengo tem chances de ser artilheiro da Copa do Mundo? Ex-Flamengo, Vini Jr é…
Everton Cebolinha tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Everton Cebolinha tem futuro…