Ex-Flamengo, Dorival Junior tenta fazer Seleção Brasileira voltar a ser potência do futebol mundial

Compartilhe com os amigos

Dorival Junior é esperança da Seleção Brasileira para virada de chave


Em janeiro de 2024, a CBF anunciou Dorival Junior como novo técnico da Seleção Brasileira. O lema usado pela entidade foi de “novos sonhos para sonhar”. E, de fato, a Canarinho precisa acordar do pesadelo que viveu em 2023, ano em que teve os piores números esportivos da história.

A escolha de Dorival Junior para a Seleção Brasileira é num momento de ascensão na carreira do treinador. Afinal, o técnico chega com duas temporadas consecutivas conquistando títulos importantes. Em 2022, no Flamengo, Dorival conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América. No ano seguinte, foi a vez de assumir o comando do São Paulo e, novamente, o técnico se sagrou campeão da Copa do Brasil.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Aproveitando a imagem positiva com duas grandes torcidas do país, Dorival fez o primeiro discurso com o intuito de reaproximar a Seleção dos torcedores. Afinal, na coletiva de apresentação, o técnico declarou: “Estou aqui para fazer a primeira convocação: a do torcedor brasileiro. Que acredite mais na Seleção, que viva mais a Seleção.”

A postura de Dorival, aliás, passa também por ideia política da CBF. Acredita-se que a gestão de grupo e a capacidade de adaptação sejam pontos fortes para o sucesso da Canarinho neste ano: “Nosso momento é difícil. Não tem culpados ou interferências, não tem nada disso. O que nós precisamos a partir de agora é buscar soluções.”

DORIVAL NÃO ERA PRIMEIRA OPÇÃO DA CBF

Apesar do ânimo com a chegada do treinador e a ideia de que Dorival Junior é o nome certo para comandar a Seleção Brasileira neste ciclo até a Copa do Mundo de 2026, ele não foi a primeira escolha da CBF.

Inicialmente, a entidade pretendia contar com o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Para isso, a Seleção Brasileira ficaria com Fernando Diniz até junho deste ano, de forma interina. Contudo, Ancelotti decidiu renovar com o time espanhol.

Com a mudança de planos, a CBF tomou medidas imediatas, sob comando do presidente Ednaldo Rodrigues. O mandatário demitiu Fernando Diniz, que ficaria até o fim da Copa América, e fez a proposta para Dorival Junior.

Dorival estava no São Paulo desde janeiro de 2023. O treinador chegou à equipe paulista para substituir Rogério Ceni. Imediatamente, o time paulista evoluiu nas mãos do experiente técnico e logo passou a ser mais competitivo. Assim, Dorival Junior ratificou a crescente na carreira, aos 60 anos de idade.

DORIVAL JÁ FEZ A PRIMEIRA CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Tendo amistosos marcados para os dias 23 e 26 de março, contra Inglaterra e Espanha, respectivamente, Dorival Junior já anunciou a lista de convocados para os novos desafios da Seleção Brasileira. Coincidentemente, o treinador chamou diversos jogadores com os quais trabalhou na época de Flamengo.

Ayrton Lucas foi lembrado na lateral esquerda, enquanto no meio de campo foram outros três atletas que já atuaram no Fla sob o comando de Dorival foram chamados: João Gomes (2022), Andreas Pereira (2022) e Lucas Paquetá (2018).

CONFIRA A LISTA COMPLETA:

  • Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid)

EXPECTATIVA DE OUTROS JOGADORES QUE ATUARAM NO FLAMENGO

Com a brilhante passagem pelo Flamengo em 2022, fica a clara expectativa de que outros jogadores rubro-negros sejam lembrados para a Seleção Brasileira. Esse é o caso, por exemplo, do atacante Pedro. Artilheiro do Fla na atual temporada, o camisa 9 foi titular com Dorival. No período, inclusive, o centroavante se sagrou artilheiro da Libertadores e ainda foi eleito melhor jogador da competição.

Além dele, outro que alimenta esperança de vestir a Amarelinha é o lateral direito Rodinei. Titular absoluto com Dorival em 2022, o jogador hoje defende o Olympiacos, da Grécia, e vive bom momento da carreira. Apesar disso, como já tem 32 anos de idade, o defensor enfrenta situação mais difícil para se inserir no próximo ciclo para a Copa do Mundo.

PRIMEIRA COMPETIÇÃO OFICIAL DE DORIVAL NA SELEÇÃO

Depois de encarar Inglaterra e Espanha, Dorival tem mais dois amistosos com a Canarinho, contra México e EUA, nos dias 08 e 12 de junho. Na sequência, o treinador faz a convocação para a Copa América, que começa no dia 20 de junho.

Acesse o MightyTips para conferir as estatísticas de Dorival Júnior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Seria o Rodinei, um novo Cafu? KKK