Diante do Ñublense (CHI), técnico começou com seis jogadores diferentes em relação ao duelo anterior
Por: Pedro Paulo Catonho
Jorge Sampaoli não tem o costume de repetir escalações de uma partida para a outra ao longo da carreira. No Flamengo não tem sido diferente. Nas 11 partidas com o argentino, o Rubro-Negro sempre teve ‘novidades’ entre os atletas que iniciaram os embates. No confronto com o Ñublense (CHI), pela Libertadores, que terminou empatado em 1 a 1, na quarta-feira (24), o comandante bateu o recorde de mudanças: seis, em relação ao jogo com o Corinthians.
VEJA NÚMEROS DE MUDANÇAS DE SAMPAOLI PELO FLAMENGO:
Ñublense (ida): Santos; Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira; Marinho, Thiago Maia, Vidal, Gerson e Ayrton Lucas; Gabigol e Pedro
Internacional: 2 mudanças em relação à escalação anterior
Maringá: 2
Botafogo: 2
Racing (ARG): 2
Athletico: 2
Goiás: 4
Bahia: 4
Fluminense: 5
Corinthians: 2
Ñublense (volta): 6
Do time que venceu o Corinthians no domingo para a equipe que empatou com o Ñublense, Sampaoli fez seis alterações entre os 11 iniciais. Entraram: Matheus Cunha, Varela, David Luiz, Filipe Luís, Arturo Vidal e Everton Cebolinha. Atuaram no embate de domingo (21) e não começaram no Chile: Santos, Wesley, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Erick Pulgar e Victor Hugo.
As seis mudanças ‘de um jogo para outro’ são recorde de Jorge Sampaoli no comando do Flamengo. A maior marca antes de quarta-feira (24) foi entre os jogos do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, e Fluminense, na Copa do Brasil. Do duelo de Salvador para o confronto do Maracanã foram cinco mexidas na escalação inicial.
O costume de não repetir escalações de maneira consecutiva acompanha Sampaoli há mais de um ano. A última vez em que o treinador colocou os mesmos 11 seguidamente ocorreu nos tempos de Olympique de Marselha (FRA), em 2021. Nos jogos dos dias 01 e 04 de dezembro, o argentino não alterou a formação inicial na vitória sobre o Nantes (FRA), por 1 a 0, e na derrota para o Brest (FRA), por 2 a 1. Depois da passagem pela França, o comandante ainda passou pelo Sevilla (ESP), mas com ‘novidades’ em todos os duelos.
A tendência é que Jorge Sampaoli siga sem repetir o time no próximo sábado (27), contra o Cruzeiro, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque, o treinador deve promover as voltas de Wesley (suspenso contra o Ñublense), Léo Pereira e Ayrton Lucas, titulares que foram preservados na partida da Libertadores. O duelo com a equipe de Belo Horizonte acontece às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã.