FOTO: STAFF IMAGES/FLAMENGO
Mesmo não estando entre os convocados, Lucas Paquetá foi assunto recorrente na entrevista coletiva concedida por Tite, nesta sexta-feira (26), após divulgar a lista para os próximos amistosos. Perguntado sobre o “ritmista”, termo que costuma citar para falar do meio-campista que controla o jogo, o treinador lembrou do jogador rubro-negro, apesar de achar, que hoje, desempenha uma função mais ofensiva.
— O armador, o cara que circula a bola, podemos usar o termo que quiser. Comecei a entrevista pós-Copa falando que o setor de meio de campo, o equilíbrio que tínhamos, não aconteceu. Circunstâncias, análises, o Arthur dá essa condição. O Paquetá, no Flamengo, dava, mas vem mostrando que se mostra um pouco mais adiantado que isso, mais ofensivo. Quando falo ritmista, é para diminuir um pouco esse ritmo de jogo —, explicou.
Paquetá não foi convocado por Tite por conta do calendário. Os amistosos da seleção acontecerão nos dias 16 e 20, contra Uruguai e Camarões, respectivamente. Para isso, os atletas convocados se apresentam no dia 12. Essa programação faria com que o jogador rubro-negro desfalcasse a equipe em até três rodadas. Argumento utilizado para não chamar ninguém envolvido na disputa do Brasileirão, com exceção de Dedé, do Cruzeiro.
Até agora não entendi o que é essa porra de ritmista. É um 10, um armador, um enganche?
O mastro. O cara que acelera ou retarda o jogo de acordo com a necessidade do time.
Tite quer um novo Ganso… Mas hoje em dia não há mais esse jogador no futebol mundial. Ritmistas hoje em dia são, Kross, Modric… Na seleção esse jogador antes da copa foi o Renato Augusto, e atualmente ele tem o Arthur, que deve entrar e nunca mais sair. E pare de convocar Renato Augusto, Miranda e Paulinho porque está na hora de renovar.
Outro erro para o período de testes é a presença do Neymar, que se torna o dono do time e limita outros jogadores que poderiam chegar e mostrar muito mais sem ele em campo. Por exemplo, faz quatro anos, se não me engano, que a seleção não marca um gol de falta. E quem cobra todas? O dono da seleção. Muita coisa tem que mudar se quiser voltar a ser a seleção brasileira que impunha respeito.
Análise perfeita!!
Onde assino?
Mané ritmista é o escambau. Futebol de hoje qualquer um do time tem que ter a noção se o momento é de atacar ou controlar a posse da bola. Conversinha pra boi dormir. Se um cara é burro e parte sozinho pro ataque contra vários, é só mais um peladeiro.