Pachuca, do México, foi o último time a se classificar
O novo Mundial de Clubes da FIFA, com 32 equipes, conheceu o 29o classificado no último sábado (02). Afinal, o Pachuca, do México, garantiu classificação no campeonato que terá o Flamengo. Assim sendo, restam três times para que o torneio conheça todos participantes.
A equipe mexicana se qualificou porque venceu a Copa dos Campeões da Concacaf 2024, ao derrotar o Columbus Crew (EUA), por 3 a 0, na final. Esse foi o sexto título do Pachuca na ‘Concachampions’, após levantar o troféu em 2002, 2007, 2008, 2010 e 2017.
VEJA OS 29 DOS 32 TIMES CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL 2025:
EUROPA
Alemanha — Bayern de Munique e Borussia Dortmund
Inglaterra — Chelsea e Manchester City
Portugal — Porto e Benfica
Espanha — Real Madrid e Atlético de Madrid
França — PSG
Itália — Inter de Milão e Juventus
Áustria — RB Salzburg
AMÉRICA DO SUL
Brasil — Flamengo, Fluminense e Palmeiras
Argentina — River Plate
AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE
México — Pachuca, Monterrey e León
Estados Unidos — Seattle Sounders
ÁSIA
Arábia Saudita — Al-Hilal
Coreia do Sul — Ulsan HD FC
Emirados Árabes — Al Ain
Japão — Urawa Red Diamonds
ÁFRICA
África do Sul – Mamelodi Sundowns
Egito — Al Ahly
Marrocos — Wydad Casablanca
Tunísia — Espérance
OCEANIA
Nova Zelândia — Auckland City
VAGAS RESTANTES
Dessa forma, faltam apenas três vagas para os 32 times do Mundial de 2025 serem definidos. Duas delas serão da América do Sul: uma para o campeão da Libertadores de 2024 e outra para uma equipe via ranking. Caso Flamengo, Fluminense, Palmeiras ou River Plate (ARG) vençam o continental, mais um clube avança pela pontuação da Conmebol.
Além disso, resta outra vaga a ser preenchida, para o país-sede, os Estados Unidos. A MLS, organizadora da competição local, ainda não definiu quem será o representante, mas a tendência é que seja o campeão de 2024. Há chance de ser, por exemplo, o Inter Miami (EUA), de Lionel Messi e Luis Suárez, que lidera uma das conferências neste momento.
MUNDIAL 2025
Nova competição da FIFA, o Mundial de 2025 tem o mesmo modelo da Copa do Mundo de seleções, afinal. Ou seja, 32 equipes, divididas em oito grupos de quatro, com os dois melhores se classificando para as oitavas de final, com mata-matas em jogo único. A competição está marcada para o período entre 15 de junho e 13 de julho.