Nos últimos anos, a Conmebol tem realizado algumas alterações no regulamento da Copa Libertadores. Após estender o tempo de disputa da competição e mudar critérios de chaveamento, a entidade estuda eliminar o critério de ‘gol fora’ como forma de desempatar as partidas.
A informação foi publicada no blog do Marcelo Rizzo, do Uol. Caso a ideia seja levada a diante, a competição mais importante da América do Sul seguirá o mesmo rumo que a CBF tomou para a disputa da Copa do Brasil. A partir da edição de 2018, o gol marcado na casa do adversário não servirá para desempatar jogos, modelo que já era utilizado na final da competição.
Os clubes brasileiros estão entre os principais incentivadores da ideia, que deve ser implantada tanto na Libertadores quanto na Sul-Americana, a partir de 2019. ”Esse é um dos pontos, dentre outros, que está sob análise para as competições de clubes da Conmebol para os próximos anos”, disse Frederico Nantes, diretor de competições de clubes da confederação sul-americana.
Nesta temporada, o Flamengo estreia na Libertadores encarando o tradicional River Plate, da Argentina. O duelo está marcado para o próximo dia 28, no Engenhão. Na partida, o rubro-negro não contará com a torcida na arquibancada, por conta de punição em decorrência dos incidentes durante a final da Sul-Americana de 2017.