Em cinco confrontos pela Copa do Brasil, o Flamengo nunca perdeu para o Athletico no Paraná
Por: Pedro Paulo Catonho
O Flamengo enfrenta o Athletico-PR nesta quarta-feira (12), pela fase quartas de final da Copa do Brasil. Por ter vencido o jogo de ida no Maracanã, o Mengão precisa apenas de um empate na Arena da Baixada para ficar com a vaga. O retrospecto joga a favor do Mais Querido: em cinco confrontos como visitante diante do clube paranaense na competição, o Fla nunca perdeu.
FLAMENGO CONTRA O ATHLETICO COMO VISITANTE NA COPA DO BRASIL:
2013 – Athletico-PR 1×1 Flamengo – final
2019 – Athletico-PR 1×1 Flamengo – quartas
2020 – Athletico-PR 0x1 Flamengo – oitavas
2021 – Athletico-PR 2×2 Flamengo – semifinal
2022 – Athletico-PR 0x1 Flamengo – quartas
A primeira vez do Flamengo contra o Athletico-PR fora de casa aconteceu em 2013, justamente na grande final. Com a Arena da Baixada em reforma para a Copa do Mundo, a decisão ocorreu na Vila Capanema, estádio do Paraná. Marcelo Cirino abriu o placar para os mandantes, mas Amaral empatou. Na volta, no Maracanã, o Mengão ficou com o título.
Em 2019, desta vez na Arena da Baixada, novo 1 a 1. Coincidentemente, os dois gols foram de jogadores que estão no elenco do Flamengo. Léo Pereira abriu o marcador para o Athletico-PR; Gabigol, em lindo toque de cobertura sobre Santos (também no Fla), deu números finais. No Maracanã, no entanto, o Mengão foi eliminado.
Já na Copa do Brasil 2020, o Flamengo eliminou o Athletico-PR. No embate realizado na Arena da Baixada, Hugo Souza teve participação decisiva ao pegar pênalti do atacante Walter, e Bruno Henrique garantiu a vitória do Mengão. Na volta, o Fla carimbou a vaga no Maracanã.
No ano retrasado, novamente o Flamengo foi eliminado, mas não perdeu em Curitiba. Thiago Maia abriu o placar para o Mengão, o Athletico virou e, nos acréscimos, Pedro garantiu o empate. Porém, no Maracanã, os paranaenses ficaram com a vaga.
Na única vez em que decidiu fora de casa nos cinco confrontos, cenário idêntico ao vivido em 2023, o Flamengo levou a melhor dentro da Arena da Baixada. No ano passado, após 0 a 0 no Maracanã, o Mengão venceu o Athletico-PR em Curitiba, por 1 a 0, com gol de bicicleta de Pedro.
O camisa 9 e os companheiros de Flamengo tentarão repetir, no mínimo, um dos resultados anteriores contra o Athletico-PR fora de casa. O empate garantirá a classificação do Mengão, no duelo que acontece a partir das 21h30 (horário de Brasília). O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube. Além disso, Globo, SporTV e Premiere, em redes aberta, fechada e pay per view, exibem o confronto de rubro-negros.