A secretária municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Beatriz Busch concedeu entrevista nesta quinta-feira (21), e informou que uma equipe da Prefeitura irá ao Ninho do Urubu para averiguar sobre as atividades. Após a Rede Globo ter flagrado que os jogadores do Flamengo voltaram aos treinamentos nessa quarta-feira (20), a secretária afirmou que o clube Rubro-Negro poderá ser punido. As atividades desportivas em clubes estão proibidas até o dia 25 de maio.
— É importante a gente ter certeza que o Flamengo vai, se estiver fazendo alguma atividade, voltar atrás e cumprir o papel dele que é tão importante, formador de opinião. Imagina nossos jovens vendo o Flamengo treinar? Vão querer também sair de suas casas, no momento que isso não é possível. Tem um decreto que proíbe todas as atividades não essenciais, incluindo a prática esportiva em clubes até o dia 25 de maio. Se o Flamengo não cumprir o decreto, ele vai ser penalizado como qualquer time, qualquer instituição que não cumpra o decreto. A gente vai mandar equipes lá para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
O Flamengo emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira (21), reforçando que os jogadores, comissão técnica e funcionários do Departamento de Futebol se sentem seguros com a volta dos treinos. Em nota, o clube afirmou que a retomada dos treinos aconteceu nessa quarta-feira (21), e que todos os protocolos de segurança estão sendo praticados pelo clube neste retorno. Além disso, o Flamengo também informou que a retomada das atividades aconteceu em acordo com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
Confira a nota:
Diretoria, comissão técnica e atletas profissionais do Clube de Regatas do Flamengo vêm a público se manifestar a respeito do retorno das atividades do futebol profissional no Centro de Treinamento George Helal.
Os atletas e os integrantes envolvidos no dia a dia do Ninho do Urubu informam que se sentem seguros e aptos a retomar os treinamentos em razão do protocolo de segurança e prevenção adotado pelo Departamento Médico do Flamengo.
O protocolo foi colocado em prática seguindo as mais rigorosas determinações de segurança internacional. Colaboradores, atletas e integrantes da comissão técnica realizaram testes com resultado negativo para a Covid-19, além de serem examinados diariamente pelo Departamento Médico.
O Centro de Treinamento do Flamengo dispõe dos equipamentos necessários e também conta com diária higienização rigorosa. Não à toa, o clube adotou 13 medidas para retomar as atividades e que foram divulgadas na última segunda-feira (18).
Depois de exames na reapresentação e de testes físicos no dia seguinte, os treinos foram retomados na quarta-feira (20) em acordo com o protocolo da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). Vale ressaltar que o documento contempla atividades ao ar livre. Sendo assim, os grupos de trabalho são espalhados pelos campos do Ninho do Urubu.
Por fim, atletas e integrantes do futebol profissional do Flamengo reforçam o entendimento sobre o momento delicado e estão dispostos a colaborar com ações que favoreçam o combate ao novo coronavírus e o retorno aos treinamentos.
Atenciosamente,
Marcos Braz
Vice-presidente de Futebol
Bruno Spindel
Diretor Executivo de Futebol
Jorge Jesus
Técnico do time profissional
Márcio Tannure
Chefe do Departamento Médico
Atletas profissionais do Clube de Regatas do Flamengo