Julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrerá de 10 a 17 de maio
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou julgamento para decidir quem é o campeão brasileiro de 1987 e a quem pertence a Taça das Bolinhas. Após o ministro Dias Toffoli determinar que o título é do Sport e o troféu pertence ao São Paulo, o Flamengo contestou.
Desse modo, a apreciação ocorrerá virtualmente, de 10 a 17 de maio, pela 2ª Turma, composta pelos ministros Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça. Possíveis recursos podem levar o caso ao plenário. A informação é do jornal ‘Metrópoles’.
Vale lembrar que em dezembro de 2023, o STF negou dar seguimento a recurso apresentado pelo Flamengo e confirmou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. Além disso, a polêmica Taça das Bolinhas, cedida ao primeiro penta nacional, seguiu com o São Paulo.
CBF RECONHECEU TÍTULO DO FLAMENGO, MAS SPORT RECORREU À JUSTIÇA COMUM
Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), especialista no esporte, reconheceu o Flamengo e o Sport como campeões brasileiros de 1987. Porém, insatisfeito com o resultado, o time pernambucano procurou o STF, ou seja, a Justiça Comum, para conquistar o direito de ser considerado o único vencedor daquele ano.
RELEMBRE 87
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcidas do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, com gol de Bebeto.
TAÇA DAS BOLINHAS
Além da disputa por 1987, o Flamengo entrou no recurso pela polêmica Taça das Bolinhas, cedida pela Caixa Econômica Federal ao primeiro time pentacampeão brasileiro. Dessa forma, o Mengão conseguiu o feito em 1992, após ganhar em 1980, 1982, 1983 e 1987. Porém, o clube paulista foi atrás do troféu alegando ter levantado o quinto título em 2007 e conseguiu êxito na Justiça.
Vai perder novamente, pq a ação ta mal feita. O Flamengo foi o campeao brasileiro, mas esta denominacao, é de exclusividade da cbf, que nao foi a organizadora do cameponato
Fala sério. Isso é passado, pouco ou nada importa, o que está precisando é o time jogar mais para vencer o atual brasileiro e outros campeonatos em andamento, pois com o futebol jogado atualmente isso não vai acontecer.
Sou capaz de apostar que os dois serão declarados campeões. Solução à moda LIESA, das escolas de samba kkkk. Não somos um país sério.
O presidente do Exxxxporte invadiu o campo declarando ele campeão num jogo que terminou empatado até nos tiros livres ou não