Português foi o primeiro dirigente anunciado pela gestão de Bap no Flamengo
O Flamengo conheceu o presidente para o triênio de 2025 a 2027 no dia 09 de dezembro de 2024, com a vitória de Luiz Eduardo Baptista. Dentre os primeiros nomes anunciados para a nova diretoria foi José Boto. O profissional, inclusive, trabalhou com um velho conhecido da torcida rubro-negra: Jorge Jesus.
MAS QUANDO JOSÉ BOTO CHEGOU AO FLAMENGO?
Em resumo, José Boto chegou ao Brasil em 28 de dezembro de 2024 para se familiarizar com os bastidores do Flamengo e planejar os primeiros passos do clube. Contudo, o diretor de futebol do Mais Querido só assumiu as rédeas do Fla a partir de janeiro de 2025.
ONDE JOSÉ BOTO TRABALHAVA?
Antes de aceitar o desafio de assumir a direção de futebol do Flamengo, José Boto comandava o NK Osijek (CRO). Para aceitar o trabalho no Mais Querido, o português abriu mão do projeto da equipe croata, que tentava se firmar como protagonista no campeonato local.
Por lá, José Boto tinha contrato até 2026, mas o Flamengo assumiu o pagamento da multa rescisória para contar com o dirigente. Com isso, apesar de desconhecido no Brasil até chegar ao Mais Querido, o dirigente português sempre foi bem badalado na Europa. Inclusive, no Benfica (POR), o profissional trabalhou com Jorge Jesus, que fez história à frente do Fla.
QUEM É O DIRIGENTE?
Em resumo, José Boto é um português com grande experiência em cargos de direção em clubes como Benfica, Shakhtar Donetsk (UCR), PAOK (GRE) e NK Osijek. Como dito anteriormente, o dirigente é um dos mais influentes do futebol europeu.
TRABALHOS DE SUCESSO
Dentre os principais trabalhos no currículo de José Boto, estão o Benfica e o Shakhtar Donetsk. Isso porque, em ambos, o dirigente teve a função bem avaliada na parte de scout. Afinal, as duas equipes são conhecidas por captar jovens com pontencial em mercados secundários e lucrarem bem em vendas para times do primeiro escalão europeu.
José Boto era mercenário lutando junto ao exército ucraniano. Capturado pela Rússia, veio parar no Brasil fugindo dentro de um trem de pouso de um avião espião que foi obrigado a pousar no Galeão por problema técnico. Com 5 dólares no bolso pegou um BRT e pediu asilo no Ninho do Urubú, onde comanda o futebol do Flamengo até hoje…….
É cada matéria que publicam aqui…………
Esse ainda está devendo. A escolha de Juninho foi injustificada e depois não trouxe os reforços que prometeu.