Notícias

Departamento médico, preparação física e mentalidade: os bastidores de sucesso do Flamengo no Mundial

Compartilhe

Flamengo conta com conjunto alinhado nos bastidores para Mundial de Clubes nos Estados Unidos


O Flamengo venceu o Chelsea (ING) no Mundial de Clubes se impondo e comandando grande parte do jogo. Para montar o time que chegou à vitória, Filipe Luís precisou de três fatores cruciais: Departamento Médico zerado, preparação física direcionada e confiança interna.

As vitórias de 2 a 0 sobre o Espérance (TUN) e de 3 a 1 contra o Chelsea garantiram o Flamengo como o primeiro do Grupo D no Mundial. Além da tática de Filipe Luís e da técnica dos jogadores dentro de campo, o Rubro-Negro contou com a eficiência do Departamento Médico, da preparação física e da mentalidade de confiança nos bastidores.

DEPARTAMENTO MÉDICO

Sob comando do Dr. Fernando Sassake, o setor conseguiu recuperar todos os jogadores do elenco para o Mundial de Clubes. Nicolás de la Cruz, com entorse no joelho, e Gonzalo Plata, com edema ósseo também no joelho, eram as preocupações do DM para a competição. Sendo assim, o setor de saúde manteve cautela nos tratamentos, mas conseguiu liberar a dupla — De La Cruz não jogou nas duas partidas por estar em recondicionamento físico.

Além de curar as lesões, o Departamento Médico do Flamengo também trabalha de forma preventiva. Isso porque, o setor conversa diariamente com os jogadores para detectar qualquer tipo de problema físico. Não à toa, a orientação interna no clube é de que os atletas relatem  todo e qualquer desconforto. Contudo, o caso de Plata com a Seleção Equatoriana foi o único ponto fora da curva recentemente, mas o DM já repassou os processos internos ao atacante.

PREPARAÇÃO FÍSICA

Diogo Linhares é o preparador físico na comissão técnica de Filipe Luís e o responsável por colocar em prática todo o plano da equipe. Desse modo, o clube analisou as métricas individuais e coletivas do elenco logo depois do último jogo no Brasileirão antes da viagem para o Mundial. Na sequência, o Flamengo montou treinos específicos para alguns jogadores, como Pedro, Alex Sandro, Arrascaeta, Danilo, Plata, Luiz Araújo, Viña e De La Cruz.

Plata ficou de fora da estreia contra o Espérance para estar em ótimas condições diante do Chelsea, com o clube pondo em prática a ideia de não colocar os atletas em risco. O mesmo aconteceu com De La Cruz, que está fora do DM e trabalha para recuperar o recondicionamento físico ideal. Enquanto isso, Luiz Araújo, Arrascaeta e Alex Sandro passaram por atividades direcionadas além das atividades padrões nos Estados Unidos.

CONFIANÇA

“A gente sabia que era possível fazer uma grande atuação”, disse Danilo, em entrevista depois da vitória sobre o Chelsea. De fato, a mentalidade nos bastidores do Flamengo é de que o clube não deixa nada a desejar em comparação com os europeus, desde a logística até a performance em campo.

Com Departamento Médico zerado, preparação física alinha e mentalidade definida, o Flamengo se classificou em primeiro do Grupo D com uma rodada de antecedência. Após vencer Espérance e Chelsea, o Rubro-Negro deve preservar alguns jogadores na partida contra o Los Angeles FC (EUA). Vale lembrar que o Mengo entra em campo contra os norte-americanos às 22h (horário de Brasília) desta terça-feira (24), no Camping World Stadium, em Orlando.

Já em primeiro do Grupo D, o Flamengo espera a definição do Grupo C para saber quem enfrenta às 17h (horário de Brasília) do domingo (29). Bayern de Munique (ALE), Benfica (POR) ou Boca Juniors (ARG) vão aparecer no caminho do Rubro-Negro no Hard Rock Stadium, em Miami.

Notícias recentes

  • Destaque

Jogador do Flamengo é o único remanescente de último jogo do Brasil x Egito, em 2011

Há 15 anos, o Brasil enfrentava o Egito com Alex Sandro em campo; times se…

06/06/2026
  • Notícias

Ex-técnico do Flamengo ‘quebra as redes sociais’ após derrota do Haiti, rival do Brasil na Copa do Mundo

Atual treinador do Peru, Mano Menezes venceu o Haiti nesta sexta-feira (05) Segundo adversário do…

06/06/2026
  • Notícias

Copa do Mundo: campeão brasileiro pelo Flamengo sugere comemoração lendária para Endrick

Vencedor do Brasileirão de 1987, Bebeto deu dica para Endrick antes da Copa do Mundo…

06/06/2026
  • Notícias

Com Carrascal, Colômbia enfrenta Jordânia em amistoso pré-Copa; saiba onde assistir

Colômbia x Jordânia acontece às 20h (horário de Brasília) deste domingo (07) A Colômbia encara…

06/06/2026
  • Notícias

Com Salah, veja provável escalação do Egito para jogo contra o Brasil hoje

Egito chega com força máxima para encarar o Brasil Brasil e Egito se enfrentam neste…

06/06/2026
  • Destaque

Jogo do Brasil x Egito vai passar na Globo?

Brasil x Egito acontece a partir das 19h (horário de Brasília) deste sábado (06) O…

06/06/2026