FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por: Gabriel Ferreira
O Flamengo enfrenta o Palmeiras neste domingo, fora de casa, às 16h (horário de Brasília), pela 20ª rodada do Brasileirão, partida que marca a abertura do segundo turno. O jogo, além de permitir que o Rubro-Negro garanta mais pontos importantes, pode servir para o Mais Querido dar fim a um ‘tabu’: o de só ter vencido fora de casa uma partida de abertura de returno desde o início da era dos pontos corridos, em 2003.
O primeiro confronto do Flamengo nessa situação foi em 2005. Na ocasião, o Mengo foi a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro. A partida, disputada no Mineirão, terminou em 0 a 0.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Dois anos mais tarde, o Flamengo enfrentaria o Palmeiras, em São Paulo. Foi a primeira derrota do clube fora de casa pela rodada inicial do returno do Brasileirão. O Alviverde bateu o Fla por 2 a 1, com gols de Caio e Gustavo para a equipe paulista, e Paulo Sérgio para o Rubro-Negro.
De lá para cá, o time carioca saiu do Rio de Janeiro para “abrir” o segundo turno em outras sete ocasiões e só saiu vencedor na campanha de 2019, quando bateu o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão. Gabigol e Arrascaeta marcaram para o Fla, enquanto Thiago Neves descontou para a equipe mineira.
AS PARTIDAS FORA DE CASA PELA ABERTURA DO RETURNO DESDE 2003
2005- Cruzeiro 0 x 0 Flamengo – Belo Horizonte
2007 – Palmeiras 2 x 1 – Flamengo
2008 – Santos 2 x 2 Flamengo
2010 – São Paulo x Cruzeiro
2011 – Avaí 3 x 2 Flamengo
2014 – Goiás 1 x 0 Flamengo
2017 – Atlético 2 X 0 Flamengo
2019- Cruzeiro 1 x 2 Flamengo
2020 – Atlético 4 x 0 Flamengo
Vale destacar que, em algumas edições, a rodada de abertura do returno não foi disputada a 20ª. Isso devido à quantidade de equipes na competição, como na caso das edições de 2003, 2004 e 2005.
RETROSPECTO COMO MANDANTE
Se por um lado os números não são tão bons como visitante, o Fla ostenta bom retrospecto como mandante. Das oito partidas de abertura de segundo turno disputadas em seus domínios, o Mengo conseguiu seis vitórias e dois empates. A maior delas justamente no início da era dos pontos corridos, contra o Bahia, em 2003. No Maracanã, o Rubro-Negro aplicou sonoros 6 a 0.
PARA QUEBRAR O ‘TABU’
Depois de anos de reestruturação financeira, o Fla chega à abertura do returno de 2021 como um dos principais candidatos ao título. Esse posto é resultado do elenco qualificado e multicampeão formado e que, inclusive, vai em busca de mais, começando pela partida de domingo (12).
Humildade e pé no chão…. às vezes a pilha mediática ( tabú daqui e de acolá, recorde, invencibilidade…) estraga o desempenho do time. Tudo o que o FLAMENGO precisa é entrar em campo com os pés no chão. O Palmeiras é um time violento e desleal e tem no Felipe Melo e no Rony os artífices do exercício da violência. Neste momento, em que todos estão contra o MENGÃO, toda a cautela é pouca e o Palmeiras está a liderar o motim contra o nosso MENGÃO…