Ainda quando era comandada pelo Botafogo, em 2016, a Ilha do Urubu —antes Arena Botafogo— recebeu cerca de 117 mil pessoas sem o alvará de ampliação, segundo a Secretaria Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do município do Rio de Janeiro.
Alugado pelo Flamengo à partir do dia 1 de janeiro de 2017, o estádio passou a ser do Flamengo e recebeu o nome de Ilha do Urubu, votado pelos torcedores em rede social.
Ao blog de Mauro Cezar Pereira, o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) justificou a demora na aprovação do estádio para o Flamengo via e-mail, enviado em 31 de maio às 18h16: “O tempo de tramitação dos projetos de segurança contra incêndio e pânico pode variar por inúmeros motivos. No caso específico, a obra foi executada em desacordo com o projeto apresentado e aprovado pelo CBMERJ. Por conta disso, a autorização definitiva só foi emitida após as correções necessárias“.
Os bombeiros acrescentaram que “para a atividade em questão (estádio de futebol), além da documentação regular exigida pela corporação, é necessária a emissão de um documento específico para atender o Estatuto do Torcedor“, cuja regularização se dá em quatro etapas: Apresentação do projeto de segurança contra incêndio e pânico pelo responsável da edificação ao CBMERJ, emissão de um Certificado de Aprovação (CA), emissão de um Certificado de Registro (CR), documento anual obrigatório e o Laudo de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (LPCI).
O primeiro jogo da Ilha do Urubu aconteceu no dia 14 de junho, contra a Ponte Preta. Réver marcou um dos gols da partida. O Flamengo volta a jogar na Ilha do Urubu na próxima quinta-feira (19), contra o Bahia.
O clássico contra o Vasco, que iria acontecer na Ilha do Urubu, corre riscos de ser transferido. O major do GEPE, Silvio Luiz, comentou a ideia de mudança de barrar o confronto na Ilha.
“Acho que não seria conveniente por todo o cenário criado. Fizemos clássicos na Ilha em 2016, mas o panorama para esse jogo é diferente. O Flamengo tem os laudos, só que a PM avaliará e pode indicar outro estádio em uma decisão do comando. Caso seja realizado na Ilha, o Flamengo assumirá todas as responsabilidades e os visitantes terão apenas 5% da carga disponível”.
Fico imaginando a PM de outros estados… “A PM avaliará e pode indicar outro estádio para o Corinthians jogar”. “A PM avaliará e pode indicar outro estádio para o Palmeiras jogar.” “A PM avaliará e pode indicar outro estádio para o São Paulo jogar”. “A PM avaliará e pode indicar outro estádio para o Grêmio jogar”. “A PM avaliará e pode indicar outro estádio para o Inter jogar”. “A PM avaliará e pode indicar outro estádio para o Cruzeiro jogar”. Seria possível? Todo mundo diria, está louco! Por que só com o FLAMENGO? A Ilha do Urubu possui todos os laudos? Se os possui, o FLAMENGO não pode ser proibido de jogar nela, a não ser por uma previsão no regulamento da competição, como capacidade do estádio. O Rio de Janeiro é reflexo do Brasil de hoje, a lei só existe para alguns, para outros não se cobra. Esse é o caso da Arena Chorafogo que recebeu jogos sem laudo e da rigorosa exigência de todos os laudos pelo FLAMENGO. É o FLAMENGO contra tudo e contra todos. Se já não bastassem os inimigos externos, ainda temos os falsos rubro-negros com o fogo amigo. Triste Brasil, triste Rio de Janeiro… Salvemos o FLAMENGO. SRN.
Onde eu assino amigo? Verdade! Além dos ANTIS temos que encarar também os Falsos Rubro-Negros! Assim fica difícil…
Só dizer onde é pra assinar. Acrescento que nossa diretoria é ótima nas finanças, mas muito frouxa para defender os interesses do clube. Junto as intervenções públicas e principalmente junto a CBF. Abre o olho diretoria!!
Frouxa pra defender os interesses do clube é sacanagem né? O presidente brigou praticamente com todos os clubes do RJ defendendo que o Flamengo teria que receber as maiores cotas de TV. E o Flamengo recebeu maiores cotas. Bateu o pé na reunião dos clubes pra discutir com a Globo os direitos de transmissão. Fez o Flamengo ter a maior cota.
É tratado justamente como egoísta por defender apenas o interesse do Flamengo e não os interesses do futebol Carioca.
Concordo com tudo que voce disse
Então faz logo igual é em São Paulo , os clássicos com torcida única e pronto. Acaba com essa de 5% e deixa o estádio todo pro mandante.
Segurança interna é com o Flamengo e do portão para fora, com o Estado!
Simples assim!
Primeiro agente joga com o time da segunda em qualquer lugar, se quiser agente joga novamente em são Januário e ganha deles lá mais uma vezes, ou seja, esse não é o problema. O problema mesmo é essa mau vontade que as autoridades Tem com o Flamengo, isso é preocupante, pq aos olhos deles parece que todos os problemas de violência tem o Flamengo no meio, parece que só a torcida do Flamengo causa transtorno. Por isso eu sempre falo que dificilmente vamos ter as licenças e autorizações necessária para construir nosso próprio estadio. Vide a Ilha do urubu as dificuldades que tivemos para a liberação enquanto o joguinho sem ter todos os laudos jogaram no estadio e ninguém explica como. Se a retaliações já estão assim imagine se quando o time encaixar de vez e começar ganhar tudo.
“Fizemos clássicos na Ilha em 2016, mas o panorama para esse jogo é diferente”. Queria entender qual a diferença de “panorama”. Jogos entre Flamengo e Botafogo sempre tem confusão quando a torcida deles resolve aparecer, assim como Flamengo e Vasco.
Panorama é que primeiro a torcida era do botafogo (cabe na kombi) segundo vasco, e terceiro nada como ajudar a odebrechet e o ESTADO mandando este jogo no maracana
Está claro que isso é uma tramóia pro Flamengo jogar no Maracanã pra dar dinheiro pro estado falido. Teve um Flamengo x Botafogo na Ilha no ano passado e não teve esse mimimi. Esse ano teve Flamengo x Vasco no Lixão e não houve esse mimimi, e ainda saiu porrada entre os próprios torcedores do Vice. Agora o Flamengo não pode jogar na Ilha? Na moral, é muita “burocracia de interesses” nesse país, não querem o jogo do Mengão na Ilha porque não querem, não são homens o suficiente pra falar isso é ficam de lenga lenga.
Como é que fica a questão da igualdade, se o Flamengo joga no sçao januário, e a polícia permitiu, e agora no jogo da volta não quer permitir o jogo na ilha? VSF