Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

#Retrospectiva2018: Visualmente, um novo Flamengo

Higor Neves
Higor Neves
Publicação: 09/12/2018
9 Comentários
Atualização: 07/12/2018
Compartilhar

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: Carla Araújo

O ano de 2018 foi marcado por grandes mudanças no Flamengo, principalmente fora das quatro linhas. Primeiro, o Rubro-Negro repaginou o CRF, encontrado nos uniformes de jogo e treino, além de alterar os escudos de futebol e de remo. Tudo isso fez parte da modificação de identidade visual, que já estava prevista para acontecer este ano. Ademais, no anúncio de novos uniformes da temporada, o terceiro, na cor azul clara, chamou a atenção, agradando a alguns e nem tanto a outros. Por último, e não menos importante, um novo e mais moderno Centro de Treinamento, deixando ainda mais profissional o Ninho do Urubu.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


IDENTIDADE VISUAL:

Em abril deste ano, o Flamengo divulgou as mudanças nos escudos de futebol e de remo, além do monograma CRF. As modificações foram votadas em 2017, sendo aprovadas pela maioria dos conselheiros do Conselho Deliberativo. Segundo o então VP de Comunicação do Fla, Antônio Tabet, o processo de alteração se deu para modernizar e estabelecer um manual de identidade à marca do Rubro-Negro. A inovação foi mais que, meramente, estética, trazendo diferenças bem sutis, porém visíveis.

Escudos repaginados e um novo CRF

O trabalho técnico ficou a cargo do designer Fabio Lopez, que iniciou o processo com uma análise detalhada do monograma CRF. Foram identificadas necessidades de melhorias em algumas estruturas, como as serifas, hastes, terminações, alinhamento e desenho. A ideia foi manter a essência do monograma, ajustando essas inconsistências. O C e o R foram alterados para ganhar mais força e velocidade, com aspecto mais contemporâneo. Um símbolo moderno, mas com toda a tradição rubro-negra.

Em seguida, Lopez trabalhou no escudo de futebol e esportes terrestres. O designer observou que o antigo possuía um contorno linear preto, que, ao se encontrar com a primeira faixa horizontal de mesma cor, fazia com que se tornasse mais grossa que as demais. Então, foi feito um ligeiro aumento da espessura da linha de contorno, deixando o escudo mais forte e estreito. No entanto, a maior mudança estaria por vir no escudo de remo e esportes aquáticos, que foi totalmente remodelado.

Após analisar o escudo de esportes aquáticos, Lopez percebeu uma assimetria na forma, além de falta de padrão no peso e no tamanho das letras CRF do miolo. Com isso, o designer redesenhou o entorno, aumentando reentrâncias encontradas na parte superior. Ele mudou o formato das letras para algo mais legível e contemporâneo. Lopez simplificou a âncora, eliminando detalhes que prejudicavam o reconhecimento, e alterou os remos, atualizando-os e deixando-os mais parecidos com os atuais do esporte.

UNIFORMES:

Com novas marcas oficializadas, foi o momento de colocá-las em equipamentos esportivos, documentos oficiais, campanhas publicitárias e fachadas de Gávea e Ninho do Urubu. No mesmo dia em que anunciou escudos e CRF novos, o Flamengo lançou o primeiro uniforme para a temporada 2018. O clube preparou a campanha “Maior escalação do mundo” para apresentação da nova camisa rubro-negra, lançada em apenas três dias. Todos que compraram na pré-venda, tiveram um número próprio na escalação do Fla, fazendo jus ao nome da ação.

A tradicional camisa rubro-negra seguiu com listras horizontais, mas a tonalidade ganhou um detalhe com grafismos nos tons vermelho e preto. A novidade ficou por conta das listras finas escuras em cima da parte vermelha do uniforme. As mangas e golas têm detalhes em preto, enquanto as clássicas listras da Adidas aparecem na região do ombro. Outro detalhe foi a presença do mascote do clube: o urubu ganhou uma homenagem com um pequeno desenho nas costas da blusa, próximo à nuca.

Henrique Dourado na apresentação do uniforme 1

No mês seguinte, o Flamengo lançou o novo segundo uniforme. A grande mudança na camisa branca foi que, desta vez, veio em um tom mais envelhecido, parecido com um bege e bem próximo ao offwhite. Foi um conceito criado pelo clube e pela Adidas, em parceria. Diferentemente da última blusa, que só usava o CRF no peito, a de 2018 veio com o escudo inteiro estampado na frente. A ideia inicial era ter o escudo de remo, mas acabou sendo o de futebol. Nesta camisa, o urubu também veio desenhado nas costas.

Diego Ribas em apresentação da camisa 2

No entanto, a grande novidade do ano ficou por conta do terceiro uniforme, que virou assunto entre os torcedores. Em julho, ele foi anunciado: em tons de azul claro e escuro, com alusão às praias do Rio de Janeiro. Alguns detalhes em preto também podem ser vistos. A inovação ecológica e a forma como é produzida a camisa chamou a atenção: o material é feito por meio de plásticos retirados do oceano e com poliéster reciclado, com intuito de economizar recursos do planeta e reduzir as emissões de poluentes.

Cuéllar em apresentação da camisa 3

NOVO CENTRO DE TREINAMENTO

No final de novembro, o Flamengo inaugurou o novo módulo profissional dentro do CT Ninho do Urubu. As obras já aconteciam desde meados de 2017 e tiveram um investimento inicial de R$ 26 milhões. O antigo módulo fica, agora, para os atletas do Sub-20. Na inauguração, quase toda a estrutura estava pronta. Apenas os campos e alguns detalhes serão finalizados até o início da pré-temporada, em 2019. A partir de janeiro, jogadores, comissão técnica e diretoria poderão utilizar todo o espaço.

O novo centro de treinamento foi inspirado em outros espalhados pelo mundo, como os de Manchester e Chelsea, por exemplo. Dentre as novidades trazidas, estão: muito vidro para ter mais luminosidade; dobro de quartos para os atletas; iluminação especial no vestiário; espaço específico para patrocinadores; salas para cada diretoria; academia bem maior; entradas separadas para jogadores e imprensa; grafites rubro-negros exclusivos; área de lazer maior e com mais comodidade; visão ampla para os campos; entre outras.

Novo módulo profissional é inaugurado no CT Ninho do Urubu (Foto: Carla Araújo/Coluna do Flamengo)

Assuntos:carla araújoctescudo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
9 Comentários
  • Carlos Pereira disse:
    09/12/2018 às 11:06

    Inaugurado a toque de caixa pra ver se vencia a eleição, sem jardins, estátua original do Zico, campo de futebol, arrumação dos quartos, limpeza adequada do complexo, mas, deu ruim…

    Responder
    • Francis Souza disse:
      09/12/2018 às 16:35

      Jardim, estatua, limpeza e arrumação dos quartos… sério que vc acha que isso é o importante em uma obra de 23 milhões?? O campo era pra tá pronto pra usa nas férias?

      Responder
    • Bira100 disse:
      09/12/2018 às 17:48

      Idiota é pouco.
      Ohhh, sem noção. NENHUM presidente fez o que EBM e sua equipe fizeram!
      TIROU O CLUBE DA LAMA…PRATICAMENTE DA FALENCIA E, IDIOTA, VEM RECLAMAR DO CAMPO
      (TEM UM PORRÃO LÁ E VAI TER MAIS!) E DE ESTÁTUA DE ZICO?
      Aposto que você nem arrumar a sua cama, vc arruma.
      “DEU RUIM” … ESTE É O COMENTÁRIO DE UM “SEM NOÇÃO”, PROVAVELMENTE UM ABORRECENTE
      QUE NÃO TEM A MENOR IDEÍA DO QUE É DIRIGIR ALGUMA COISA, MUITO MENOS UM CLUBE QUE
      ESTEVE À BEIRA DA FALÊNCIA.
      Hoje, temos o CT de primeira, o esporte amador resgatado, nenhum atraso de salário, dívida
      equacionada, os melhores contratos no Brasil, uma sede reformada, com piscina especial e campo
      de futebol de primeira e uma base do futebol vencedora e rentável. Além disso, foram contratados
      jogadores consagrados ou em grande destaque, que a torcida desejou. Se muitos não renderam o
      que sabem, não é culpa do presidente.
      Temos agora, um novo presidente que está PROMETENDO MUITO. Vamos ver o que cumpre e se o
      clube continua em evolução. Título para o Flamengo, nunca faltou. O que faltava era moral e finança sanada. Agora, o clube já tem.
      O comentário desta criança mimada (ou torcedor fake) e ignorante não deveria ter sido divulgado.

      Responder
      • Jose Fabio De Jesus Santos disse:
        10/12/2018 às 00:15

        Falou tudo e mais um.pouco

    • Anônimo disse:
      10/12/2018 às 09:37

      Eu não estou lendo isso! Torci pro Landim ser eleito, mas falar que a gestão do Bandeira foi horrível é sacanagem.

      Responder
  • Anônimo disse:
    09/12/2018 às 11:41

    Nunca vai faltar um idiota para criticar o que foi feito

    Responder
  • Anônimo disse:
    09/12/2018 às 13:03

    Deveria era unificar os escudos, essa birra do remo com o futebol pra não usar o escudo original não tem o menor sentido. O remo hoje não é nem de longe importante para o clube, não pagaria nem os barcos dele mesmo

    Responder
  • Jose Carlos C. Barros disse:
    09/12/2018 às 14:04

    Porra! Carlos Pereira quem fez e idealizou o CT foi a gestão de EBM, você queria que a turma do Walin e BAP ganhasse os LOUROS por um fato que não tiveram a mínima ação. E outra todos os candidatos a Presidente agem da forma a inaugurar uma obra semi inacabada para ter a placa de inauguração da obra em sua gestão ou você acha que a turma do LANDIM faria diferente.

    Responder
    • Anônimo disse:
      09/12/2018 às 15:28

      Valeu José Carlos você mostrou que tem noção do que diz

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

Real Madrid aumenta oferta por renovação de Vini Jr e afasta interesse do Arsenal

4 3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

26 4

A primeira fala de Luiz Henrique após avanço do Flamengo por contratação

34 8
Brasileirão

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

9 8

Flamengo acerta contratação de jogador que quebrou recorde no Cuiabá

30 8
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  2. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  3. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

  4. Douglas Dutra em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Da um voto de confiança pro Vinã é um bom jogador só precisa recuperar a confiança.SRN

  5. Joãozinho Trepidação em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Nas duas últimas vezes em que Vinã jogou pelo Mengão, jogou bem. Em 2025, depois de se recuperar da contusão,…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo