Time do Flamengo atingiu nove derrotas, e Sampaoli procura motivar elenco rubro-negro
O Flamengo igualou o número de derrotas de toda a temporada de 2019 em apenas quatro meses de 2023: nove reveses. Um dos problemas identificados pela atual comissão técnica, para isso, o ‘fator psicológico‘ virou tema interno no clube. Jorge Sampaoli tenta reverter o cenário e reativar a confiança do plantel.
Em 2023, o Flamengo disputou 25 partidas, obteve 14 vitórias, dois empates e nove derrotas, tendo 58,6% de aproveitamento. Para os próximos jogos, que são vistos como decisivos, Sampaoli busca ‘acender o fogo que está apagado’ no elenco. Traduzindo: tenta fazer a autoconfiança ser retomada entre os próprios atletas.
Próximos jogos do Flamengo:
Flamengo x Maringá – Copa do Brasil, 26/04
Flamengo x Botafogo – Campeonato Brasileiro, 30/04
Racing x Flamengo – Libertadores da América, 04/05
Athletico-PR x Flamengo – Campeonato Brasileiro, 07/05
Flamengo x Goiás – Campeonato Brasileiro, 10/05
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Internamente, Sampaoli vê a partida com o Maringá, nesta quarta-feira (26), como o cenário ideal para retomar a confiança dos jogadores. Isso porque, após a derrota por 2 a 0 para o time paranaense, na ida da terceira fase da Copa do Brasil, uma classificação às oitavas do torneio faria os atletas terem o ‘fogo reacendido’ para os próximos duelos.
As partidas do Campeonato Brasileiro, importante citar, são vistas como decisivas, pois Jorge Sampaoli já recebeu o recado da diretoria: o torneio de pontos corridos é tratado como prioridade. Então, na matemática do clube, é essencial para o Mengão ganhar os próximos embates, contra Botafogo, Athletico-PR e Goiás, visando somar gordura para o fim da temporada.
Por isso, a comissão técnica entende ser essencial recuperar o psicológico e, também, a autoconfiança do elenco. Até porque, Jorge Sampaoli pretende começar a revezar jogadores, não ao ponto de ter ‘time A’ e ‘time B’, porém, variar as escalações com maior frequência.
ESTRATÉGIA PARA JOGO COM MARINGÁ
Pensando em buscar a classificação, Jorge Sampaoli definiu uma ‘estratégia ousada’ para o confronto desta quarta-feira (26), que terá início às 21h30 (horário de Brasília). O treinador tentará fazer uma ‘blitz’ no adversário, na tentativa de aplicar 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Com isso, buscar a classificação na segunda etapa ainda nos 90 minutos.
Os males do time do Flamengo são, apenas e ainda, consequência da péssima gestão do Braz. Não se pode culpar o Sampaoli se os jogadores que ele tem no banco são Marinho e Cebolinha ou os idosos David Luiz e Vidal. Todos trazidos por decisão unilateral do BRAZ, alheio as considerações técnicas, sabe-se lá porque?. O elenco do Flamengo precisa ser reestruturado pelo novo técnico, sem interferência do BRAZ. Aliás, como foi o Landim quem trouxe o Sampaoli, deve isso a ele, caso contrário o barco afunda mesmo com um time milionário. Quanto ao Sampaoli, enquanto não houver a reformulação do elenco, pra fugir desses jogadores inaptos, aconselho a usar nas substituições os confiáveis garotos da base.