Jorge Sampaoli pode contar com ‘reforços caseiros’ no elenco do Flamengo
A chegada de Jorge Sampaoli no Flamengo pode gerar nova chance a alguns jogadores que perderam espaço no time titular. Isso porque, o treinador já observou nomes que estão afastados por lesões ou escolha das comissões técnicas anteriores. Com isso, a chegada do argentino ao Mais Querido pode ‘favorecer’ cinco atletas e gerar ‘reforços caseiros’ ao clube.
Na lista de jogadores observados por Sampaoli, Marinho é o que mais gera expectativa. Isso porque, a melhor fase da carreira do atacante foi sob comando do argentino, quando ambos passaram pelo Santos, em 2019. Na ocasião, o atleta ganhou destaque no futebol nacional e, no ano seguinte, foi eleito ‘Rei da América’ – pela tradicional eleição realizada pelo jornal El País, do Uruguai. O camisa 31, que perdeu espaço no elenco do Fla, já elogiou o treinador.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
— Ele me ensinou a jogar futebol (…) A ser mais obediente. Quando o lateral vai jogar por dentro, porque ele gosta disso, ele me falava para ficar na linha. Eu aprendi a jogar mais taticamente – contou Marinho, em participação no programa ‘Bem, Amigos!’, do SporTV, que era comandado por Galvão Bueno.
Outro jogador que faz os olhos de Sampaoli ‘brilharem’ é o Bruno Henrique. O atacante, que ficou afastado dos gramados por dez meses após uma grave lesão, era desejo do argentino – que não conseguiu contar com o atleta no elenco do Santos. Na ocasião, o camisa 27 do Rubro-Negro saiu do time paulista para atuar no Flamengo. Quatro anos depois, os dois finalmente podem trabalhar juntos.
— Ele procurou saber como eu estava e disse que estava feliz por eu estar de volta novamente. E disse que está muito feliz por estar aqui no Flamengo. Ele tinha o sonho de estar no Flamengo. Ele até brincou sobre quando eu saí do Santos. Mas eu falei para ele que estamos juntos novamente. Ele é um cara que vai trazer muita experiência para a gente. Ele é dedicado, cobra bastante. A gente vai nos treinos e nos jogos conhecendo melhor. Sei que vai agregar bastante no nosso dia a dia e na nossa temporada-, disse Bruno Henrique.
Já Vidal e Erick Pulgar, que não conseguiram manter uma sequência de jogos como titulares, também despertam a curiosidade de Jorge Sampaoli. O meia campista foi capitão e protagonista ao lado do argentino em conquista histórica da Seleção Chilena. Por outro lado, o volante – que está no Flamengo há quase um ano e jogou apenas 17 vezes- teve menos oportunidades. O que pode mudar, visto que o treinador convocou o camisa cinco nas datas FIFA de 2015.
O jogador que encerra a lista de ‘reforços caseiros’ de Sampaoli é Rodrigo Caio. O atleta, que era desejo do argentino quando comandava o Santos, pode ganhar espaço na equipe titular. Isso porque, o treinador decidiu utilizar o esquema de três zagueiros na estreia pelo Flamengo, o que pode gerar mais minutos aos defensores do elenco.