Flamengo teve primeiro tempo impecável e só ‘administrou’ no segundo
O Vasco, acostumado a jogar na segunda, estranhou encarar o maior do país na Série A. Com o Flamengo inspirado neste dia 05 de junho, o time de Jorge Sampaoli atropelou o rival. Ainda no primeiro tempo, o Mais Querido fez quatro gols, com Erick Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas. Na etapa final, Jair descontou para o adversário, dando números finais ao confronto: 4 a 1. O embate aconteceu pela nona rodada do Brasileirão, no Maracanã.
O resultado coloca o Flamengo na quinta posição, com 16 pontos, cinco atrás do líder Botafogo. Já o Vasco segue na penúltima colocação, com apenas seis. A partida foi tão fácil para o Mais Querido que a equipe conseguiu se poupar para a ‘decisão’ de quinta-feira (08), contra o Racing (ARG), pela Copa Libertadores da América.
Para o clássico desta segunda-feira (05), Jorge Sampaoli não pôde contar com três peças importantes: Gabigol, Everton Ribeiro e Léo Pereira, todos entregues ao departamento médico. O atacante, porém, foi ao gramado para dar uma palavra ao grupo antes de a bola rolar. O camisa 10 fez uma homenagem a Adriano Imperador, usando o Manto do ‘Didico’ utilizado em 2009, na campanha do hexacampeonato brasileiro.
CHOCOLATE NO PRIMEIRO TEMPO
A primeira finalização da partida aconteceu logo no primeiro minuto, e foi com o Vasco. Alex Teixeira escorou cruzamento da direita, sem susto para Matheus Cunha. Aos 8′, a primeira chegada de perigo do Flamengo. Em contra-ataque, Matheus França tentou o passe para Pedro dentro da área. A bola bateu na mão do adversário, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Apesar do início com mais posse de bola do Vasco, quem abriu o placar foi o Flamengo, com dois gols seguidos. Aos 14 minutos, uma verdadeira pintura de Erick Pulgar. O chileno recebeu de Arrascaeta e soltou a bomba de fora da área, sem chances para Léo Jardim. O segundo veio logo depois, aos 16′, com nova assistência do uruguaio. O camisa 14 colocou a bola na área, na cabeça de Gerson, que, livre de marcação, aumentou o placar.
Aos 27 minutos, Gerson puxou rápido contra-ataque e tentou acionar Pedro dentro da área. O camisa 9 por pouco não conseguiu tocar a bola para o fundo das redes, de carrinho. Logo depois, o Vasco teve a melhor chance até então. Ayrton Lucas errou na saída de bola. O rival aproveitou, e Pedro Raul acertou a trave de Matheus Cunha, com 29′ jogados.
Porém, o Flamengo devolveu na mesma medida. Arrascaeta soltou uma bomba de fora da área, que explodiu no travessão. O goleiro Léo Jardim já estava ‘vendido’ na jogada, ocorrida aos 30′. Cinco minutos depois, Gerson quase fez uma pintura no Maracanã. O camisa 20 viu o arqueiro adversário adiantado e tentou por cobertura, mas a bola foi para fora.
Ainda tinha tempo de mais! Aos 41 minutos, Matheus França fez linda jogada pela esquerda e achou Ayrton Lucas dentro da área. O lateral bateu com o ‘pé ruim’, o direito, no cantinho de Léo Jardim. A bola bateu na trava da chuteira de Pedro, que acabou ‘ganhando’ o gol da arbitragem.
Nos acréscimos, o camisa 6 conseguiu fazer o gol ‘indiscutível’. Gerson lançou em profundidade, o canhoto driblou toda a zaga rival, deixou o goleiro ‘falando sozinho’ e saiu para o abraço, empurrando com a direita para a meta. Depois, o ‘Coringa’ quase anotou o quinto, mas o guarda-redes adversário salvou.
FLAMENGO ‘TIRA O PÉ’ NO SEGUNDO TEMPO E ADMINISTRA O PLACAR
Tentando um milagre, o Vasco foi para cima nos minutos iniciais. Aos 2′, Pedro Raul chutou forte de longe para boa defesa de Matheus Cunha. Na sequência, Alex Teixeira subiu de cabeça, e a bola passou rente à trave do Flamengo. Com 5′, Piton perdeu boa chance de cabeça, mas o goleiro do Fla espalmou. Só seguia dando o rival. Pedro Raul bateu falta com perigo aos 9′, o arqueiro do Mengão salvou com a ponta dos dedos.
Aos dez minutos, o árbitro Bráulio Machado, com ajuda do VAR, marcou pênalti para o Vasco, de Gerson. Jair foi para a cobrança e deslocou Matheus Cunha. Logo após o tento, Jorge Sampaoli mexeu na equipe, com Victor Hugo no lugar de Matheus França. O garoto, logo em um dos primeiros lances, teve boa chance com o pé direito.
Com o Flamengo relaxado, o Vasco tentava criar, mas só assustava com bolas aéreas. Aos 27′, Pumita Rodríguez cabeceou com perigo, mas Matheus Cunha fez a defesa em dois tempos. Então, a torcida passou a pedir a entrada de Bruno Henrique, para participar da humilhação ao rival no Maracanã. Porém, Sampaoli não atendeu, tirando Ayrton Lucas e Arrascaeta para colocar Filipe Luís e Everton Cebolinha.
Tocando bola de ‘lá para cá’ na etapa final, foi a vez do time do Flamengo acompanhar o show da torcida. A Nação, com uma ‘playlist’ variada, cantou músicas como ‘Festa na Favela’, ‘Sou Rubro-Negro’, além, claro, gritou versos pedindo para mandar o Vasco para a segunda divisão e outras provocações ao rival.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (11), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Grêmio, novamente no Maracanã. Antes, o Mengão tem um duelo decisivo pela Copa Libertadores da América. Na quinta-feira (08), diante do Racing (ARG), o Rubro-Negro tentará encaminhar a classificação para as oitavas de final do continental, também no Templo Sagrado. O confronto está marcado para as 21h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
VASCO 1X4 FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro – nona rodada
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 05 de junho de 2023 (segunda)
Gols: Erick Pulgar 14’/1º, Gerson 16’/1º, Pedro 41’/1º e Ayrton Lucas 47’/1º, Jair 12’/2º
ESCALAÇÕES:
Vasco: Léo Jardim; Pumita Rodriguéz, Léo, Capasso, Miranda e Lucas Piton; Jair, Luca Orellano, Matías Galarza; Alex Teixeira e Pedro Raul.
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Matheus França e Pedro.
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…
Ver comentários
O técnico coloca Vitor Hugo que e horroroso e não coloca o B Henrique
O técnico é um louco tem que ir testando BH e lê.botuo um jogador louco igual a ele
Parem de queimar os jogadores da base. Onde o Victor Hugo é horroroso? Quando os medalhões estavam se arrastando em campo, os únicos que se destacavam eram os garotos.
Sim, o técnico poderia ter colocado o Bruno Henrique. Assim como poderia ter colocado o Igor Jesus (se é que o garoto foi relacionado), ao invés do Vidal. Vidal, sim, não acrescenta nada e ainda compromete (o cara vai encerrar a carreira da pior forma, e tudo porque não quer "largar o osso").
Continuo com o mesmo pensamento em relação ao técnico. Ele mexe muito mal. Nem dá para saber o que vai fazer.
Estão de parabéns pelo resultado. Acima de tudo, precisamos vencer.
Mas atenção. Humildade, trabalho e foco é o que esse time precisa. Ainda há muito o que melhorar. No segundo tempo o time caiu de rendimento. E há jogadores errando passes onde não podem errar. O goleiro hoje, deu 2 ou 3 passes errados (que resultaram em grande perigo) na saída de bola.
E o Cebolinha? Sem comentários. Desisto de falar desse cara; o individualismo dele é bizarro.