Fim de jogo ontem no Maracanã. O Flamengo tinha acabado de perder para o Independiente o título da Copa Sul-Americana. Eu estava muito triste com o resultado e bastante preocupado, já que estavam sob nossa responsabilidade 65 crianças, meninos e meninas que moram no Jardim Gramacho. Fora do estádio a confusão era generalizada, com brigas, muitas bombas e gás de pimenta. Por segurança, decidimos ficar com as crianças dentro do estádio por mais tempo. Enquanto a gente esperava as coisas melhorarem lá fora, o Jorginho (nome fictício) se aproximou, me deu um abraço apertado e agradeceu: “Tio, muito obrigado por tudo o que você me proporcionou hoje. Eu nunca vou esquecer”. Ali o tempo parou para mim. Esqueci todas as dificuldades e o que estava acontecendo lá fora. Fiquei feliz.
O Jorginho tem 14 anos e nunca tinha ido ao estádio. Ele não tem pai. A mãe é soropositivo. O menino, que tem um grave problema no coração, está começando a usar drogas, se aproximou do tráfico local e já está fazendo alguns favores em troca de maconha. Ele abandonou a escola, não sabe ler e nem escrever. Mas ontem, durante cerca de duas horas, tudo isso ficou de lado. O Flamengo proporcionou para ele um dos dias mais felizes da vida do menino. Mesmo perdendo. Para o Jorginho, o resultado não importava tanto. Ele já tinha vencido.
As crianças participam do projeto IDE Jardim Gramacho e foram convidadas pela Renata Magalhães, que trabalha no marketing do Flamengo. Ela é uma das responsáveis pelo projeto #FestaNaFavela, que neste ano levou mais de 1.500 crianças de diversas comunidades para o estádio nos jogos do Flamengo. E dessa vez foi ainda mais legal. Os 65 meninos e meninas escolhidos para a grande final participaram do protocolo pré jogo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Elas estavam uniformizadas com as cores de todos os times que disputaram a competição e fizeram um corredor na beira do gramado durante a entrada dos jogadores.
Jorginho ganhou uma função especial. Quando escolhi, disse que estava dando para ele, em meio à uma confusão digna de crianças muito bagunceiras, a principal função. Perguntei se poderia confiar nele. Ele sorriu, ficou todo orgulhoso e aceitou o desafio. Detalhe: nessa hora eu ainda não sabia a história dele. Mas que bom ter escolhido o Jorginho.
Assim que ele pisou no gramado, foi hipnotizado pela festa da torcida nas arquibancadas. Esqueceu até o protocolo. E chorou. Posso imaginar o tanto de coisa que passou na cabeça dele. Me segurei, falei para ele focar e fazer o que deveria ser feito. E ele fez tudo certinho. Deixou o campo eufórico.
Foi muito cansativo emocionalmente, em determinado momento achei que não daria certo, o ônibus atrasou, as crianças não fizeram o ensaio, mas conseguimos. Quando a gente estava saindo do estádio com eles, já estava silêncio, um clima de tristeza. Até que as crianças começaram a gritar “Flamengo” e cantaram algumas músicas que tinham acabado de aprender. Claro que elas também queriam a vitória, mas a estreia no Maracanã, numa final, dentro do campo, era a grande vitória delas. As crianças ficaram felizes. Nós também.
Só consegui descansar depois de receber uma mensagem dizendo que todas as crianças estavam em casa. Enquanto esperava vi nos sites a dimensão da confusão. Fiquei triste de estar feliz. Com tanta coisa acontecendo, tanta tristeza, resolvi escrever esse texto para contar para a Nação Rubro Negra que o Jorginho ficou muito feliz. Na verdade, foi o dia mais feliz da vida dele. Obrigado Flamengo. Obrigado torcida do Flamengo. Obrigado Renata. Obrigado Daniel Orlean. Obrigado Anderson. E obrigado Jorginho.
Veja o momento que as crianças receberam a notícia que iam ao jogo:
Reprodução: Camilo Coelho
Time vagabundo técnico fraco só nos envergonham isso é pra esse bando de modinha aqui parar de achar que temos uma seleção esse time perdeu 3 competições de mata mata de forma infantil e jogando mau pra caralh0, esse técnico já pode vazar deixar Rodnei no banco , sempre as mesmas substituições nos mesmos horários super previsível vc assiste 2 jogos dele e já sabe o que ele vai fazer, os caras sabiam exatamente como jogar foram cirúrgicos e nosso timeco sem padrão não conseguiu segurar posse de bola nem dentro de casa por mim esse ameba já pode voltar pra Colômbia.
Camilo Very good…vc me fez esquecer por um momento q futebol não é só rivalidade,derrotas e vitórias… também é INCLUSÃO SOCIAL…Muito obrigado meu amigo…
Incrível como as Ruedetes e Cuellaretes sumiram. Duas merd4s colombianas que só vieram pra afundar o Flamengo.
É pecado criticar o Cuellar neste site, vai por mim.
Engraçado que a turma que é fã do MA tem as mesmas atitudes de sinismo desse pseudo jogador. Riem quando o time leva gol e comemora desclassificação para descansar um pouco mais. Vai torcer p o Vasco rapaz !! E se não gosta do Cuellar e tem amores infindáveis por Zé Ricardo e MA, vire folha. O time lá de São Cristóvão precisa de sócio torcedor p ajudar a pagar a conta de água.
Criticar o Cuellar não significa amar o M. Araújo, não são situações excludentes! Penso que os “gringos” que o Flamengo contratou são todos superestimados. Durante muito tempo aqui, era impossível questionar o futebol do Mancuello, o queridinho da torcida. Quando trouxeram o Donatti, jogador com longa passagem pela série B Argentina, o louvavam como se fosse um Maldini! ( ainda bem que foi negociado).
Portanto, vejo Cuellar apenas como um volante dentro da média, nada fora de série. O Ronaldo da base, se tiver espaço ano que vem, pode mostrar muito mais.
Vtnc o único cara q dá o sangue e VC v criticar , só falta me dizer q quem joga no time é o Diego vsf
Só um tolo ressentido viria aqui cornetar um cara que é um dos destaques do time, só porque ele cometeu um pênalti cobrindo a avenida Trauco, e um técnico com 3 meses de trabalho. Parabéns, voce se superou.
Já sei que é fã do Marcinho Pogba e Zé Guardiola
Qual o melhor volante do FLAMENGO na sua visão?
Você está com a faca e o queijo na mão rapaz: ZR no Vasco e MA indo jogar lá ano que vem.
Aproveita e se muda também p São Cristóvão que não fará nenhuma falta !!!!
É ISSO AÍ MESMO. ESSES CARAS SÓ SÃO TORCEDORES NAS VITÓRIAS.
Parabéns Camilo. Parabéns todos os envolvidos. Atitude lindíssima. Vida que segue amigos.
VAI TE CATAR OTARIO. UMA COISA BOA E VC CONVERSANDO ASNEIRAS. VC É DAQUELES QUE FICA OUVINDO COMENTARISTAS DE TV FALANDO BESTEIRAS. NUNCA DERAM UM CHUTE NUNMA BOLA E SE ACHAM OS CRAQUES.
Parabéns Camilo! Deus te abençoe!!!
Poxa que emocionante, eu até chorei..Parabéns as pessoas que tiveram essa iniciativa, eu particularmente acho que o Brasil ainda tem jeito
Parabens aos envolvidos no projeto, assim se mantem a mistica rubro-negra para o futuro!!! Deus abençoe a todos.
Parabéns meu irmão! Isso tudo que vc proporcionou a essas crianças e a emoção q vc viveu vale mais do que qualquer título. E o ser humano precisa aprender a perder tbm. A vida ñ é feita só de vitórias. Parabéns.. vc é campeão! SRN