Em entrevista recente, o técnico do Real Madrid (ESP), Carlo Ancelotti, disse que os participantes do Mundial de Clubes de 2025 vão receber 20 milhões de euros (R$ 115 milhões). Apesar da FIFA ainda não ter confirmado a cota dos participantes, há expectativa para que seja um valor considerado bom para o Flamengo, que jogará a competição. Porém, a entidade máxima do futebol está com um grave problema para arrecadar: não conseguiu fechar a venda dos direitos de transmissão.
A FIFA apostava em um acordo bilionário com a Apple para a exibição da competição. Porém, as conversas não avançaram e o Mundial de 2025 ainda não tem acerto neste sentido. Dessa forma, segundo a jornalista Raisa Simplício, a entidade abriu uma licitação para as empresas de mídia interessadas em transmitir os jogos.
O torneio é uma aposta da FIFA para realizar a principal competição de clubes do mundo. Atualmente, o posto é da Champions League, organizado pela UEFA. Porém, alguns europeus, como o Real Madrid (ESP), por exemplo, não tem mostrado muita empolgação com o Mundial. O treinador do time espanhol chegou a dizer que não iria participar, mas teve que se desculpar após ordem do clube.
Marcado para os meses de junho e julho de 2025, o Mundial de Clubes terá o mesmo sistema da Copa do Mundo de seleções. Ou seja, oito grupos de oito times, com os dois primeiros passando para as oitavas de final. O sorteio das chaves está previsto para acontecer em dezembro de 2024, já a bola vai rolar nos Estados Unidos em 2025.
Na segunda-feira (16), o Flamengo fez uma publicação nas redes sociais na contagem regressiva para o Mundial. “CLASSIFICADO! Vamos nos preparar para o novo Mundial de Clubes da FIFA! Nos vemos nos EUA!”, escreveu o Mais Querido, que tem vaga por ter conquistado a Libertadores de 2022.
EUROPA
Alemanha — Bayern de Munique e Borussia Dortmund
Inglaterra — Chelsea e Manchester City
Portugal — Porto e Benfica
Espanha — Real Madrid e Atlético de Madrid
França — PSG
Itália — Inter de Milão e Juventus
Áustria — RB Salzburg
AMÉRICA DO SUL
Brasil — Flamengo, Fluminense e Palmeiras
Argentina — River Plate
Restam duas vagas – campeão da Libertadores 2024 e um por ranking da Conmebol
AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE
México — Pachuca, Monterrey e León
Estados Unidos — Seattle Sounders
Resta uma vaga para o país-sedeÁSIA
Arábia Saudita — Al-Hilal
Coreia do Sul — Ulsan HD FC
Emirados Árabes — Al Ain
Japão — Urawa Red Diamonds
ÁFRICA
África do Sul – Mamelodi Sundowns
Egito — Al Ahly
Marrocos — Wydad Casablanca
Tunísia — Espérance
OCEANIA
Nova Zelândia — Auckland City