Jogando novamente contra o Grêmio, o Flamengo voltou à casa do time gaúcho. Desta vez, a missão do Mais Querido era vencer, para se garantir na liderança do Campeonato Brasileiro, sem depender do resultado de outra partida. Contudo, a passividade Rubro-Negra foi determinante no placar da partida, que acabou sendo encerrada com vitória por 2 a 0 para o time da casa. Com isso, o Mais Querido pode ser ultrapassado pelo São Paulo ainda nesta rodada.
O jogo
Diferente da última quarta (01), quando o embate foi pela Copa do Brasil, o Grêmio entrou com a equipe 100% reserva, do goleiro ao centroavante. O Flamengo, por sua vez, mudou a dupla de zaga – que passou a contar com Juan e Thuler -, um homem de meio campo – Jean Lucas na vaga de Diego – e outro no ataque: Vitinho ao invés de Marlos.
Nos cinco primeiros minutos, o time da casa conseguiu fazer marcação alta e dificultar a vida do Fla. Porém, pouco depois, o Mengão foi capaz de impor o seu estilo de jogo e levar a bola para o campo de ataque.
Apesar de manter a equipe tricolor na defesa, o Rubro-Negro apresentou dificuldades para se infiltrar entre os defensores do time da casa. Prova disso é que, apesar da alta porcentagem de posse de bola, a equipe comanda por Mauricio Barbieri conseguiu apenas três finalizações na primeira etapa, sendo que nenhuma delas exigiu do goleiro Paulo Victor um grande esforço.
Em contrapartida, o Grêmio, apesar de encerrar os primeiros 45 minutos com apenas 34% da posse, foi quem ameaçou mais vezes. Após falha de comunicação entre Everton Ribeiro e Renê, Marinho roubou a bola no meio campo e armou o contra-ataque aos 25 minutos. A bola rapidamente chegou a Cortez, que tentou cruzar, mas a bola parou na não de Rodinei. Pênalti assinalado.
Jael, ex-Flamengo, assumiu a responsabilidade na marca da cal. Porém, para alegria dos flamenguistas, o goleiro Diego Alves cresceu no lance e defendeu a cobrança, que foi no seu canto esquerdo, para manter o 0 a 0 no placar.
Após a defesa de pênalti do arqueiro do Mengão, o Fla seguiu mantendo a mesma postura. Mas sem contar com a inspiração do setor ofensivo e, muito menos, de Fernando Uribe, o Rubro-Negro continuou sem criar chances de gols.
E a bola puniu a falta de efetividade do Flamengo com a bola nos pés. Aos 46 minutos, o lateral Leonardo teve grande liberdade para cruzar pelo lado direito, e assim fez. A bola foi na medida para Jael, que havia perdido o pênalti. Porém, dessa vez, o camisa 9 não desperdiçou, cabeceou pro chão e abriu o placar na Arena do Grêmio, no último lance da etapa inicial.
As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração. Logo no primeiro minuto o Flamengo teve uma boa chance na bola parada, após Thaciano atingir Jean Lucas com força na entrada da área. Entretanto, Lucas Paquetá bateu na barreira.
E pouco depois, o Grêmio voltou a ser incisivo. O Fla se complicou na saída de bola e Jael recebeu na ponta esquerda. O centroavante percebeu a passagem rápida de Marinho e acionou o camisa 70, que teve frieza para escolher o canto e ampliar a vantagem gremista aos dois minutos.
Com 2 a 0 a favor do adversário, os jogadores do Mais Querido passaram a demonstrar menos confiança e errar lances que antes eram realizados com maior naturalidade. Enquanto isso, o Grêmio crescia. Principalmente após Marinho “tirar o peso” e fazer lances de mais efeito contra a defesa do Mengo.
Aos 11 minutos, para tentar dar um novo gás ao Flamengo, o técnico Mauricio Barbieri sacou Jean Lucas para colocar Geuvânio. Com isso, Everton Ribeiro passou a atuar de forma mais centralizada, com a intenção de que o camisa 7 passasse a organizar o jogo ao lado de Lucas Paquetá.
Aos 15 minutos, Diego Alves salvou o Fla do que seria o terceiro gol tricolor. Jael roubou a bola no meio campo e, em velocidade, se livrou de dois marcadores. Em seguida, o centroavante acionou Pepê, que chegou livre pela ponta esquerda. O atacante dominou com liberdade e bateu cruzado, mas o goleiro se agigantou e impediu que o Grêmio aumentasse a vantagem.
O nervosismo, unido à falta de inspiração, ficava cada vez mais evidente no Fla. Prova disso foi o cartão amarelo que Gustavo Cuéllar recebeu por conta de reclamação. Cartão que, inclusive, deixa o colombiano fora da próxima partida do Fla no Brasileirão.
Ainda na tentativa de oferecer perigo ao Grêmio, Barbieri decidiu fazer mais uma mudança para tentar dar mais fôlego e criatividade ao setor ofensivo: Vitinho saiu para entrada de Marlos aos 23 minutos. Em um de seus primeiros lances, o camisa 17 não se entendeu com Uribe e deu a oportunidade de contra-ataque ao time da casa. No lance, Marinho saiu em velocidade e sofreu falta de Renê. O camisa 6 foi amarelado, terceiro cartão no campeonato, que o deixa fora do jogo do Brasileirão.
A última cartada de Barbieri foi acionar o jovem Lincoln, herói da partida da última quarta (01), no lugar de Everton Ribeiro, aos 30 minutos de jogo. Com isso, o Garoto do Ninho passou a jogar se alternando com Fernando Uribe nas jogadas ofensivas.
E, de fato, quem chegou mais perto de incomodar o Grêmio foi Lincoln. Aos 37, ele recebeu pela esquerda, fez bom drible de corpo e arriscou da entrada da área. Porém, o goleiro Paulo Victor fez boa defesa e impediu que o Fla diminuísse o prejuízo.
No apagar das luzes, Lucas Paquetá fez ótima jogada pela ponta esquerda e passou para Uribe. Na entrada da pequena área, o colombiano tirou de Paulo Victor, mas a bola parou no travessão da equipe gremista, sendo afastada pelo arqueiro logo depois.
A partida chegou ao apito final sem que o Fla conseguisse mostrar a metade do futebol que apresentou na partida da Copa do Brasil. Com a derrota, o Flamengo vê sua liderança ameaçada. Isso porque, neste domingo (05), o São Paulo recebe o Vasco e, caso triunfe sobre o time cruzmaltino, chegará a 35 pontos, um a mais do que o Mengo tem atualmente.
É impressionante a incapacidade do Flamengo de vencer fora de casa. Infelizmente, por mais qualidades que o time tenha, não dá pra ter esperanças de título assim.
Obviamente, não terminaremos o primeiro turno em primeiro lugar.
Time desorganizado, sem objetividade, não chuta no gol, Paquetá que não solta a bola, infelizmente vamos perder a liderança!
UM BANDO!
Sem cornetar o time todo por um jogo. Mas que jogo merda que o Flamengo fez hoje, 2 chutes a gol. Sinceramente, perda de tempo ver isso hj. Devia ter colocado moleque da base que ia dar mais graça
jogo feio pra caraleo
Falta Diego, para coordenar a equipe. Além disso, Juan….já chega, não é? Não corre, não pula, não dá cobertura…é um maná para os adversários. Está jogando por seu belo passado, mas não tem a menor efetividade. Paquetá continua pecando por excessos e Uribe continua um zero à esquerda.
O futebol de Jean Lucas acabou?
Vitinho foi contratado para jogar na função de Vinícius. Porque não se apresentou pela esquerda e foi tipicamente um meia, quase pelo centro?
Cuéllar precisa se acalmar…um cartão atrás do outro. Piris parece que é bom e quase não faz falta. Tem tudo para botar o colombiano no banco.
Burrice ter entrado com o time quase titular, isso só dará moral ao Grêmio para o jogo de volta na Copa do Brasil. Se perde com os reservas estaria dentro do pacote, agora ficarão a mercê da crítica na semana de um dos jogos mais importantes de Agosto o Jogo da Libertadores (ou alguem tem dúvida que é a principal competição) . Somente Paqueta e Diego Alves deveriam ter atuado. O Brasileiro é longo dar para recuperar.
Jogou muito mal. Inacreditável como o barbiere não percebe que esse úribe não joga nada .
Infelizmente esse time não passa confiança nenhuma!
Hoje foi ruim de assistir. Juan agora só pra aposentar, chega. Os laterais mais uma vez com atuação fraca. Jean Lucas até agora só se destaca com a camisa dentro do calção, Everton Ribeiro errou tudo, Uribe é fraco e o Paquetá, tem que dar uma chacoalhada nele. Ainda dá pra recuperar mas perder pro time reserva do Grêmio com show do Jael é uma vergonha.
O time que em 90 minutos se não me engano acertou apenas 3 chute para o gol tem alguma pretensão de ser campeão de que?
Con certeza perderemos a lideranca amanhã.. aquele time lixo do vasco vai perder pro sp e a inda vao comemorar pq o flamegovai cair pra 2.. so isso q eles sabem fazer msm. SECAR!
E pfvr voltem com a poha do disqus merdas.. um seculo q eu peço usso ja. Leiam os comentarios q vcs vao ver. Esta uma bosta comentar nesse site
Fora Barbieri burro
Pelo amor de Deus quem desenterrou esse tal de uribe esse cara é inutil
Foi uma vergoha! o time conseguiu a proeza de jogar pior contra os reservas do Gremio,de que contra os titulares deles. Temos uns laterais horriveis,que nao sabem o que fazer com a bola e naoacertam um cruzamento;e essa diretoria ainda insiste em dizer que nao precisamos de laterias,kkkkkkkk,conta outra. Paqueta nao solta a bola de jeito nenhum,e fez mais uma pessima partida,assim tambem como o ER,que nao jogou nada e segurou a bola de mais tambem. esse tal de Uribe, outro é caneludo,e nao passa de uma mistura de Dourado e Guerrero colombiano. Juan ja deveria ter se aposentado e ja esta fazendo hora extra no futebol. Jean Lucas fez uma péssima partida tambem e estava completamente perdido dentro de campo,e ainda assim o estagiario o manteve por muito tempo no jogo. infelizmente parece que nao iremos vencer o Gremio dentro da sua casa nunca mais,pois essa foi uma das melhores chances que tivemos nos ultimos anos,e nao soubemos aproveita-la. E
é por isso e por outras,que eu nao acredito nenhum pouco que esse time ira vencer alguma coisa,e parece que iremos ficar mais um ano so no Cheirinho.
Grêmio e Atlético Paranaense…..não tem jeito, o Flamengo nunca consegue vencê-los NO SUL. Se não me engano, o Internacional também entra nessa escrita.
E esses times ganham do Flamengo no RJ, como já presenciei diversas vezes, principalmente os 2 primeiros que citei. Para um clube grande como Flamengo, esse tipo de coisa não deveria existir…
Esse zagueiro Juan não tem a mínima com edições para ser titular de uma zaga só tuler que marcava esse treinador ainda investe nesse jogador.
Incomoda estatística: contra os grandes o Fla vai mal…derrotas para SP e Grêmio, empate contra o Santos…isso é ruim, pois ganhar de Sport, foguinho…não é parâmetro. O time esta oscilando muito e falta uma “afirmação” maior vencendo clássicos de verdade, principalmente contra os postulantes ao título: Grêmio, Palmeiras, SP, Gambá (corre por fora) e Atlético-MG. O Fla tem que se impor mais e fazer valer a sua força dentro e fora. O GRANDE DEFEITO DO TIME SÃO AS ATERAIS, é o mapa da mina e o Fla tem tomado muitos gols nas costas dos dois : Rodinei e Renê. Renê é fraco não sabe cruzar e vem falhando na marcação, Rodinei é um “touro” desembestado, falta inteligência, mas pelo menos volta, recompõe, mas não sabe cruzar também. Contra o Santos e nos dois jogos contra o Grêmio ficou claro o problema. Gols justamente nascidos pelos lados, e o problema é antigo. Lembram na eliminação da liberta o S. Lorenzo deitou o cabelo pelo lado do Trauco, o mesmo fez o Indepiendente pela Sula. E não fazem nada para resolver…e isso vai perdurar até quando? LOMBA MEU VELHO COMO FICA?
Torno a repetir, nosso time precisa de um técnico.
Não é de hoje que produzimos muito pouco.
Ganhar de time pequeno, botafogo, sport…não é parâmetro para avaliação.