FOTO: LUCAS UEBEL
A Libertadores da América será reiniciada nesta semana, com diversos confrontos, dentre eles, o Flamengo enfrenta o Independiente Del Valle, no Equador. Porém, os clubes brasileiros que têm times argentinos em seus grupos terão uma enorme vantagem física, como apontou Rodrigo Aquino, professor do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e coordenador do Gecif (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência no Futebol).
— Como os argentinos tiveram menor tempo de treinamentos presenciais e número de jogos, impactando em menor aptidão física dos jogadores, o principal efeito disso é o maior risco de lesões causadas pelo desgaste físico e fadiga acumulada durante os jogos -, disse Rodrigo, em entrevista aos canais ESPN. Ele ainda prosseguiu:
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
— O retorno antecipado aos treinos presenciais e o maior número de jogos das equipes brasileiras em comparação aos seus rivais podem resultar em grande vantagem física dos jogadores, principalmente em melhores índices de força, velocidade e resistência. Essa melhor aptidão física é um dos fatores associados ao menor risco de lesões. Um estudo sueco sobre o tema revelou que lesões durante uma partida possuem efeitos psicológicos negativos para os jogadores acometidos, bem como para toda a equipe, com maior incidência durante partidas que resultaram em derrota -, ponderou.
O Flamengo, no entanto, não enfrentará nenhum clube argentino na fase de grupos da Libertadores da América. Independiente Del Valle e Barcelona de Guayaquil são do Equador, enquanto o Junior Barranquilla é da Colômbia. Vale lembrar que a Argentina foi o último país a autorizar a volta dos treinamentos. Quando regressaram aos trabalhos, equipes como Boca Juniors e River Plate tiveram diversos casos de Covid-19 nos respectivos elencos. Os “hermanos” ainda não jogaram partidas oficiais.
— Partindo da hipótese que os jogadores argentinos tiveram menor tempo de treinamentos presenciais e número de jogos, impactando em menor aptidão física dos jogadores, o principal efeito é o maior risco de lesões causadas pelo desgaste físico e fadiga acumulada durante os jogos. É importante destacar que outros aspectos também influenciam no risco de lesões, como por exemplo o histórico de lesões prévio, idade, aspectos nutricionais, e até a genética dos jogadores -, concluiu Rodrigo Aquino.
O Flamengo encara o Independiente Del Valle, do Equador, na quinta-feira (17). O duelo será disputado no estádio Casa Blanca, às 21h (horário de Brasília). Cinco dias depois, na terça (22), o Fla enfrentará o Barcelona de Guayaquil, também no Equador, no Monumental de Barcelona, às 19h15 (horário de Brasília). Os confrontos são válidos pela terceira e quarta rodada, respectivamente, da fase de grupos da Libertadores.
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA..
SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO.
WHATSAP 11.957540287
Vamos ver se essa pesquisa confirma com esse time oscilando é perdendo só para pequenos, vai levar sacola na liberta.