Flamengo x São Paulo será a final da Copa do Brasil 2023
O Flamengo está na final da Copa do Brasil mais uma vez! Com gol de Arrascaeta, o Rubro-Negro bateu o Grêmio, por 1 a 0, e se garantiu na decisão do mata-mata para enfrentar o São Paulo. Como venceu em Porto Alegre por 2 a 0, somado ao placar desta quarta-feira (16) no Maracanã, o Mengão superou o time de Renato Gaúcho.
A decisão contra o São Paulo acontece nos dias 17 e 24 de setembro, com a ordem dos mandos de campo a serem definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O time do Morumbi eliminou o Corinthians com a vitória por 2 a 0, revertendo a desvantagem do duelo de ida, por 2 a 1.
No embate desta quarta (16), Jorge Sampaoli, pela 32ª no Flamengo, escalou equipe diferente. A grande surpresa foi Erick Pulgar, que não atuava desde o início de julho e teve pouco tempo para se preparar para o jogo. O Rubro-Negro não contou com Wesley, suspenso, e David Luiz, com dores musculares. Jogaram Varela, que chegou a ser dúvida após levar soco de Gerson na véspera, e Léo Pereira.
PRIMEIRO TEMPO EQUILIBRADO E SEM GOLS
O Maracanã estava ‘pegando fogo! A torcida criou uma atmosfera incrível para empurrar o Flamengo rumo à final. O apoio quase deu resultado logo aos seis minutos. Gabigol arrancou pelo meio e achou Gerson no lado esquerdo. O camisa 20 cruzou para Bruno Henrique, que subiu livre, de cabeça, mas Gabriel Grando fez grande defesa com os pés.
O primeiro susto do Grêmio veio aos 19 minutos, mas sem organização. Em um bate-rebate, a bola ficou ‘viva’ dentro da área e passou à direita de Matheus Cunha. Com 24′, o Flamengo tentou responder. Em um rápido contra-ataque de três rubro-negros com dois gremistas, Gabigol perdeu a bola e desperdiçou boa chance.
Com 27 minutos, nova finalização do Grêmio. Suárez bloqueou a passagem de Varela, e a bola sobrou livre para Bitello. O garoto chutou de canhota, de dentro da área, mas Matheus Cunha encaixou. Aos 29′, o próprio jovem quase marcou. Depois de rápida tabela com o atacante uruguaio, Bitello chegou na área e soltou a bomba. O goleiro do Flamengo salvou, jogando para escanteio.
Aos 35 minutos, o Flamengo teve uma baixa na partida. Varela sentiu dores no joelho direito e pediu substituição. Matheuzinho foi acionado. O garoto do Ninho não jogava desde a semifinal do Campeonato Carioca, em março deste ano, por conta de fratura na tíbia. No lance seguinte, Rodrigo Ely perdeu boa chance de abrir o placar para o Grêmio, de cabeça.
O Flamengo voltou a assustar aos 41 minutos. Em rápido contra-ataque, Victor Hugo arrancou pela direita e cruzou rasteiro, procurando Bruno Henrique. Mas Rodrigo Ely conseguiu salvar o Grêmio praticamente em cima da linha. Com 42′, outra boa chance rubro-negra: Arrascaeta recebeu de Gerson, girou na área e bateu, para boa defesa de Gabriel Grando.
ARRASCAETA RESOLVE NO SEGUNDO TEMPO
A primeira chance da etapa final foi de Suárez. O uruguaio recebeu livre na área, tentou chutar de primeira, mas não pegou em cheio, facilitando a defesa de Matheus Cunha, aos quatro minutos. O Grêmio chegou de novo com o uruguaio, aos sete. Cristaldo cruzou rasteiro da direita, o camisa 9 arrematou de primeira, para defesa do goleiro do Fla.
O Flamengo, enfim, apareceu no ataque no segundo tempo aos 11 minutos. Arrascaeta achou Bruno Henrique em profundidade na área, o camisa 27 tentou cruzar para Gabigol, que aparecia livre na pequena área. Mas a zaga do Grêmio conseguiu fazer o corte.
A melhor chance dos visitantes aconteceu aos 13 minutos. Ferreirinha acertou a trave esquerda de Matheus Cunha. Depois do lance, Jorge Sampaoli chamou Thiago Maia e Luiz Araújo, para entrarem nas vagas de Victor Hugo e Gabigol. Com a saída do camisa 10, alguns torcedores chegaram a vaiar e xingar o treinador de “burro”.
As mudanças fizeram efeito. Aos 23 minutos, duas boas chegadas do Flamengo. Uma com Filipe Luís, outra em cabeceio de Léo Pereira. No lance do zagueiro, a bola bateu na mão de Rodrigo Ely dentro da área. O VAR foi acionado segundos depois, e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Arrascaeta chamou a responsabilidade e bateu no meio do gol, para sair para o abraço. Mengão classificado para a final da Copa do Brasil!
Depois do tento, o Grêmio até chegou a balançar as redes, com Rodrigo Ely, mas o lance foi anulado por impedimento. Mas nada que assustasse ou acabasse com a festa da Nação Rubro-Negra, que lotou o Maracanã nesta quarta-feira (16).
PRÓXIMO COMPROMISSO
O Flamengo volta a campo no domingo (20), para enfrentar o Coritiba, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece no Couto Pereira, em Curitiba, a partir das 16h (horário de Brasília). O Coluna do Fla transmite a partida, ao vivo, no YouTube, com narração de Rafa Penido.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X0 GRÊMIO
Competição: Copa do Brasil – semifinal (volta)
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 16 de agosto de 2023 (quarta)
Gol: Arrascaeta 28’/2º
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo pereira, Filipe Luís; Erick Pulgar, Victor Hugo, Gerson; Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.
Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves, Reinaldo; Carballo, Villasanti, Cristaldo; Bitello, Ferreira, Luís Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Bonitinha a “demonstração de apoio” que eles deram ao Sampaoli, mas não me comove. Novamente, fizeram apenas o mínimo. O Grêmio teve boas chances e poderia ter saído classificado hoje.
Estava assistindo no canal pago e o comentarista torcedor do time da segunda só falava no Grêmio. Porque o Grêmio isso, Grêmio aquilo, que o Grêmio estava amassando o Flamengo. Inclusive ficou irritadinho quando o Renato Gaúcho fez as substituições que diminuíram o ímpeto do grêmio. Foi irritante! Em certo momento, eu coloquei no mudo.