Real Madrid se posiciona sobre caso de racismo com Vinicius Júnior

Compartilhe com os amigos

Vinicius Júnior foi vítima de racismo no jogo contra o Valencia no último domingo (21)


O Real Madrid (ESP) se posicionou sobre o caso de racismo que aconteceu contra Vinicius Júnior. Por meio do site do clube, o time espanhol condenou os acontecimentos ocorridos na derrota de 1 a 0 para o Valencia (ESP). Na ocasião, o cria do Flamengo ouviu gritos vindos por parte da torcida rival o chamando de “macaco”.

Em nota publicada na manhã desta segunda-feira (22), o Real Madrid, que até então não havia se pronunciado de forma oficial, explicou que acionou a Procuradoria Geral do Estado, em específico o setor responsável contra crimes de ódio e discriminação. Além disso, o clube espanhol manifestou ‘forte repulsa’ em relação ao racismo sofrido por Vinicius Júnior no jogo deste domingo (21).

VEJA NOTA OFICIAL:
“O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinicius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades. O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado no processo que está a ser instaurado”.

Por meio das redes sociais, o Flamengo também prestou solidariedade a Vinicius Júnior. Na publicação, o Rubro-negro escreveu: “É preciso denunciar a violência que se repete e se intensifica. É preciso tomar atitudes concretas para combatê-lo no dia a dia. Vini Júnior, estamos com você”. Além do Mais Querido, também se manifestaram clubes como Santos, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG, entre outros.

Vinicius Júnior também foi expulso de campo no duelo desse domingo (21). O ex-jogador do Flamengo reclamava do crime sofrido quando se envolveu em confusão com Mamadarshvili e Hugo Duro, atletas do Valencia. Na ocasião, o brasileiro foi enforcado pelo adversário e, mesmo assim, foi o único a receber cartão vermelho.

Compartilhe com os amigos

Veja também