Por: Renata Graciano
A diferença do desempenho do Flamengo no primeiro semestre do ano para o segundo semestre vem chamando atenção. O time estava classificado para as oitavas de final da Libertadores da América, para as quartas de final da Copa do Brasil e liderando o Campeonato Brasileiro com relativa tranquilidade. Porém, o time não conseguiu manter o padrão do início da temporada. Algumas mudanças no elenco podem estar influenciando diretamente nestes resultados. Por exemplo, de acordo com o Footstats, Vinícius Júnior, que está no Real Madrid desde julho, tem o melhor aproveitamento individual do plantel.
Com 81,8%, Vinicius ocupa a terceira posição neste ranking do Brasileiro. Com o jovem em campo, o Rubro-Negro não sofreu nenhuma derrota nos 11 jogos antes da parada para a Copa do Mundo. O então camisa 20 era o responsável pelos contra-ataques velozes e pelas finalizações de fora da área.
As reposições do elenco ainda não renderam o suficiente para manter o padrão alcançado no início do ano. Vitinho e Fernando Uribe, que chegaram para o ataque, marcaram apenas um gol cada e o time sofre com a ausência de vitórias. Tanto que o Fla foi desclassificado da Libertadores e caiu para quarto colocado no Brasileirão.
Disposto a virar a página, o Flamengo recebe o Corinthians nesta quarta-feira (12), às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. Lembrando que, nesta competição não existe gol qualificado e o segundo embate será realizado em São Paulo.
Esse sim está fazendo falta, porque os que estão lá não faz o que o Vinício Junior vinha fazendo.