Seis torcidas organizadas do Flamengo produziram um vídeo e estarão unidas nas arquibancadas
Por: Késia Alves
O Flamengo entra em campo contra o Fluminense, às 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (16), em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para o duelo de logo mais, seis Torcidas Organizadas do Mais Querido se uniram para ‘empurrar o time’ rumo à classificação para a próxima fase da competição nacional.
Torcida Jovem do Flamengo, Raça Rubro-Negra, Fla Manguaça, Nação 12, Urubuzada e Império Rubro-Negro publicaram um vídeo em conjunto nas redes sociais. Na gravação, os integrantes das organizadas cantam a música “Sou Rubro-Negro”, que fala sobre a identidade e raiz das arquibancadas do Mengão.
No vídeo publicado nas redes sociais das seis organizadas que fazem parte do movimento para o duelo de logo mais, as instituições destacam: “Sentimos muito orgulho de sermos mulambos! Essa é a nossa raiz. Somos da favela, do asfalto, do mundo todo, somos o Mais Querido! Pra cima deles, Flamengo! Flamengo unido é muito forte!”.
VEJA VÍDEO:
Sentimos muito orgulho de sermos mulambos! Essa é a nossa raiz.
Somos da favela, do asfalto, do mundo todo, somos O Mais Querido!
PRA CIMA DELES, @Flamengo!
Flamengo unido é muito forte!#URUBUZADA #DefensoresdoManto pic.twitter.com/kuoTUTkCiJ
— TORCIDA URUBUZADA (@ubzoficial) May 16, 2023
A música cantada na gravação tem a seguinte letra: “Me chamam de mulambo e sem dinheiro. Faço parte da nação que é seu pesadelo. Me chamam de favelado, de pobre, negro. Não importa a cor da pele só o sentimento. Sou Rubro Negro, graças a Deus. Sou Rubro-Negro, até morrer”. Em entrevista ao Coluna do Fla, o presidente da Nação 12, Rafael de Oliveira, explicou a escolha do canto.
— Nós nos reunimos para a gravação dessa música porque ela identifica e mostra quem somos. Somos mulambo, somos da favela, somos de todos os lugares. Mas nossa raiz é e sempre será do povo, e ela explica isso: a nossa identidade. E, claro, a Nação Rubro-Negra é o pesadelo de todos -, disse Rafael.
Além da publicação do vídeo nas redes sociais, as seis Torcidas Organizadas também farão uma atitude diferente do que é comum nos outros jogos: estarão unidas nas arquibancadas. Sobre a decisão do movimento, Rafael Oliveira explicou: “Estaremos unidos na arquibancada para empurrar juntos o time para a classificação. O Flamengo unido é muito forte. Vamos juntar a voz e a alma de cada rubro-negro para impulsionar o time em campo. Vamos juntos”.
O Coluna do Fla também conversou com Gilson Nascimento, integrante da Torcida Fla Manguaça, que faz parte da união para o confronto com o Fluminense nesta terça-feira (16). O torcedor explicou o intuito do movimento e destacou o apoio ao Flamengo para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.
— O intuito dessa união é levar o Mais Querido à classificação na copa do Brasil, neste momento em que o Flamengo está passando por dificuldade. Fizemos o vídeo porque somos chamado de mulambo, pobre e sem dinheiro. Mas não temos vergonha da nossa origem -, explicou Gilson.
Com a torcida cumprindo papel importante nas arquibancadas, o Flamengo entra em campo contra o Fluminense às 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (16). Como dito, a partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil e acontece no Maracanã. O Coluna do Fla fica responsável pela transmissão mais rubro-negra da internet, via YouTube. O Premiere, em pay-per-view, também exibe o embate.
Por isso que está essa draga danada. Ao invés de cobrar a diretoria INCOMPETENTE e o PÉSSIMO treinador, também alguns jogadores. Vão é fazer festa como se estivesse tudo bem. Em relação ao cântico é extremamente RACISTA, Não é só de negros que é feita a torcida do Flamengo
Porque a Coluna do Flamengo está apagando as mensagens de desagrado com a postura das Torcidas Organizadas?