Visitantes nesta quarta-feira, quando enfrentam a Universidad Católica, em Santiago, os rubro-negros estão em casa na capital chilena. Sócios do Club Deportivo Flamengo, equipe amadora inspirada no primo rico do Brasil, receberam os flamenguistas com churrasco e muita festa. Até samba e transporte foram garantidos pelos anfitriões aos flamenguistas brasileiros.
“Yo me enamoré”
Fundado por jovens do bairro Lo Prado em 31 de agosto de 1970, conforme revela sua bandeira, o Deportivo Flamengo intensificou a relação com o clube que o inspirou principalmente no ano passado, quando o colecionador de camisas Bruno Nin foi ao Chile assistir à vitória por 1 a 0 sobre o Palestino. A partir dali nasceu a Fla-Chile, e brasileiros e chilenos passaram a se comunicar via Whatsapp. Nesta quarta-feira, a torcida virou embaixada do Flamengo oficialmente.
– A organização nasceu quando fomos ao jogo entre Flamengo e Santos, na penúltima rodada do Brasileirão, no Maracanã. Fomos recebido por Bruno Nin, que nos convidou. Estivemos com ele, com a Raça e com a Urubuzada. O mínimo que poderíamos fazer era receber a torcida do Flamengo com muito amor e muito carinho. Tivemos uma surpresa ao sermos homenageados e oficializados como a nova embaixada do Flamengo no Chile – afirmou Francisco Pancho, um dos líderes da Fla-Chile.
Pancho também explicou o que cantavam os rubro-negros chilenos durante a festa e arriscou um placar para o duelo com a Católica.
– “Yo me enamoré, de Flamengo me enamoré” (Eu me apaixonei, pelo Flamengo me apaixonei). Nasceu de uma paixão. Como falam em raça, amor e paixão, para nós é o mesmo por aqui. E o palpite para hoje é 3 a 0, dois de Guerrero e outro do Diego.
“Só o Flamengo”
Eduardo Bandeira de Mello resumiu como única a alegria de ver chilenos, mesmo sem vínculo algum com o Brasil, escolherem o Flamengo como time de coração.
– Foi emocionante. Difícil imaginar que a milhares de quilômetros de distância há tantos rubro-negros apaixonados como nós e que cultivam essa paixão há várias gerações. Só o Flamengo mesmo para me proporcionar uma alegria dessas – afirmou Eduardo Bandeira de Mello, presidente rubro-negro.
Pagode e ônibus para os brasileiros
– O Bruno (Nin) veio aqui contra o Palestino e conheceu o Francisco, um dos líderes da Fla Chile junto com o Teo. Eles foram contra o Santos no Maracanã, conheceram a Gávea, e essa relação estreitou. Assim que a tabela foi divulgada, a união cresceu. Montamos um grupo no Whatsapp há um mês, e eles organizaram esse churrasco. Vamos sair com ônibus daqui, tudo na maior alegria e na maior emoção. Só vivendo para saber. Toca pagode, toca samba. Uma sensação incrível – afirmou Daniel Silva, presente no churrasco de confraternização.
Estudante de direito da Uerj, Vitor Hugo, outro dos que foram à festa, disse ter se sentido como um jogador rubro-negro diante de tanta hospitalidade por parte dos “hermanos chilenos”.
– Parecia que éramos o próprio elenco, os próprios jogadores. Fomos festejados por sermos cariocas e do Brasil. Os caras fizeram questão de oferecer um churrasco para nós, é um momento histórico para eles de nos receber e receber o Flamengo. Mostra a força do Flamengo.
Além de Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo esteve representado na festa por seu diretor geral, Fred Luz, e o vice-presidente do clube, Maurício Gomes de Mattos, responsável pela oficialização da embaixada Fla-Chile.
Se houve grito de torcida chilena do Flamengo, os tradicionais dos rubro-negros brasileiros também não faltaram.
A bola rola para a partida às 21h45 (de Brasília) em San Carlos de Apoquindo, no Chile
UNIVERSIDAD CATÓLICA X FLAMENGO
Data: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Local: San Carlos de Apoquindo, Santiago
Flamengo: Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Romulo, Willian Arão e Diego; Berrío (Gabriel); Everton e Guerrero
Universidad Católica: Toselli Espinoza, Kuscevic, Lanaro, Parot, Fuentes, Kalinski Fuenzalida, Buonanotte, Noir e Santiago Silva
Árbitro: Diego Haro (PER) auxiliado por Coty Herrera (PER) e Jorge Luis Yupanqui (PER)
Cada vez mais orgulho de ser Rubro Negro,
Isso é FLAMENGOOOOOOOOOO.
Seja Na Terra, Seja no Mar, a paixão rubro-negra em todo o lugar!!!!
Isso expande o Flamengo, a torcida crescendo no continente, faz com que o time se sinta em casa vendo um apoio, mesmo pequeno, pode fazer com quem está em campo dar um gás a mais!
Nem melhor nem pior, apenas o Maior do Mundo!
Que maravilha, muito bacana essa atitude, a galera tem que se mobilizar e retribuir quando vierem para o jogo de volta, seria muito legal oferecerem até hospedagem em suas casas, seria uma despesa a menos para a Fla-Chile.
SRN
Só no Chile o Flamengo já tem mais torcedores que o Botafogo no Brasil inteiro.. kkkkk
Será? Tem que fazer primeiro o teste da sombra do poste… &;-D
Programa Sócio Torcedor e minhas estimativas.
Tivemos uma explosão positiva no mês de março com a Libertadores e abertura do Maraca.
No início do ano estávamos com menos de 60 mil…
E houveram vários dias em janeiro que o crescimento foi negativo ( redução no número de sócios ).
Minha projeção pessoal é a seguinte POR BAIXO no fim do ano 100 mil.
Minha projeção pessoal é a seguinte MUITO provável de +/- 105 mil.
Minha projeção pessoal é a seguinte MUITO otimista de +/- 115 a 120 mil.
Esses são números projetados que eu apostaria… entre 100 a 120 mil ao fim do ano.
Números esses que dependerão das seguintes variáveis:
-Onde jogaremos.
-Nosso aproveitamento nos campeonatos.
-Alterações mais atrativas para engajamento OFF Rio no Programa.
Grande abraço !!!!