Conselho Deliberativo do Flamengo deu ‘ok’ para a participação do clube no leilão de compra de terreno
O penúltimo passo está dado: o Conselho Deliberativo aprovou, nesta segunda-feira (29), a participação do Flamengo no leilão para a compra do terreno do Gasômetro, onde o clube pretende erguer o estádio próprio. No total, foram 602 votos a favor, 33 contra e quatro abstenções. Agora, o último e decisivo estágio acontece na quarta (31), às 14h30 (horário de Brasília), quando será aberto o leilão para o Mais Querido adquirir o espaço localizado na zona portuária do Rio de Janeiro.
Em evento marcado por protestos antes da reunião do Conselho Deliberativo, na Gávea, a maioria dos presentes aprovaram a participação do Flamengo no processo de compra do terreno do Gasômetro. Portanto, o clube se prepara para participar do leilão, no qual terá que desembolsar, no mínimo, R$ 138,2 milhões.
PREVISÃO DE INAUGURAÇÃO
Desse modo, o futuro estádio do Flamengo está previsto para ser inaugurado em novembro de 2029. Assim sendo, a arena do Mengão será erguida em uma área de 86.592,30 metros quadrados. Após a aprovação, o presidente Rodolfo Landim saiu pulando e cantou o hino do clube com apoiadores.
DETALHES DO LEILÃO
A Caixa Econômica Federal, dona do fundo de investimentos que tinha posse sobre o terreno do Gasômetro, tentou anular o leilão, mas não obteve sucesso. Após longo período de negociação, o banco e o Flamengo não entraram em acordo sobre a compra e venda do espaço. Desse modo, a Prefeitura do Rio de Janeiro entrou no processo e determinou a desapropriação do local.
Em edital publicado pelo órgão municipal, ficou determinado que o terreno necessariamente terá de ser uma praça esportiva, com capacidade mínima de 70 mil lugares. Porém, a ideia do Flamengo é fazer algo ainda maior, com aproximadamente 80 mil. O clube estima que a arena ficará pronta entre 2028 e 2029.
O ESTÁDIO
Segundo o presidente Rodolfo Landim, em recente entrevista, o estádio do Flamengo terá inspiração no Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund (ALE). Além disso, o mandatário pretende colocar ingressos mais acessíveis e sem cadeira atrás dos gols, simulando a “Muralha Amarela”, no caso, a rubro-negra, como acontece nos jogos do time alemão.
Parabéns Diretoria atual, desde de 2019 só alegrias, claro q há erros mas nem se compara com os acertos, o pior ano no futebol dessa atual diretoria foi 2023 e assim mesmo conseguimos 4 vices ( copa do Brasil, Recopa, supercopa, carioca) e ainda quase chegamos na ponta do Brasileirão, e agora nosso ESTÁDIO, show