Você aprova o novo modelo do Mundial, com 32 clubes? Vote!

Compartilhe com os amigos

FIFA confirmou edição com 32 times a partir de 2025


A FIFA divulgou, nesta terça-feira (14), o novo formato do Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição terá 32 equipes. Para muitos torcedores, acabou a chance de um time sul-americano ser campeão, por conta do ‘inchaço’ de europeus no torneio. Para outros, é a oportunidade de ganhar um ‘super’ campeonato, batendo gigantes do ‘Velho Continente’. E do leitor do Coluna do Fla, qual a opinião? Vote!

[ays_poll id=31]

Para a América do Sul, serão seis vagas. A Confederação Sul-Americana de Futebol e a FIFA, no entanto, ainda não definiram os critérios de classificação. O Flamengo, campeão da Libertadores da América 2022, vive a expectativa de já ter a vaga confirmada, pois levantou o principal troféu continental três anos antes do novo modelo intercontinental.

As outras vagas são distribuídas da seguinte forma: 12 representantes da Europa, quatro das Américas Central e do Norte, quatro da Ásia, quatro da África, um da Oceania e também uma para o time anfitrião. No modelo realizado em fevereiro deste ano, com participação do Flamengo, participaram apenas sete clubes.

O novo formato, que já vinha sendo discutido há mais de um ano, foi oficializado pela FIFA em comunicado divulgado no início da tarde. Segundo o documento, “a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos”. A primeira edição do Mundial de Clubes no novo formato ocorrerá entre junho e julho de 2025. A ideia é tornar a competição similar à Copa do Mundo, disputada por seleções a cada quatro anos.

Apesar da novidade, o modelo atual do Mundial de Clubes irá acontecer em 2023 e 2024. A próxima edição será realizada na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro. O Flamengo espera participar da competição, para isso precisa vencer o tetracampeonato da Copa Libertadores da América este ano.

Compartilhe com os amigos

Veja também