Atualmente, os estaduais são disputados em 16 datas
Nos últimos anos, os clubes de elite do futebol brasileiro têm reclamado do longo período de disputa dos campeonatos estaduais. O Carioca deste ano, por exemplo, ocorreu em 16 datas. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja reduzir os torneios locais para 12, enxugando, assim, o calendário.
Porém, a prática só poderá ser exercida a partir de 2026, pois há contratos em vigor entre clubes, federações e televisões responsáveis pelas transmissões no modelo de 16 datas. No entanto, existem exceções, caso do Campeonato Mineiro, que já ocorre em 12 datas. Já o Paulistão tem um pré-acordo para a mudança em 2025. A informação foi divulgada pelo jornalista Danilo Lavieri, do ‘UOL’.
FEDERAÇÃO CARIOCA PODE SER OBSTÁCULO
Ainda de acordo com Lavieri, as federações do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul podem ser os grandes obstáculos para os ajustes no calendário. O motivo, afinal, os estaduais são dois dos que geram mais dinheiro e, consequentemente, a redução significaria queda de renda das respectivas federações.
DATAS DOS ESTADUAIS
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, no fim de outubro, as datas para os estaduais de 2024. A entidade reservou o dia 21 de janeiro para as aberturas e 07 de abril para encerramento. Ou seja, quase três meses para a disputa local.
Além disso, a CBF confirmou as datas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2024. Enquanto o mata-mata será de 21 de fevereiro a 10 de novembro, o torneio de pontos corridos tem a primeira rodada no dia 14 de abril e a jornada derradeira em 08 de dezembro.
FLAMENGO DESEJA PRÉ-TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS
Antes do Campeonato Carioca 2024, o Flamengo planeja viajar para os Estados Unidos. No início de janeiro, então, o Mengo se organiza para enfrentar o Inter Miami (EUA), do astro argentino Lionel Messi. Além disso, na excursão, o Mais Querido pretende estrear os novos uniformes para a próxima temporada, de acordo com apuração da reportagem do Coluna do Fla.