Flamengo, Fluminense e Vasco ‘brigam’ na Justiça pelo Termo de Permissão de Uso do Maracanã
O Maracanã segue sendo alvo de disputa entre Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Os clubes querem definir de quem será a próxima cessão de permissão de uso do estádio. Em meio a isso, o diretor geral do ‘Maraca’, Severiano Braga, se manifestou quanto à utilização da arena pelos clubes cariocas. De acordo com o executivo, o último jogo do time vascaíno, inclusive, atrapalhou a programação do recinto.
— A gente tem um calendário definido para Flamengo e Fluminense usarem o Maracanã. A gente faz essa programação mensalmente e diariamente vamos avaliando o gramado. Um jogo após o outro atrapalha. Isso (Vasco x Palmeiras) atrapalhou nossa programação? Sim. Mas, agora, é o que tem. Foi o que aconteceu, o que foi definido, e temos que mudar essa programação para que a gente possa atender bem aos permissionários do estádio-, disse Severiano Braga, antes de continuar:
— A gente estava conseguindo manter o gramado. Sabemos que a bateria de jogos vai ocorrer, nos preparamos para isso, mas a entrada desse jogo realmente prejudica. Mas temos que avaliar diariamente, pois os danos podem se agravar com o uso excessivo. Realmente a entrada desse jogo não foi boa, todo mundo viu, mas é uma coisa que todo mundo falou: excesso de jogos não faz bem. Existem atletas que são poupados, então acontece o mesmo com a grama-, completou o CEO do Maracanã.
A partida em questão foi o empate por 2 a 2 entre Vasco e Palmeiras, válido pela segunda rodada do Brasileirão. Aliás, o jogador Artur, um dos autores de gol do time paulista, reclamou das condições do gramado do estádio: “Acho que tinham que cuidar mais um pouco”. Inclusive, o jogo entre vascaínos e palmeirenses foi o quinto confronto no Maracanã, em um espaço de sete dias, o que gerou danos severos ao campo.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
A equipe de reportagem do Coluna do Fla apurou que sequências de partidas, sem um intervalo mínimo de 72 horas, danificam a grama, o que, consequentemente, acaba interferindo no andamento dos confrontos. Desse modo, a administração do Maracanã prevê calendários de jogos apenas para Flamengo e Fluminense, e eventuais participações do Vasco da Gama “atrapalham a programação” do estádio.
Vale frisar que, atualmente, Flamengo, Fluminense e Vasco brigam na Justiça pelo Termo de Permissão de Uso do Maracanã. A mais recente manifestação do Governo do Estado do Rio de Janeiro se mostrou favorável à renovação com a dupla Fla–Flu, visto que a atual vigência de utilização da arenas se encerra na quarta-feira (26). Contudo, ainda não há uma decisão oficial quanto aos futuros passos de gestão para o estádio.