Luiz Philipe Muralha atuou pelo Flamengo na altitude da Bolívia em 2014, pela Libertadores
Por: Késia Alves e Leo José
O Flamengo enfrenta o Bolívar (BOL) nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Na partida, o Mengo vai ter um adversário a mais: a altitude de 3.640 metros de La Paz. Quem esteve no último jogo do Fla no país foi o ex-jogador do Rubro-Negro, Luiz Philipe Muralha, que contou ao Coluna do Fla as dificuldades de duelos muito acima do nível do mar.
— Foi o lugar mais complicado que eu já joguei. Na altitude, a bola fica mais rápida, a respiração ofega mais rápido, mas acho que o Flamengo hoje tem muito mais potencial do que aquele time de 2014, sem sombra de dúvidas. Então, creio que no início eles devem sentir um pouco, mas depois, propondo o jogo e ficando com a bola, o resultado vai ser positivo. Estou daqui na torcida -, disse Luiz Philipe Muralha, em entrevista ao Coluna do Fla.
ÚLTIMO JOGO DO FLAMENGO NA ALTITUDE DA BOLÍVIA
A última vez que o Flamengo enfrentou o Bolívar fora de casa foi em março de 2014. Com Luiz Philipe Muralha fazendo parte do elenco rubro-negro à época, o Clube da Gávea acabou derrotado por 1 a 0, no Estádio Hernando Siles. Ou seja, mesmo local onde o Mais Querido joga nesta nesta quarta-feira (24).
ESTRATÉGIA DO FLAMENGO PARA DIMINUIR EFEITOS DA ALTITUDE
Antes de mais nada, importante ressaltar que a comissão técnica do Flamengo montou estratégia na logística para diminuir os efeitos da altitude. Sendo assim, a delegação rubro-negra embarca para a Bolívia nesta terça-feira (23), desembarca em Santa Cruz de la Sierra, cidade que fica perto do nível do mar, e sobe para La Paz horas antes do jogo.
O JOGO
Com preparação especial, o Flamengo enfrenta o Bolívar às 21h30 (horário de Brasília) da quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Sendo assim, a bola rola no Estádio Hernando Siles, na altitude de 3.640 metros de La Paz.
Como manda a tradição, o Coluna do Fla transmite o embate entre Flamengo e Bolívar, ao vivo, no YouTube. A cobertura mais rubro-negra e pé-quente da internet conta com narração do ‘brabo’ Rafa Penido. Além disso, os comentários são de Tulio Rodrigues. Por fim, a Globo (TV aberta) e a Paramount Plus (streaming) também exibem o confronto.