Racismo sofrido por Vinicius Jr foi tema do vestibular na Espanha
Vinicius Jr brilhou em campo na final da Champions League no último sábado (01), quando marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 do Real Madrid (ESP) sobre o Borussia Dortmund (ALE). Já fora dos gramados, o jogador revelado pelo Flamengo foi tema de provas na Espanha.
As provas de Avaliação do Bacharelado para Acesso à Universidade (EBAU) 2024, equivalente ao ENEM no Brasil, tiveram aplicação nesta semana. Entre os temas do exame avaliatiavo estava Vinicius Jr e os insultos racistas que o cria do Flamengo recebeu em diversos jogos na Espanha.
VINICIUS JR FOI VÍTIMA DE RACISMO EM JOGOS
Vinicius Jr se tornou alvo recorrente de racismo na Espanha, que ficaram ainda mais evidentes a partir de 2021. Um dos casos mais recentes, inclusive, foi na classificação do Barcelona às quartas de final da Champions League, conquistada sobre o Napoli (ITA). Na ocasião, os torcedores do rival do Real Madrid, atual time de Vini, cantaram: “Morra, Vinícius”.
O primeiro abuso racial vindo da torcida do Barcelona contra Vinicius Jr ocorreu em outubro de 2021. Na ocasião, o ex-Flamengo foi hostilizado em jogo no qual assumiu papel de protagonista pelo Real Madrid. Dessa forma, o caso chegou a ser denunciado pela direção de La Liga, mas ninguém recebeu qualquer punição.
VINICIUS JR SE DESTACA DENTRO DE CAMPO
Apesar dos casos de racismo, Vinicius Jr não abaixou a cabeça e está entre os favoritos a levar o troféu ‘Bola de Ouro’, que elege o melhor jogador do mundo. Além disso, o atacante se tornou o primeiro brasileiro a marcar gol em duas finais de Champions League. Por fim, superou Messi, sendo o atleta mais novo a balançar as redes em duas decisões do principal torneio europeu.