Lateral se aposentou como jogador de futebol e deve seguir carreira de treinador
A temporada 2023 acabou e, com ela, o futebol se despede de Filipe Luís como jogador. No entanto, o lateral não deve deixar o esporte após a aposentadoria, já que tem planos para se tornar treinador em breve. O futuro comandante, inclusive, afirmou ter características similares às de Jorge Jesus, um dos maiores técnicos que passou pelo Flamengo.
— Se nós ganhamos em 2019, foi por causa do Jorge Jesus. Ele era o líder, capitão do barco, que tomava as decisões. Era o treinador do futebol total, o treinador perfeito. Sempre botou o Flamengo acima de tudo […] Eu falo com ele sempre, quando tenho uma dúvida tática, ligo para ele. Meu modelo de jogo, meu pensamento de jogo, é tudo igual ao dele -, afirmou Filipe Luís, em entrevista à ‘FlaTV‘.
PASSAGEM VITORIOSA
De um lado, um dos maiores laterais que já jogou pelo Flamengo. Do outro, o treinador que conquistou os melhores números no comando do Rubro-Negro. A união dessa dupla, sendo assim, simboliza dois grandes ídolos do Clube da Gávea. Jorge Jesus e Filipe Luís trabalharam juntos a partir de 2019, quando o técnico português assumiu o Mais Querido.
Com Jorge Jesus no comando, o Flamengo participou de 57 jogos, dos quais venceu 43, empatou dez e perdeu apenas quatro. Ou seja, o aproveitamento foi de 81,3%. Além disso, neste recorte, o Rubro-Negro marcou 129 gols e teve a defesa vazada 47 vezes.
FILIPE LUÍS ENCERRA CARREIRA COMO ÍDOLO NO FLAMENGO
Se Filipe Luís repetir os feitos de jogador na carreira como treinador terá grande sucesso. Isso porque, no Flamengo, o lateral conquistou dez títulos. Considerado um dos maiores a atletas que passou pela Gávea, além de se destacar pelo respeito ao Rubro-Negro, o camisa 16 levantou duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021). Por fim, uma Copa do Brasil (2022), uma Recopa Sul-Americana (2020) e dois Campeonatos Cariocas consecutivos (2020 e 2021).
Além do recorde de gols, vai ser difícil superar os 91 pontos que fizemos no Brasileirão de 2019.
Se se dedicar, estudar e não cair na pasmaceira geral, Filipe Luís tem tudo pra virar um excelente treinador. É muito inteligente, diferenciado, bom de vestiário, foi um jogador consagrado e respeitado no mundo da bola e é um líder nato. Felicidades na nova carreira, e que comece no Flamengo!
Meu sonho é que ele já comece a nova carreira aqui no mengão. Sou muito fã desse cara, não só pelo fez dentro de campo, mas pela pessoa que ele demonstra ser. Inteligente, sensato e muito centrado. Tenho certeza, que ele como treinador vai ser , igual , ou até mais vitorioso que foi dentro de campo. Muita luz e muitas vitórias nessa nova empreitada.