FOTO: DIVULGAÇÃO
Assim como diversas modalidades esportivas, o basquete brasileiro também sofreu impactos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A temporada 2019-2020 do Novo Basquete Brasil (NBB), por exemplo, foi cancelada em comum acordo entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e os clubes participantes do torneio. Sem declarar um vencedor, o campeonato teve fim no mês de maio.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Visando a próxima temporada da competição (2020-2021), a LNB, mais uma vez junto às equipes participantes, iniciou os trabalhos para realizar o campeonato. Nesta semana, inclusive, os clubes vão votar sobre algumas regras para a próxima edição do NBB. Uma delas, é a de quantidade de estrangeiros permitidos em cada time. De acordo com o regulamento vigente, cada equipe pode ter até quatro jogadores de fora do país. A votação vai pôr em questão se a Liga deverá reduzir este número pela metade, ou seja, permitindo, no máximo, dois jogadores com nacionalidade diferente.
Em meio a isto, alguns jogadores brasileiros que atuam no NBB, iniciaram uma campanha chamada de ‘valorize o brasileiro’. Olivinha, ídolo do Flamengo, foi um dos atletas a aderirem ao movimento. De acordo com uma publicação compartilhada pelos ‘basqueteiros’, a ideia é reforçar o pedido para que os clubes e a LNB votem pela redução de estrangeiros no basquete nacional, pois muitos jogadores brasileiros estão passando por dificuldades em meio à pandemia da Covid-19.
— Valorize o Brasileiro! Esta semana será votado pelos clubes algumas regras para o próximo NBB. Entre elas o número de estrangeiros por equipes. Os atletas brasileiros assim como toda a população estão passando por dificuldades neste momento. Contamos com a compreensão dos clubes para que nesse momento sejam disponibilizadas mais vagas de trabalho aos atletas brasileiros, diminuindo o número atual de quatro estrangeiros para, no máximo, dois – dizia a publicação compartilhada por Olivinha.
https://www.instagram.com/p/CB0g4W2hmjQ/?igshid=t6aglor3r8s2
O elenco Rubro-Negro, atualmente, conta com quatro jogadores estrangeiros, ou seja, a quantidade máxima permitida de acordo com a regra em vigor. São eles: os armadores Franco Balbi, da Argentina e Gustavo “Panchi” Barrera, do Uruguai, o pivô Eloy Vargas, da República Dominicana, e o ala Zach Graham, dos Estados Unidos. Todos os atletas do Orgulho da Nação estão em reta final de contrato, assim como o técnico Gustavo de Conti.