FIFA divulgou detalhes da competição na terça-feira (14), mas ainda resta a definição de 27 clubes para Mundial
A FIFA definiu que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida no novo Mundial de Clubes, que será disputado em 2025. Por isso, já foram confirmados cinco equipes para a edição do torneio, dentre elas, o Flamengo, por ter vencido a Libertadores da América de 2022.
Outro clube brasileiro, no entanto, já tem vaga garantida na edição do Mundial de 2025: Palmeiras. O time alviverde, vale lembrar, venceu a Libertadores de 2021, justamente em cima do Flamengo. Real Madrid (ESP), Chelsea (ING) e Al Hilal (SAU), são as outras equipes com as vagas confirmadas no novo modelo da competição.
A Conmebol, vale frisar, tem direito a seis vagas. Quatro delas, portanto, serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, restando saber como serão determinadas as duas restantes. Há a possibilidade de serem preenchidas com o ranking da entidade, porém, o caso ainda está sendo estudado.
O ranking, nesta hipótese de preenchimento de vagas, levaria em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O desempenho histórico não contará. No caso da UEFA, que tem direito a levar 12 times, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — por isso, Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, já estão dentro.
As outras oito vagas oriundas da Europa serão decididas por ranking continental, não podendo haver mais de dois times por país. A exceção, no entanto, é caso tenha três ou mais clubes do mesmo lugar vencedores das respectivas Champions classificatórias.
Esse novo formato do Mundial, vale frisar, ainda não tem sede definida. O torneio será disputado como uma espécie de “Copa do Mundo de Seleções”, ou seja, de quatro em quatro anos, contendo somente os clubes que venceram as últimas edições das principais competições continentais.