Uma das principais revelações do Flamengo nos últimos anos, Samir deixou o clube em dezembro de 2015 para defender as cores da Udinese, da Itália. Por ter ido muito novo, aos 20 anos, o jogador acabou emprestado ao Hellas Verona. Na temporada passada, enfim, vestiu a camisa da Udinese. E fez uma grande temporada de estreia.
Em entrevista exclusiva ao FOXSports.com.br, o defensor falou sobre a experiência no exterior. Atuando como lateral-esquerdo, Samir explicou a nova função que vem exercendo. Gostu, pois teve mais liberdade para jogar. No entanto, fez questão de deixar claro que continua sendo um zagueiro, apenas atuando um pouco mais aberto:
“Eu sou um defensor. Eles costumam jogar com uma linha de quatro jogadores. Meu primeiro pensamento e defender. Quando aparece alguma oportunidade, de andar para frente, eles me deixam tranquilo. Mas sei que minha responsabilidade é de defender primeiro. Contra a Inter, eu tive a oportunidade de fazer a jogada do gol. Fico feliz de ter me adaptado bem à lateral. Mas deixo claro, sou um defensor que jogo pelo lado esquerdo”, afirmou.
Com 21 jogos na temporada pela Udinese, Samir teve pela frente muitos craques do futebol mundial. Dybala, Higuaín, Icardi e Mandzukic foram alguns dos atacantes que precisou se esforçar para marcar. Só que o jogador que mais tirou o sono do ex-Flamengo não foi nenhum astro, que, segundo Samir, na gíria do boleiro, não deitaram em cima dele:
“Sem meter marra, eu fui bem com todos os atacantes que joguei contra. Mas o mais difícil, que me deu mais trabalho, foi Suso, do Milan. No jogo contra eles, vencemos por 1 a 0, mas tive que correr bastante na hora de marcar”.
Outros trechos da entrevista:
Adaptação:
Foi maravilhosa. Seja com a cultura, com o clima. Arranhava já um pouco de italiano, pois minha mãe falava. Hoje já consigo conversar com todo mundo de forma tranquila.
Ajuda de brasileiros:
Tive alguns no time e isso, para quem está chegando de fora, é muito importante. Queria agradecer muito o Romulo Caldeira, que ainda está no Verona, e o Claudio Winck. Eles me ajudaram bastante.
Treinamento na Itália:
É muito diferente. Na Itália, quando se joga domingo, segunda é folga, na terça tem trabalho físico, mesmo na metade da temporada. Aqui (no Brasil), isso não existe. É muito difícil fazer trabalho físico. Por conta desse calendário que não dá. Lá, como tem semana cheia, fazemos sempre.
Jogos do Flamengo:
O fuso não ajuda muito. São cinco horas. Quando o jogo é à noite, fica um pouco difícil. Jogo domingo, à tarde, consigo ver bem o Flamengo. Quando é possível, vejo.
Fonte: Fox Sports
Sei que foi necessária a venda, mas, imaginem Réver(Rhodolfo) e Samir…..Está fazendo falta.
Mas ele vivia machucado aqui…
Achei o trecho sobre treinamento na Itália bem explicativo. Além disso, temos uma das melhores estruturas do país, mas será que temos os melhores profissionais ? Lá, Samir joga numa posição que exige MUITO do físico e é titular.
Aqui nao e italia e nao temos as coisas que ele fala que tem la, entao ia continuar machucado.
Thiago será que aqui não temos as coisas que tem lá na Itália?
Ou será que é porque aqui ele não se dedicava aos treinamentos, como ele supostamente faz lá na Udinese?
Se for isso e pior ainda, ai que nao quero que volte mesmo.
Rapaz olhando a quantidade de falhas dele no Flamengo no periodo 2014 – 2015, que foi efetivamente quando ele jogou, te falo uma coisa: jogador fraquissimo.
Jogou com perebas, é verdade, mas não se destacou em momento algum.
Quando saiu, mal tínhamos CT…..Enfim, SRN.
Não fala isso não……..
Samir foi bem na Udinese , mesmo jogando mais na esquerda
Esse merece, excelente jogador, lembro que quem o bancou foi o Jaime, pena que o Flamengo nunca soube trabalhar as jovens revelações.
Engraçado que aqui só vivia bichado
Interessante a parte que ele falou sobre o “trabalho físico”, que lá é feito até no meio da temporada e aqui NÃO ecxiste.
O CARA CORRIA POR TODO MUNDO NA LATERAL EQUERDA ERA O ANDRE SANTOS OU JOÃO PAULO, ARMEIRO, É PIOR ERAM SEUS COMPANHEIROS DE ZAGA, WALLACE, GUSTAVO GELADEIRA, MARCELO QUE DEUS O TENHA, E CHICÃO, SE, CONTAR NÃO TINHAMOS CT, FALADOR VC MESMO NÉ…
Ou então pq vivia na noitada ,não saia do Barra Music…aí na hora de treinar se machucava
O Samir era o rei das pixotadas no Flamengo.
Me explique uma coisa: qual a relação que tem entre ele jogar com os cabeças de bagre que voce citou acima e a sua permanencia constante no Departamento médico?
isso sem contar que quando entrava em campo era um festival de gols contra , penaltis ridiculos, timing de bola errado……
Ainda tem mais: JOGAR NO “PODEROSO” UDINESE (ESTÁ NA PROXIMA CHAMPIONS???) É UMA COISA = SEM GRANDES COBRANÇAS.
JÁ AQUI NO MENGÃO O PAPO É BEM DIFERENTE..
a relação e de esforço se vc não sabe correr além do limite se doar como ele fazia. e ainda acrescento o trabalho muscular nele foi mal elaborado…na Udinese ele chegou acima do peso. outra em qualquer lugar. a cobranças; lá ele foi cobrado muito para ser titular. pois não havia vagas para ele na zaga..seu esforço fez o técnico da um jeito pra que ele jogasse se vc não acompanha o futebol italiano..nem me venha com lorota. ..lá a cobrança é muito grande principalmente por ser o clube do galo ídolo da torcida…leia só mais um pouco sobre a Udinese aí vc né vem falar de cobrança…pra finalizar vc deve ser daqueles que odeia jogador da base
A cobrança na Udinese é muito grande?????
Fora a Juventus qual clube italiano, atualmente, está em boa fase?
E por ultimo: voce é parente / procurador / agente do Samir?
Poha era apenas um mlk mesmo assim era melhor que todos nossos zagueiros.
Com um elenco forte e o time jogando por música, ficaria muito mais fácil para as joias da base se firmarem…
A cobrança seria muito menor…
O problema é que nesses anos de má gestão no Fla, a molecada só entrava em furada, tendo que decidir… Aí a pressão era gigante…
VJ, por exemplo tem dado sorte de dividir a responsabilidade com outros que foram contratados para resolver…
Se fosse em outras épocas, já estariam pedindo banco pro moleque…
O problema MAIOR é que essa garotada era uma merda…….
Jogadores mimados, cheios de mimimi e que no final das contas não jogavam nada…..
sempre foi um excelente zagueiro pena que se machucava muito as vezes ate pela precariedade da estrutura que agente tinha naquela época. Sucesso Samir.
Mas quantos zagueiros aqui no Brasil tinham a mesma estrutura e não se machucavam tanto???
Para mim esse rapaz não se aplicava aos treinamentos aqui no Mengão.
exatamente!
Não era somente ele que vivia machucado, naquela epoca VARIOS jogadores viviam se machucando, até o Everton que nao tem costume de ter muitas contusoes. Nosso DM era uma piada, nao tinha nem maca no ninho do urubu, teve um treinamente que o Paulo Victor foi carregado num carrinho de entulhos.
Samir joga MUITO, foi muito bem na Udinese e já é cogitado nos grandes times da Italia.
O Everton não tem costume de ter muitas contusões???
Então estamos acompanhando outro jogador…..
À meu ver, foi a pior venda que o Flamengo já fez. Pela juventude e firmeza, deveria ter sido vendidor por um valor muito superior. Sem contar que quando foi vendido, ficamos sem zagueiros! Mas infelizmente, o Flamengo não vivia um momento bom na época e as suas lesões também tiraram um pouco do seu valor geral. &;-D
Ednei , voce é um comediante………
Juventude ele tinha, MAS, firmeza????
Me lembro até hoje daquele escorregão na Libertadores/2014 e da “bela” partida que fez contra o Palmeiras no BR 2015, com direito até a gol contra.
E as demais partidas? &;-D
Quais????
Nunca vi esse rapaz fazer uma partida razoavel….
Luis Paulo Pinheiro, você é um fanfarrão. Vai torcer pro vasco.
Por isso que o nivel do futebol do Flamengo nunca melhora.
A torcida sempre supervaloriza jogadores absolutamente comuns.
Lembro do Diego Mauricio, do Adryan, teve gente que defendeu até o Negueba.
Quanto ao Vasco eu acho que torcer para um clube que tem um dirigente como Euvirus, …não preciso dizer mais nada….
e escorregão é culpa do jogador?????
típica analise de quem nao entende nada de futebol.
E logico que apenas o escorregão não é culpa do jogador.
Mas é um conjunto de fatores que me fazem criticar as atuações do “genial” Samir.
No caso do escorregão como ele era um zagueiro muito incompetente ainda teve o azar de sofrer aquele escorregão e MAIS uma vez prejudicar o time..
Luis Paulo tem Alzheimer só pode… melhor zagueiro revelacao de 2013
Não tenho Alzheimer, Pablo.
É só voce acompanhar algumas partidas do Flamengo no periodo em que o Samir atuou e tirar suas proprias conclusões……
Deixo aqui mais 02 jogos em que ele atuou muito “bem”:
– Cruzeiro 1 x 0 Flamengo – Brasileiro / 2015 – quem falha ao não interceptar o escanteio do time azul?
– Galo 4 x 1 Flamengo – Brasileiro /2015 – tá certo que o falecido Marcelo fez um golaço CONTRA, mas, quem falha nos 02 (dois) gols de cabeça do zagueiro Jemerson do Galo?
Sim, ELE, o “possante” Samir.
Acho que o momento era de sanear as dívidas,era o melhor zagueiro, mas ele nos ajudou tecnicamente e mais ainda financeiramente.
Se ele tivesse ficado, talvez não tivéssemos os problemas de zaga no início de 2016, o Muricy poderia ter conduzido o seu trabalho melhor. Quem sabe? &;-D
Esse cara possui um futuro extremamente promissor. Fla deu bola fora ao negociar tão cedo.
Nossa torcida é muito impaciente, tavam pegando no pé do Samir.
Quero MUITO ver ele com o manto novamente