O Flamengo venceu o Boavista por 4 a 0 na última terça-feira (20), no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Carioca. Após o duelo, Tite concedeu entrevista coletiva e abriu o jogo sobre a melhor formação do Rubro-Negro para o restante da temporada.
— A equipe já está entrosada com os externos (4-3-3), joga sem pensar. A outra vai ter que aprender a jogar sem pensar. É criar rotina. Fez bons jogos assim também. Ter sim o que é importante, que é não jogar de um jeito apenas. Há jogos que que precisa mais de posse, de criatividade, pode jogar com o quarteto. Dá para ter o quarteto no meio e fluir. Futuramente vai ter as duas possibilidades -, destacou.
Com a ausência de Gerson, Tite escalou Luiz Araújo na ponta direita. Desse modo, o Flamengo jogou contra o Boavista com dois ‘externos’, já que Cebolinha iniciou no lado esquerdo. Já De La Cruz atuou um pouco mais recuado, como segundo volante, já que o ‘Coringa’ não foi relacionado.
A expectativa de Tite é utilizar a mesma formação no domingo (25), contra o Fluminense. Isso porque, Gerson recebeu alta médica, mas ainda não tem condições de entrar em campo. Desse modo, o treinador deve escalar De La Cruz como segundo volante, assim como ocorreu contra o Boavista.
A partida entre Flamengo e Fluminense será realizada às 16h (horário de Brasília) do domingo (25), no Maracanã, pela décima rodada do Campeonato Carioca. O clássico, como de costume, terá a transmissão mais rubro-negra da internet, no YouTube do Coluna do Fla. No entanto, a Band, em canal aberto, e o GOAT, no streaming, também exibem o embate.
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26), na Arena Castelão O Flamengo finalizou a preparação…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Flamengo não nega abrir negociações caso chegue proposta com altos valores por Fabrício Bruno O…
Corinthians tem até sábado (30) para fechar compra de Hugo Souza A ‘novela Hugo Souza’…
Elenco chegou à capital cearense sob festa da Nação O Flamengo viajou para o Ceará…
Ver comentários
Para mim, não ficou claro qual a equipe que está entrosada. É a que inclui Gérson ou a de ontem?
A de ontem, apesar de ainda cometer algumas falhas, me pareceu muito mais rápida e técnica do que aquela que inclui o coringa.
Gérson é muito lento no domínio e no passe da bola, bem como combate e lança mal.
Também não finaliza legal, com raríssimas (3) exceções em que fez até gol.
Já com De La Cruz e com Igor Jesus, a equipe jogou sempre na vertical e com muita técnica e velocidade.
Penso que Tite deveria insistir com a formação de ontem, talvez apenas substituindo Igor Jesus por Pulgar, para ver se a experiência do chileno aumenta positivamente a qualidade da equipe.
Concordo Joãozinho. Espero que ele não se apegue ao Gerson.
Olhando os jogos do ano (inclusive o de ontem), penso que a melhor formação foi a que jogou ontem. No máximo, tiraria o Igor Jesus para colocar o Pulgar (quando este puder jogar), para ver se dá certo.
Seria um grande erro voltar com o Gerson nesse momento, e ter que sacrificar ou o De La Cruz (esse cara não pode ficar de fora), ou o Luis Araújo ou o Cebolinha. A não ser que o Gerson fosse para o lugar do Pulgar e do Igor Jesus, o que não acho que faça sentido, pois Gerson marca mal. Além disso, ele prende demais a bola e se enrola com ela, erra passes etc.
Percebem que quem está sobrando nesse time é o Gerson? Ele tem que ser opção para o segundo tempo, quando algum desses jogadores cansar.
Então Joãozinho, o que eu entendi de outra entrevista foi: ele quer fazer do De La Cruz uma espécie de Jadson no corinthians de 2015. Esse é o esquema do articulador pela direita. A do 4-3-3, joga já no hábito, agora a com o ARTICULADOR, é uma parada bem mais sólida, só que demanda certo tempo. Se der bom, só entregar as taças, lembro que aquele time mais ou menos do corinthians nem tomava gol direito.
Concordo com ambos. Um banquinho para o Gerson certamente o faria repensar em seu estilo de jogo, que apesar de ser bom e elegante, em muitos momentos falta efetividade.
Gerson precisa redescobrir aquele futebol que ele tinha no passado. Ser mais dinâmico. A formação ideal com certeza é essa no 4-3-3, mas eu entendo o Tite de ter outras pra não ter que sempre jogar da mesma forma e ser previsível para os adversários.
Mas uma coisa que ficou claro, é que se for pra jogar no 4-4-2, ao invés de colocar o De La Cruz na ponta direita, tem que ser o Gerson lá, pq ele faz essa função, já jogou bem por lá, mas que o De La Cruz tem que jogar como segundo volante, no famoso box-to-box, que ele faz melhor que o Gerson e rende bem mais.