De 2017 a 2022, o Fla soma dois títulos da Libertadores, um vice-campeonato e três eliminações
Por: Carlos Lima Jj
Defendendo o posto de ‘atual campeão da América’, o Flamengo conta os dias para estrear na fase de grupos da copa continental. Além da preparação para os jogos Libertadores, o Rubro-Negro pode ter o retrospecto no campeonato a favor. Isso porque, das últimas seis participações do Mais Querido no principal torneio sul-americano, em apenas uma ocasião o Fla ‘parou’ na etapa de pontos corridos.
VEJA DESEMPENHO DO FLAMENGO NA LIBERTADORES NOS ÚLTIMOS 6 ANOS:
2017: Eliminado na fase de grupos para Athetico-PR e San Lorenzo (ARG)
2018: Eliminado nas oitavas de final para o Cruzeiro
2019: Campeão sobre o River Plate (ARG)
2020: Eliminado nas oitavas de final para o Racing (ARG)
2021: Vice-campeão após derrota para o Palmeiras
2022: Campeão sobre o Athetico-PR
Após dois anos (2015 e 2016) sem disputar o principal torneio continental, o Flamengo voltou a integrar os clubes pretendendentes ao título da Libertadores da América. Depois de fazer nove pontos, o Rubro-Negro tinha ‘um pé’ nas oitavas de final da ‘Liberta’ de 2017. Contudo, uma combinação de resultados, somado com a derrota de virada sofrida pelo Mais Querido para o San Lorenzo (ARG), por 2 a 1, deu ao Fla o ‘amargo’ terceiro lugar, sendo eliminado ainda na fase de grupos.
Em 2018, o Flamengo parou nas oitavas de final da Libertadores diante do Cruzeiro. O time de Minas já havia ‘tirado’ o título da Copa do Brasil do Rubro-Negro em 2017, e, um ano depois, voltou a triunfar sobre o Mais Querido. Com uma derrota por 2 a 0, no Mineirão, e uma vitória por 1 a 0, no Maracanã, o Fla não fez o suficiente e foi eliminado do torneio.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Já em 2019, o Rubro-Negro alcançou o bicampeonato da Libertadores, após 38 anos sem vencer o torneio. Com uma virada inesquecível nos últimos minutos da final, o Fla superou o River Plate (ARG) e venceu o campeonato. No entanto, na temporada seguinte, o Mais Querido foi eliminado por outra equipe argentina. Em 2020, depois de dois empates em 1 a 1, o Flamengo disputou a classificação para às quartas de finais com o Racing (ARG) nos pênaltis. Com 5 a 3 nas cobranças para o time ‘Azul y Blanco’, o time da Gávea deu adeus à competição.
Em 2021, o Fla perdeu a chance de erguer o tricampeonato da Libertadores nos últimos minutos da final. Depois de 1 a 1 no tempo normal, o Rubro-Negro foi superado pelo o Palmeiras, com 2 a 1 na prorrogação. A ‘tristeza’ durou apenas um ano, já que, em 2022, o Flamengo conquistou a terceira taça da ‘Liberta’. Vencendo o Athletico-PR por 1 a 0, o Mais Querido entrou na prateleira de maiores campeões brasileiros do continente.
O Flamengo está no Grupo A da atual edição da Libertadores. Na chave com o Rubro-Negro estão: Aucas (EQU), Ñublense (CHI) e Racing (ARG). Mesmo sem data e horário de estreia definidos pela Conmebol, o Mais Querido tem o primeiro jogo da ‘Liberta’ previsto para ocorrer entre 04 e 06 de abril. O adversário da abertura da competição será a equipe equatoriana, em Quito, no Equador, a 2.850 metros acima do nível do mar.