Salve, salve Nação mais linda do mundo!
Retorno a este espaço democrático para tratar de mais um assunto polêmico e cheio de opiniões divergentes: as idas e vindas de nosso garoto Willian Arão.
O rapaz começou causando excelente impressão já na polêmica saída do Botafogo (cujo imbróglio se arrasta até hoje, sem previsão de término – onde a cachorrada quer morder uma grana firme do nosso todo-poderoso novo-rico Mengão) mostrando que é um atleta de atitude, firme defensor de seus pontos de vista.
No campo, estreou no Mais Querido jogando com a qualidade que já apresentava no time de General Severiano e começou a destacar-se e evoluir no elenco mais qualificado do Rubro-Negro carioca. Não obstante a estes fatos, foi brindado com a braçadeira de capitão após a saída (Deus salve Rodrigo “Mito” Caetano!) do Pseudo-Culto Wallace (só em escrever esse nome me causa urticária rsrs).
A partir da envergadura da braçadeira seu talento aflorou de vez! Não sentiu o peso da tarja capitanesca cuja qual incomodaria sobremaneira alguns jogadores mais cascudos. Muito pelo contrário, passou a atuar de forma categórica e com a mais excelência que outrora fizera. Encarnou o rubro-negrismo clássico brindado-nos com belíssimas atuações e tornando-se, em pouco tempo, um dos protagonistas do time e, para muitos (me incluo entre eles), o TERMÔMETRO do Fla em campo.
Pois bem, eis que surge o primeiro jogo contra seu antigo clube. O dérbi gerou a expectativa exacerbada de que ele pudesse continuar a exibir-se de modo eloquente, mas o rapaz então, a partir desta peleja, deu início à sua fase de maior instabilidade vestindo o MANTO SAGRADO. Fase esta que teima em não ter fim. Neste jogo, especificamente, Arão não disse a que veio. Escondeu-se algumas vezes, errou a maioria dos passes e da escolha das jogadas. A partir daí, não vem repetindo as atuações absurdamente positivas do começo do ano, embora não esteja tão abaixo da média a ponto de solicitarmos a sua substituição (é a velha máxima: cobramos de quem sabemos que pode entregar mais!). Nosso querido volante, infelizmente, tem oscilado bastante, indo bem em alguns certames e jogando mal em outros.
A partir destes relatos podemos concluir que o rapaz está numa fase, digamos, pouco iluminada. E acho que há motivos bem sustentados para essa queda de rendimento.
Primeiramente devemos destacar que, antes dos reforços desembarcarem, ele carregava o status de estrela da companhia Flamenga. Esse título simbólico ruiu ao longo da chegada de companheiros mais qualificados e experientes cujos quais, além da contribuição positiva na divisão dessa responsabilidade, ofuscaram o brilho e tomaram de assalto o precoce protagonismo do nosso camisa 5.
Podemos, também, colocar na conta da oscilação a dor de cabeça envolvendo a disputa judicial com o Botafogo, embate este que acaba tirando, mesmo que indiretamente, o foco inabalável e irrestrito ao trabalho exclusivamente dentro das quatro linhas.
Ainda existe o fator campo. Com a chegada dos novos companheiros, sua responsabilidade em decidir os jogos diminuiu drasticamente (algo positivo, pois tira-lhe a pressão), além de haver uma sutil mudança em seu posicionamento tático, com maior ênfase na responsabilidade defensiva em detrimento à sua pujança ofensiva. Além do mais, ultimamente, ele tem estado, digamos “ligeiramente sobrecarregado”, devido à necessidade de cobrir os espaços deixados pelo consagradíssimo, inexpugnável, intransponível e insubstituível Massaraújjjjjj que com o seu potente cerca-lourençismo, em tempos recentes, já não justifica ser a primeira escolha do Zé Ricardo entre os titulares (sim meus caros, deixemos para debatermos a filosofia Zé-Ricardiana em posts futuros). Neste momento do ano, atuando ao lado de jogadores como Diego, o garoto naturalmente inibe-se em tentar arremates de fora da área, arremates que tanto fizeram bem ao Mengão e ao ego do nosso qualificado volante, onde o adversário era invariavelmente surpreendido. Faço votos de que ele leia esse post e volte a arriscar mais vezes.
Sim! Claro! Óbvio! Sabemos do imenso potencial do garoto. É enorme, gigantesco! Mas tenho a certeza de que, com sua inteligência acima da média, Arão achará um melhor posicionamento para render muito mais do que atualmente vem entregando, oscilando o nível de suas atuações em demasia de uma partida para a outra. Assim fazendo, o moleque continuará agradando e cada vez mais encherá de orgulho o exigente coração do torcedor rubro-negro, caindo de uma vez por todas nas graças da MAIOR E MELHOR TORCIDA DO MUNDO.
Por isso lhes digo: EU ACREDITO NO ARÃO! E a Nação pode esperar! A fênix está ressurgindo (não que já tenha virado pó – de maneira alguma!). Mas tenho a certeza absoluta de que nos aguarda um futuro breve fantástico! Sensacional!
E extraordinariamente belo!
O FLAMENGO SIMPLESMENTE É!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!
Fabio Monken
Concordou? Ótimo!
Discordou? Excelente também!
A troca de ideias continua sendo EXTREMAMENTE SALUTAR!
Deixe seu comentário abaixo.
Compartilhe com a galera!
Macumba de botafoguense explica a queda de rendimento.
kkkk boooa Duanny. TMJ!!! SRN!!!
Mas nosso santo é São Judas!!! Somos mais fortes rsrsrs
Não está sendo o cara que decide os jogos como foi no início do campeonato, mas tb não acho que está jogando mal como pintam.
Concordo! Ele continua marcando muito, parece mais preocupado em marcar que criar, o que acho bom, fora o desgaste que é normal….se não me engano é um dos melhores roubadores de bola do campeonato!
Exatamente Thiago. A estatística está certíssima. Mas que poderia estar surpreendendo com aquelas chegadas à la Elias e seus potentes chutes de fora da área… ahhh podia né???
Obrigado por nos acompanhar. SRN!!!
Ele ainda n encontrou o “meio termo”… Na época do muricy ele subia muito e agora sobe pouco… Mas ainda prefiro o Arão que sobe menos RS… Claro que se ele começar a subir mais e no momento certo vai ser ótimo!!!
O Arão tem que evoluir taticamente. No decorrer das partidas, ele não consegue ter o bom senso da hora em que tem que recuar, cobrir espaços, e do momento de procurar o jogo ou atacar os espaços vazios. Também custo a acreditar que nas saídas de bola seja recomendação do Zé Ricardo, ele deixar a bananosa nos pés do Márcio Araújo e se esconder na marcação adversária… Potencial ele tem, mas falta essa inteligência tática. Senão é melhor jogar como um terceiro homem de meio-campo, que parece mais o seu estilo de jogo natural.
Sim Fabio, mas tenho certeza que essa evolução tática chegará. O Arão ainda é novo, e essa maturidade tática só se adquire com o tempo. E jogando em alto nível, coisa que o Mengão só vem fazendo no segundo semestre.
Grande abraço.
elias com uma perna só é melhor que ele,que as vezes parece sem sangue nas partidas,de uma falta de espirito rubro-negro que da dó.
Quem era o maior ladrão de bolas de 2009 era Willians do Flamengo e agora Willian Arão , não falo mais nada..
Sim ele é. Ele tb faz uma boa distribuição de jogo e não erra tantos passes como falam.
Concordo com vc Felipe. É o q eu disse no post. E a tendência é cobrarmos mais de quem esperamos que pode nos dar mais.
Continue nos acompanhando e muito obrigado por participar.
Grande Abraço. SRN!!!
Sinceramente, eu acho que ele não está jogando bem. Não é só uma fase pouco iluminada. As últimas partidas em que o Zé substituiu o Márcio Araújo, poderia inclusive tê-lo substituído que teria o mesmo efeito para o time. Os adversários já perceberam que não precisam marcar exatamente a saída de bola do Flamengo, criam um paredão e deixa a defesa sair jogando. Essa transição está horrível da defesa para o ataque. O Márcio Araújo é pouco qualificado, e o Arão está se escondendo nessa fase do jogo. Contra o Vitória, se ver o VT da partida, pode observar que em algumas ocasiões o próprio Diego vem tentar buscar o jogo e ajudar nessa transição, enquanto o Arão se posiciona praticamente como um armador esperando a bola. Esse tipo de posicionamento na partida, está matando seu futebol e prejudicando muito o jogo do Flamengo. No ataque o Flamengo consegue manter a bola, mas passar da defesa para o ataque está impossível, muitas vezes o Rafael Vaz é obrigado a rifar a bola. Além da lentidão, permitindo a defesa adversário se posicionar. Mesmo assim, entre tirar o Marcio e o Arão para melhorar essa deficiência no jogo do Flamengo, apostaria em manter o Arão e sacar o outro.
Concordo Xará! Acho que o Zé poderia dar uma chance ao Cuellar…
Quem sabe?
Grande abraço e obrigado pelos comentários TMJ!!! SRN!!!
Sim, aproveitando o poder de marcação demostrando pelo Arão, talvez fosse o momento de fixar ele de primeiro volante, até usando esse passe bom que ele tem e dessa forma obrigar ele em ajudar na saída de bola. Desse jeito, abre uma oportunidade para o Cuellar ou Mancuello de segundo volante. Acho que seria interessante. Inclusive contra a Ponte Preta, o Márcio Araújo foi sacado e entrou o Mancuello, solucionando esse problema, e o Arão atuando como o volante mais recuado, dando mais volume de jogo para o Flamengo. No esquema atual, é crucial essa bola sair com qualidade e com velocidade da defesa para o ataque, porque jogamos com 2 pontas, que são pouco acionados porque essa lentidão os deixa sempre marcados por 2 ou 3.
Exatamente. Rapidez na saída de bola é fundamental. Ainda mais agora com o Diego, que já sabe o q vai fazer quando recebe essa bola.
SRN!
Se estiver ganhando,ponho o Cuellar no lugar dele..Se estiver perdendo,vou colocar o Arão de primeiro volante e coloco talismã Fernandinho e tiro massaraujo
Tipo isso…
Quando você citou essa questão da dificuldade de fazer a transição da defesa para o ataque lembrei do trio MA, Wallace e PV. O primeiro pegava a bola e nem se interessava por quem tava na frente, o segundo, exercendo o papel de “líder” já apontava pra trás e gritava pra atrasar a bola, e o goleiro medroso e sem habilidade alguma com os pés já metia um chutão, mesmo com o adversário a 10 metros de distância. Que bom que passou!
Sobre a dificuldade que ainda existe (porém menor), concordo com as suas sugestões.
SRN!
Eu acredito que com a chegada de jogadores ofensivos, seja uma opção do nosso técnico de mantê-lo mais no setor defensivo e recompondo as jogadas por causa da sua qualidade no passe. Na fase ofensiva do Arão, não contávamos ainda com o Diego, estavamos recebendo o Mancuello no time. Estávamos reféns de seus passes na parte ofensiva do campo e suas finalizações, coisa que hj em dia temos o camisa 35 que tem característica de chute a distância e passe para os nossos velocistas… Então eu acho que foi questão de tática. Cada um na sua função! Mas eu gostava muito mais quando ele subia para o ataque a fazia o elemento surpresa principalmente pela sua qualidade! SRN!!!
É isso aí Paulo. Tb acho que ele pode e deve continuar sendo aquele elemento surpresa de antes.
Obrigado por participar.
SRN!!!
Nos últimos jogos ele deu uma subida de nível nas suas exibições, porém como já foi apontado, não é mais o mesmo. Pode ser que nos jogos futuros ele volte a destruir.
É o que todos esperamos, né João? Pelo bem do nosso Mengão.
TMJ!!! SRN!!!
Minha peça fundamental.
É a principal diferença do Ze Ricardo em relaçao ao Muricy, soube posiciona-lo corretamente, traz uma qualidade na saida de bola e desarme, é o jogador que mais desarma no brasileiro, oscila um pouco por estar em um grande clube e com muita pressao. Os unicos que questionam a sua escolha sao os torcedores do flamengo, ele esta em todas seleçoes do brasileiro escolhidas por jornais ou sites. É o melhor jogador do Flamengo no campeonato e se marcar melhor pode se tornar uma excelente primeiro volante.
O Arão é a conhecida grata surpresa, ja olhava ele atuando no bota e imaginava ele no nosso meio, que bom que veio e por um ótimo custo benefício, nossa melhor contratação do ano.
Arão jogava com uma categoria fora de série com a braçadeira,parecia que ele percebia que nesse momento ele era um lider e que todos observaria ele, quem inventou de tirar a braçadeira dele? Foi uma bola fora.
O momento dele caiu por questões tática, hoje o Diego comanda boa parte das ações no meio, antes era dele essa função, hoje ele precisa cobrir as péssimas atuações que vem tendo o Marcio Araujo, a saida desse serzinho vai fazer ele crescer um pouco. Emfim é um dos jogadores que eu mais me indentifiquei no Mengão, o Wilian Arão.
Menos..muito menos.
É um bom jogador. Ponto !
Negativo irmão. Os despautérios das críticas, só se apequenam com toques de moral como esses. Vlew galera tmj sempre
André Luiz de Freitas Castro vai apitar a final quarta-feira, árbitro intimidador com pouca experiência. Preparem-se para fortes emoções!
Por favor tirem o caramujo.
Pode ter caído de rendimento mas é o melhor em termos de desarmes no Brasil.
Só pode ser Brincadeira isso cara , dps aqui os caras me chamam de vascaíno de corneteiro e de não sei la o que , quando eu digo a vdd , meu deus.