O Flamengo se reapresenta na próxima segunda-feira (25) e começa a focar no restante das competições que estão por vir, como às oitavas de finais da Copa Conmebol Libertadores, às quartas da Copa do Brasil e a continuidade do Campeonato Brasileiro — onde o Fla é líder isolado. Porém, o clube da Gávea pode sofrer desfalques importantíssimos para o primeiro jogo do Brasileirão após o período de recesso dos torneios para a Copa do Mundo da Rússia.
Tudo porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou três jogadores para julgamento nesta segunda (25), por causa da confusão que houve no confronto diante do arqui-rival Vasco da Gama, no dia 19 de maio. Naquele jogo, válido pela sexta rodada do Nacional, a confusão iniciou-se após uma falta de Riasco sobre Éverton Ribeiro.
Durante o tumulto, muitos empurrões, xingamentos e quatro expulsões: Rhodolfo e Cuéllar, pelo lado Rubro-Negro, e Breno e Riasco, pelo lado Cruzmaltino. Além desses, o meio-campista Éverton Ribeiro foi denunciado posteriormente ao jogo, por ato desleal ou hostil. Na visão da procuradoria, o jogador levantou o pé propositalmente com o objetivo de atingir o adversário.
Com isso, Éverton será julgado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar de uma a três partidas. Já os quatro atletas expulsos, todos foram denunciados por prática de agressão física e serão julgados no artigo 254-A. Neste caso, eles podem pegar de quatro a 12 cotejos de gancho.
Ou seja, se todos os três flamenguistas denunciados forem punidos, o Fla pode entrar em campo no dia 18 de julho (quarta-feira), contra o São Paulo, com até oito desfalques. Afinal, Vinicius Junior e Felipe Vizeu foram vendidos para a Europa — Vinicius para o Real Madrid -ESP e Vizeu para a Udinese-ITA — e não retornam para ao Mais Querido após a Copa da Rússia.
Henrique Dourado, Jonas e, novamente, Cuéllar foram expulsos na última partida antes do Mundial contra o Palmeiras, no dia 13 de junho, e cumprem um jogo de suspensão automática. Na peleja contra o Alviverde, válida pela 12° rodada do Brasileiro, também houve confusão, mas, dessa vez, seis atletas foram expulsos. Além dos três citados do Mengo, Jailson, Dudu e Luan saíram mais cedo pelo lado do time paulista. Quanto a este jogo, a sessão, que pode complicar ainda mais o Flamengo, ainda será marcada.
De todos, a situação de Gustavo Cuéllar é a mais grave. O volante, que é titular absoluto de Mauricio Barbieri, vai enfrentar dois julgamentos, sendo tratado no segundo como reincidente, pois se envolveu em duas confusões distintas em uma diferença de apenas seis rodadas. Devido a isso, a tendência é de que o camisa 8 pegue uma pena mais longo na segunda sessão.
Com Dourado, Vizeu, Vinicius, Jonas — que além da expulsão, fora vendido para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e não joga mais pelo Rubro-Negro — e Cuéllar confirmados, a lista pode aumentar com as possíveis suspensões de Rhodolfo e Éverton Ribeiro, que serão julgados na segunda (25). Por outro lado, a situação de Paolo Guerrero é uma incógnita, e ele pode ser o oitavo desfalque.
O centroavante está em clima de despedida, mas pode atuar em até sete jogos até o fim de seu contrato — que se encerra no dia 10 de agosto. No entanto, o camisa 9 deve ter o seu recurso do caso de doping julgado pelo Tribunal Federal Suíço — que concedeu uma espécie de efeito suspensivo para o atacante jogar a Copa do Mundo — assim que a participação da seleção peruana no Mundial da Rússia terminar, ou quando a competição chegar ao fim. Agora, se o julgamento não for marcado até lá, o Rubro-negro espera pelo peruano para cumprir o restante de seu vínculo empregatício.
São Paulo e Flamengo se enfrentam pela 13° rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo vai ser disputado no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e está marcado para ter início às 21h45, horário de Brasília. O confronto representa a disputa do líder Fla, que tem 27 pontos, e o vice-líder Tricolor, que tem 23 — empatado com o Atlético Mineiro, também segundo colocado. O cotejo vai acontecer no dia 18 de julho, em uma quarta-feira.
As baixas certas do Flamengo (lista retirada do Uol Esporte):
Felipe Vizeu – Negociado com a Udinese-ITA
Vinicius Júnior – Negociado com o Real Madrid-ESP
Henrique Dourado – Suspensão automática e julgamento futuro
Cuéllar – Suspensão automática e dois julgamentos pela frente
Jonas – Suspensão automática e julgamento futuro
Possíveis desfalques (lista retirada do Uol Esporte):
Rhodolfo – Julgado por Flamengo x Vasco
Everton Ribeiro – Julgado por Flamengo x Vasco
Guerrero – Liberado para jogar, mas terá o recurso julgado em breve pelo Tribunal Suíço. Na sequência, a expectativa é a de que cumpra os oito meses restantes da pena por doping.
acabando essa Copa segura a CBF suas corjas Vão tentar de todas as Formas de freia o flamengo até mesmo pelas recusas de não liberar os convocados a Seleção malditos presidentes dessa entidade esse mesmo caboclo é conselheiro do bambi , agora!! o jogo dos peppas ? jailson com a gravata ?? no jonas nada acontece! que coisa louca pilantragem é com eles
A torcida tem que ir em peso nessa entidade criminosa e apedrejá-la.
Chega dar nojo ver tanta safadeza escrachada…
O Flamengo disputa o Brasileiro contra a arbitragem!
Conmebol, 19 times e se for reclamar a FIFA, ela tbm será contra o Flamengo! Flamengo só tem nós torcedores, bora apoiar nosso mengão, pois é nós e Flamengo contra todos!
Felipe Vizeu e Vinicius Júnior não são desfalques. Desfalque é o jogador que está no clube e não pode jogar. E esse negócio de ficar chamando o jogo ou partida de cotejo e peleja tá enchendo o saco. Nós estamos em 2018 e não em 1940.
E a diretoria só vende e quando compra, compra só jogador ruim abaixo bandeira de melo.
Cuellar, ER, Diego, Diego Alves, Jonas, Arão, rever, Juan,. São ruins?
não adianta prezado, tem umas pragas de torcedores, se é q são, q so servem para falar merda kkkkkkkkkkkk
vi tantas críticas aqui e no Resenha a Jonas, Renê e Rodinei que 1 já foi e os outros 2 laterais estão na mira dos Sauditas. Essas críticas da torcida ajuda os atletas a saírem! Nossos laterais não são os melhores do Brasil, mas estão jogando com eficiência e por isso somos o líder! Merecem respeito e apoio da torcida que mesmo criticando, Renê e Rodinei estão bem, ninguém procura s ruins!
críticas da torcida ajuda a saírem? cara o que ajuda a sair é a grana que os Árabes pagam, crítica é normal até porque os três não estavam jogando porra nenhuma até a chegada do Barbieri, antes os 3 estavam jogando nada, pedia-se tantoa LD, LE, volantes, zagueiros…não fala besteira, vc parece o Trump
críticas da torcida ajuda a saírem? cara o que ajuda a sair é a grana que os Árabes pagam, crítica é normal até porque os três não estavam jogando porra nenhuma até a chegada do Barbieri, antes os 3 estavam jogando nada, pedia-se tantoa LD, LE, volantes, zagueiros…não fala besteira, vc parece o Trump
Vão fazer de tudo pra beneficiar o SPFC
Vai toma no cu bando de fdp!! isso so pra beneficiar os paulistinhas amores da cbf putaria do caralho
E triste ver esta safadeza dessas empresa paulista STJD só Pony jogador do Flamengo tudo errado esses caras nação rubro-negra vamos para cima desse povo dessa dessas empresas Paulista Vamos mostrar nossa força que nós somos maiores que eles
máfia do futebol, país da corrupção, vergonha nacional…
Éverton foi pro SPFC a toa? já prometeram título, máfia do futebol, não gasto um tostão com premiere etc
A grana do São Paulo, que já levou a taça das bolinhas e o Éverton (Leonardo, Flávio, Fefeu, etc), ameaça o Mengão novamente. A CBF aceita tudo, caladinha.
Vizeu , Vinicius Junior e Jonas não são desfalques pois já foram vendidos . Guerrero não é desfalque pq não vem jogando a muito tempo . Desfalques são de Dourado , Cuéllar (suspenso) e Everton Ribeiro e Rhodolfo por prováveis suspensão . Ou seja o Flanengo pode ter o desfalque de 4 jogadores .