Técnico e torcedores do Grêmio reclamaram da marcação
O Flamengo eliminou o Grêmio por 3 a 0, no placar agregado, na semifinal da Copa do Brasil. Mesmo assim, o time gaúcho culpou a arbitragem pela derrota. No duelo de quarta-feira (16), no Maracanã, o Fla fez 1 a 0 com Arrascaeta, em cobrança de pênalti. A marcação gerou revolta dos porto-alegrenses. Nesta quinta (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios do VAR no lance.
TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO DO VAR:
– O braço está aberto, ele (Rodrigo Ely) salta com o braço aberto -, diz Wagner Reway, árbitro de vídeo. Braulio da Silva Machado, juiz de campo, vai ao monitor.
– Acha que é o braço de bloqueio? -, questiona Braulio.
– Ele salta com o outro braço de disputa e esse está aberto. Ele (Léo Pereira) está cabeceando ao gol, e o braço está na posição da bola que está em direção ao gol -, responde Reway.
– Braço de bloqueio, jogador salta, um braço está embaixo e outro aberto… É o mínimo contato, tudo ok, não impede de jogar. Estou retornando com tiro penal e cartão amarelo para o número 5 -, afirma Braulio.
O lance em questão aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área, Léo Pereira testou firme em direção ao gol, mas o braço de Rodrigo Ely impediu que ela chegasse até a meta. Na hora, o defensor e o atacante Bruno Henrique pediram pênalti, mas Braulio mandou seguir. Porém, segundo depois, o juiz parou o jogo e teve o diálogo até a ida ao monitor para confirmar a infração.
Depois da partida, Renato Gaúcho e o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, fizeram críticas à arbitragem. O treinador, ainda, reclamou do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme. Já o mandatário prometeu uma reclamação formal junto à Confederação Brasileira de Futebol para registro.
Enquanto o Grêmio lamenta o lance e mais uma eliminação para o Flamengo, o Rubro-Negro aguarda as finais da Copa do Brasil, marcadas para os dias 17 e 24 de setembro, contra o São Paulo. Antes da grande decisão, o Rubro-Negro joga quatro vezes pelo Brasileirão. O primeiro compromisso será no domingo (20), diante do Coritiba, no Couto Pereira.