Os mistérios que envolvem a compra de 50% dos direitos econômicos de Gabriel junto ao Bahia dividiram o Flamengo. Um grupo de conselheiros exige a abertura de um inquérito dentro do clube, com base na matéria publicada no Jogo Extra na última terça-feira, sobre a possibilidade de a investigação do Ministério Público Federal chegar à Gávea.
Uma nova informação envolvendo a transação vem agora à tona. Em 10 de janeiro, um dia após a contratação de Gabriel, o Flamengo anunciou no seu site oficial que o “meia-atacante teve 50% de seus direitos adquiridos pelo Rubro-Negro através de parcerias com investidores”. Na última terça-feira, porém, a assessoria de imprensa do clube desmentiu o que havia sido publicado no site oficial do clube há quase oito meses.
Em e-mail enviado à redação, foi descartada a parceria com investidores:
– Realmente noticiamos investidores, mas o Flamengo acabou assumindo a transação, comprando 50% do passe do Gabriel. Portanto, não houve participação de investidores – informou a assessoria. – Para deixar claro: nenhum investidor tem participação nos 50% do passe do Gabriel que pertencem ao Flamengo.
Após receber a primeira parcela da venda de Gabriel, o Bahia recorreu à Polo Capital para pegar antecipado, em 6 de fevereiro, o saldo da dívida do Flamengo. O clube baiano pagou mais de R$ 800 mil de juros usando o intermediário, teoricamente sem saber que, exatamente no mesmo dia, o Flamengo decidiria zerar junto à Polo Capital toda a dívida (mais de R$ 4 milhões) que poderia ser diluída até abril de 2014.
Por e-mail, a assessoria do Flamengo admite a confusa transação e a coincidência de datas:
– O Flamengo pagou parte à vista e o restante parcelou. O Fundo Polo comprou a dívida do Flamengo junto ao Bahia com deságio por pagar à vista e revendeu para o Flamengo, que também pagou à vista ao Fundo Polo. Esta foi a operação financeira.
Fonte: Extra Globo

