Nem precisou do terceiro jogo! Nesta quinta-feira (07), o Flamengo garantiu a vaga no Final Four da Champions League das Américas de Basquete na segunda partida. Desta vez atuando no Maracanãzinho, o Orgulho da Nação fez 80 a 67 no Obras Sanitarias (ARG) e confirmou presença entre os quatro melhores do continente. Na segunda (04), o Mengão venceu na Argentina, por 113 a 80 e, dessa forma, fechou a série melhor de três por 2 a 0.
Kayo Gonçalves, grande nome do jogo na Argentina, começou com a ‘mão quente’ no Maracanãzinho. Com chuva de bolas de três, o ala-pivô carregou o time no primeiro período, vencido pelo Mengão, por 22 a 18. No segundo, o Obras se encontrou no duelo, mas não conseguiu reduzir a diferença, já que acabou 19 a 19.
Depois do equilíbrio antes do intervalo, o Flamengo deslanchou no terceiro período. Com show de Scott Machado, o Mengão abriu dez pontos (27 a 17). Por fim, no último, os dois times foram mal no ataque, e o Orgulho na Nação viu o Obras fazer 13 a 12.
Gabriel Jaú foi o cestinha do Rubro-Negro, com 24 pontos, um a menos que André Spight, do Obras. Kayo Gonçalves, o grande nome da série, brilhou nos rebotes, com oito, porém, o argentino The Andela conseguiu nove. Além disso, um jogador do Flamengo liderou a estatística das assistências: sempre ele, o ‘Mago’ Franco Balbi, dono de seis passes.
Agora, na semifinal, o Flamengo encara o vencedor de Nacional (URU) e Halcones Xalapa (MEX). Na ida, o time uruguaio levou a melhor jogando em casa, por 79 a 78, mas agora vai ter que cravar a classificação no México. Afinal, os dois próximos embates acontecem na quadra da equipe da América do Norte. O confronto número dois acontece no sábado (09).
Antes de pensar no torneio continental, o Flamengo volta o foco no Novo Basquete Brasil (NBB), onde lidera a competição. Na próxima terça-feira (12), o Mais Querido encara o São José, no Maracanãzinho. A bola sobe a partir das 20h (horário de Brasília), com cobertura total do Coluna do Fla, diretamente do ginásio, com vídeos em tempo real nas redes sociais.
Ver comentários
Por favor, façam uma correção: a equipe mexicana não é da América do Norte, mas sim da América Cedral.