Efeito Pulgar: sem o volante, Flamengo tem aproveitamento de Z-4; com, a campanha é de campeão

Compartilhe com os amigos

Erick Pulgar não jogou contra o Atlético-MG por suspensão


Por: Pedro Paulo Catonho

O elenco do Flamengo conta com jogadores valorizados como Arrascaeta, Pedro e Gabigol. No entanto, o time, hoje, é dependente de um atleta com menos holofotes: Erick Pulgar. Pelo menos é o que dizem os números do volante no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro sofreu a sexta derrota sem o atleta em campo, contra o Atlético-MG. As estatísticas mostram o quanto o time de Tite precisa do camisa 5.

Com Erick Pulgar, o Flamengo fez 23 jogos, com 16 vitórias, quatro empates e três derrotas, ou seja, 75% de aproveitamento. Para título de comparação, o Palmeiras, líder do Brasileirão, tem 61%. Já sem o chileno, foram 13 partidas, com dois triunfos, cinco igualdades e seis resultados negativos, resultando 28%, assim como o Coritiba, confirmado na Série B de 2024.

COM PULGAR:
– 16 vitórias, quarto empates e três derrotas – 75%
– Aproveitamento do líder Palmeiras – 61%

SEM PULGAR:
– duas vitórias, cinco empates e seis derrotas – 28%
– Aproveitamento do Z4: Bahia (37%), Goiás (33%), Coritiba (27%) e América-MG (19%)

E SE…

Ou seja, considerando o aproveitamento do Flamengo com Erick Pulgar, o time seria campeão brasileiro com antecedência. Afinal, um time com 75% de aproveitamento teria 81 pontos em 36 rodadas. Hoje, o Palmeiras possui 66, faltando duas partidas. Por outro lado, a média sem o chileno daria 30 pontos, então, igual ao Coritiba.

PULGAR DE VOLTA

Para alívio da torcida rubro-negra, Erick Pulgar estará de volta ao time do Flamengo na próxima partida. No domingo (03), o Mais Querido enfrenta o Cuiabá, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Na quarta posição e três pontos atrás do líder Palmeiras, o Flamengo precisa secar o time de Abel Ferreira, Botafogo e Atlético-MG para ficar com o eneacampeonato. Porém, o Rubro-Negro só depende das próprias forças para garantir a vaga no G-4.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A diretoria do Flamengo seria inteligente se vendesse Thiago Maia e contratasse outro volante no nível de Erick Pulgar!!! Vendesse Airton Lucas e contratasse dois laterais esquerdos de alto nível! Mandasse embora Varela, Matheusinho e Weslei e contratasse dois laterais direitos de qualidade ( um deles Alexsandro). Vão sair Rodrigo Caio, Pablo e mandasse embora Fabricio e Léo Pereira.

  • Sem meio de campo a defesa e o goleiro também não existem. Não basta torcida o time é o protagonista. Que 2024 não seja um fantasma de 2019. A moderação precisa de reajustes.