Em nota, Flamengo rebate acusações sobre ‘limitações’ à categoria off-Rio

Compartilhe com os amigos

Flamengo emitiu nota oficial na noite desta quinta-feira (11) desmentindo alguns ‘tópicos’ sobre o assunto


Na última segunda-feira (08), o Conselho Deliberativo do Flamengo limitou o número de associados off-Rio a 20% de contribuintes. Na noite desta quinta (11), o Mais Querido emitiu nota oficial rebatendo as ‘acusações’ sobre o assunto, chamando-as de ‘mentirosas’.

CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA:

“O Clube de Regatas do Flamengo vem esclarecer a questão do sócio “Off- Rio”, que vem sendo falsamente divulgada, com a finalidade de prejudicar a imagem do Clube.

As manifestações e postagens atacando o Conselho Deliberativo e o colocando contra pessoas do Rio de Janeiro são mentirosas e desrespeitosas.

Não é verdade que o Conselho Deliberativo do Flamengo tenha modificado o estatuto para impedir ou limitar a associação de torcedores de fora do Rio de Janeiro (RJ) ao Clube.

Não há, dentre todas as categorias de sócio do Clube, nenhuma restrição quanto à origem do associado. Ou seja, para ser sócio do Flamengo o pretendente pode morar em qualquer lugar do país e do mundo e escolher qualquer uma das categorias disponíveis.

O que existe, ao contrário, é uma categoria de sócio denominada ”Off-Rio”. Esta categoria somente reconhecida pelo Conselho Deliberativo na sua atual gestão, permite apenas aos que residam a mais de 100 quilômetros do Rio de Janeiro se associarem ao Clube com desconto na mensalidade.

O objetivo é obviamente estimular a associação de pessoas de fora do Rio de Janeiro, dando a elas mais uma opção de virar sócio do Clube que, frise-se, os moradores do RJ não tem.

Há sim um número máximo de pessoas que podem se beneficiar desse desconto e se associar nessa categoria, que é restrita a 20% do número total de sócios contribuintes. No entanto, esse percentual não só não foi atingido, como ainda existem centenas de vagas abertas a novos sócios Off-Rio, que são mais do que bem-vindos.

Por fim, é importante registrar que a democracia impõe que seja respeitada a decisão da maioria, no caso, ampla maioria. A divergência é salutar, mas a decisão dos conselheiros do clube não deve ser alvo ataques públicos e distorcidos.

O Flamengo unido é imbatível.

A Diretoria”.

Vale lembrar que, além da votação, na última terça-feira (09), em áudio vazado sobre a votação do Conselho Deliberativo, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, se irritou com a tentativa da oposição de derrubar à limitação. O mandatário afirmou que o clube não devia perder tempo rediscutindo os mesmos assuntos.

Isso porque, em maio de 2022, o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou a emenda que passou a limitar os contribuintes off-Rio, ou seja, que residem longe do Rio de Janeiro. A categoria foi criada na gestão do ex-presidente Kleber Leite, ainda em 1995. No entanto, não era regulamentada no estatuto do Clube da Gávea. 

No entanto, depois da aprovação do Conselho Deliberativo em maio de 2022, a categoria foi incluída no estatuto, mas passou a ter a limitação de até 1.000 associados, representando 20% da totalidade. Agora, depois da votação realizada na segunda-feira (08), apesar de não ter mais a restrição dos mil, a porcentagem mudou da totalidade para parte do grupo contribuinte.

Compartilhe com os amigos

Veja também