Última derrota com Erick Pulgar entre os 11 iniciais foi no início de maio
Por: Pedro Paulo Catonho
O trabalho de Jorge Sampaoli à frente do Flamengo tem algumas ‘assinaturas’. Foi através do argentino que Matheus Cunha e Wesley viraram titulares, por exemplo. Outro nome intocável para o treinador é Erick Pulgar. O volante fez jus à confiança do técnico através do desempenho dentro de campo e também pelos números. Com o chileno entre os 11 iniciais, o Rubro-Negro não perde desde o dia 07 de maio.
Contra o Athletico-PR, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo perdeu por 2 a 1, no início de maio, na Arena da Baixada. Esta foi a última derrota com Erick Pulgar entre os titulares. Desde então, com o chileno em campo, o Rubro-Negro sofreu apenas um resultado negativo, contra o Red Bull Bragantino, mas o camisa 5 entrou no segundo tempo.
Desde a derrota para o Athletico-PR, Erick Pulgar foi titular em 13 jogos, com dez vitórias e três empates. Em outras quarto partidas, o volante atuou saindo do banco de reservas, com dois triunfos, uma igualdade e a citada derrota para o Red Bull Bragantino. Jorge Sampaoli sentiu falta do chileno, que ficou fora dos gramados por conta de lesão.
Pulgar foi ausência por mais de um mês por conta de lesão muscular. A última partida antes do problema ocorreu no dia 05 de julho, contra o Athletico-PR, no Maracanã. O volante voltou a atuar em 16 de agosto, diante do Grêmio, também no Templo Sagrado. Ambos os duelos foram válidos pela Copa do Brasil. Depois do embate com o time gaúcho, Sampaoli rasgou elogios ao atleta.
— Pulgar é um volante fixo que nos dá muito equilíbrio. Quando ele joga, o time tem muita compensação e muita saída de bola, então optei por ele. Deixou de jogar pela lesão. Sinceramente, para mim, ele é muito importante — disse o treinador, na última quarta-feira (16), após o jogo com o Grêmio. Na ocasião, o volante atuou por 76 minutos. Domingo (20), diante do Coritiba, o camisa 5 esteve por mais 82’.
Com Erick Pulgar à disposição e tentando manter a invencibilidade entre os titulares, o Flamengo se reapresenta nesta terça-feira (22), no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, para iniciar a preparação para o jogo com o Internacional. A bola rola no sábado (26), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube.