‘Capitão’ de Vítor Pereira, Gabigol muda postura e impressiona por maior maturidade nos bastidores do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Gabigol tem sido bastante elogiado internamente, assumindo postura de líder e tendo maiores responsabilidades


O Flamengo ganhou por 3 a 2 do Vasco da Gama, nessa segunda-feira (13), pela partida de ida da semifinal do Campeonato Carioca. Gabriel Barbosa esteve presente no duelo, sendo substituído aos 43 minutos do segundo tempo. Ao sair do gramado, uma singela atitude do atleta comprova a mudança comportamental do camisa 10 em 2023.

Gabriel Barbosa não esbravejou ao ver a placa levantada com a camisa 10, tendo que sair e ceder lugar a Matheus Gonçalves, expulso logo depois, aos 45 minutos da segunda etapa – 2′ após adentrar à partida. Gabigol saiu tranquilamente, aplaudiu a substituição, agradeceu aos torcedores – que estavam ovacionando-o – e abraçou o treinador Vítor Pereira.


Aos olhos dos torcedores, essa mudança já foi percebida no Fla x Flu da última semana, quando, inclusive, pediu para a torcida não xingar Vítor Pereira, quando o atacante deu lugar a Mateusão naquela oportunidade. Porém, internamente, a postura do jogador vem chamando a atenção já há algumas semanas. Isso porque, antes marrento e despojado, o atleta está demonstrando maior maturidade, segundo pessoas próximas.

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, já havia alertado sobre uma conversa particular que tivera com Gabriel Barbosa em 2022, quando o atacante insistia, sempre que via o mandatário, para assumir a camisa 10, que era de Diego Ribas: “Com a camisa 10, vem uma série de coisas: exemplo, responsabilidade, comportamentos que são importantes para alguém que vai vestir a camisa 10 do Flamengo“, revelou, antes de prosseguir:

Falei para ele: “Você vai ter que mostrar para mim que está preparado, em termos de mudar algumas posturas que você tem, e acho que você sabe do que eu estou falando”. Ele olha e não responde nada. Ele é muito maduro, muito inteligente, de resposta muito rápida. Captou claramente o que a gente falou e sabe que tem é um símbolo muito maior do que apenas o número 10 -, contou Landim, em entrevista à TV Brasil, em janeiro de 2023.

Nos bastidores, a mudança comportamental de Gabriel Barbosa, assumindo maiores responsabilidades, procurando diminuir a média de cartões amarelos recebidos por reclamação e demonstrando liderança, já é sentida e notada. Vítor Pereira, aliás, esperava encontrar o atleta marrento, até certo ponto, ‘problemático‘ ao ser substituído, mas se deparou com uma versão, de certa forma, ‘aprimorada’ do jogador.

Vítor Pereira tem comentado a pessoas próximas que Gabriel Barbosa não é somente líder técnico, mas, também, de postura. O camisa 10 vem dando exemplo aos mais jovens, puxando filas nos treinos, procurando aprimorar questões técnicas e táticas, além de se doar à equipe. A relação do técnico e do atacante, inclusive, é de bastante admiração, com o português utilizando Gabi para dar recados e orientar os companheiros.

Em relação ao desempenho, para muitos torcedores, Gabriel Barbosa, que tem nove gols e uma assistência em 2023, tem deixado a desejar. Entretanto, internamente, Vítor Pereira trata o jogador como fundamental, até para o aspecto emocional dos atletas, que enxergam o perfil aguerrido e com sede por vitórias no camisa 10.

O artilheiro rubro-negro, dessa forma, deve assumir a responsabilidade novamente no domingo (19), quando o Flamengo volta a encarar o Vasco da Gama, pelo segundo e decisivo confronto da semifinal do Campeonato Carioca. A partida será disputada no Maracanã, às 18h (horário de Brasília), e o Mengão de Gabigol precisa apenas do empate para se classificar à decisão do Estadual.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ESTA NITIDAMENTE FORA DE FORMA, ACIMA DO PESO. CORRENDO ERRADO, ATRAPALHANDO MAIS QUE AJUDANDO, PELO MENOS ATÉ AGORA.

Comentários não são permitidos.