Por: Leo José
O Flamengo chega ao fim de 2023 com a compra de Nicolás de la Cruz encaminhada. A contratação do uruguaio, inclusive, alivia buscas da diretoria por um meio campista após investidas em dois nomes para a mesma posição: Oscar e Claudinho.
Antes de fechar com De La Cruz neste final de 2023, o Flamengo buscou outros dois meias ofensivos e de criação. A tentativa mais recente foi Claudinho, do Zenit (RUS). Isso porque, o Rubro-Negro teve aval do jogador de 26 anos para negociar com o clube russo. Por outro lado, a pedida de 25 milhões de euros (R$ 130 milhões) fez o Mais Querido desistir das tratativas.
Um ano antes de Claudinho, a bola da vez era Oscar. O Flamengo havia chegado a um acordo direto com o jogador que, na época, estava com 30 anos — atualmente tem 32. Por outro lado, o Rubro-Negro não teve a liberação do Shanghai Port (CHN) para ter o brasileiro por empréstimo de uma temporada.
O Flamengo chegou a um acerto com De La Cruz na segunda tentativa. Em julho, o Rubro-Negro não estava disposto a pagar a multa rescisória de 16 milhões de dólares (R$ 79 milhões) ao River Plate (ARG) e não conseguiu convencer o time argentino a negociar o atleta uruguaio. Agora, na janela seguinte, a contratação foi sacramentada.
Com ‘okay’ de De La Cruz, o Flamengo pagará a multa a rescisória à vista e terá o uruguaio de 27 anos por cinco temporadas, de 2024 a 2028. Como soube o Coluna do Fla, a contratação alivia a busca da diretoria rubro-negra por um meio campista ofensivo e de criação. No entanto, o Mais Querido ainda segue ativo no mercado para a posição e também tenta fechar com Gustavo Scarpa, do Nottingham Forest (ING).